Do ponto de vista fundamentalista a dívida da UGPA3 não tem aumentado muito? Vocês não acham arriscado continuar mantendo ela na carteira ou mesmo votando nela na CAFI? Ela ainda teve 12 votos neste mês, eu gostaria de entender o porquê…
Eu fiz, acredito que no longo prazo a ITSA3 tende a se descolar bem mais da ITSA4.
Gostaria de fazer uma pergunta quase infantil para vocês, mas, enfim. Vocês recomendam sair, eventualmente, das posições aqui sugeridas? Ou a ideia é justamente um buy and hold a longo/longuíssimo prazo?
Obrigado!
Eu só sairia se a empresa perdesse os fundamentos. O que está ocorrendo agora eh influência externa e instabilidade interna decorrente da reforma da previdência, por isso muitas ações estão derretendo e não pq os fundamentos sao ruins…eu estou aproveitando eh pra comprar mais em cada queda. … no CP as ações oscilarão muito, mas o que importa eh o LP
Perfeito. Me refiro nem propriamente ao dia de hoje, mas de forma geral. Estou investindo a pouco tempo, pouco mais de 6 meses e sempre me pergunto se conseguirei identificar o momento em que os fundamentos se tornarão ruins.
também gostaria de entender o racional por trás de UGPA.
A indicação se deu porque o valor da ação está praticamente em sua mínima histórica.
Em relação ao endividamento, as taxas de juros estão cada vez menores, as empresas no Brasil nunca estiveram em situação tão confortável como a atual. O custo do capital de terceiro diminuiu muito e a tendência é de queda no curto prazo.
De uma lida no tópico de Grnd3, em especial a partir do resultado do 4T 18, que já terá uma boa ideia da coisa.
Pessoal, estou analisando aqui para comprar ações no setor da construção civil. As mais atraentes no momento pela minha análise são TRIS, TEND e MRVE (nessa ordem). MRVE depende muito do MCMV então eu tendo a comprar uma das primeiras.
Queria ouvir outros pontos de vista… será que vale a pena dividir o aporte e entrar nas 2? Ou qual delas devo escolher?
A TRIS está tendo uma recuperação boa, com crescimento grande nos lucros, me parece ter um bom upside. No entanto, TEND por ser uma empresa de maior porte, me parece que acabará sendo uma boa pagadora de dividendos, o que me atrai bastante.
No operacional e nos indicadores fundamentalistas vejo duas boas empresas, bem administradas e cujo preço está bem semelhante (nenhuma delas está exatamente barata, mas também não as vejo caras - o que no atual momento bullish está ótimo).
O que vocês acham? Obrigado pelas opiniões e pela discussão!
Tb vejo estas como as mais atrativas.
Mas para uma melhor análise comparativa neste momento, o melhor é esperar a divulgação dos balanços.
Vc concorda com minha visão de que TEND tende a se tornar uma boa pagadora de dividendos?
Ta chegando atrasado para a festa, eu errei tb… tinha uma posicao grande em eztec e vendi há alguns dias realizando lucro pequeno… deveria ter tido mais paciencia… agora ja n tenho mais coragem de reconprar
Tem capacidade de tornar sim no LP
Também vendi. A 30,50 com 20% de lucro.
Não acho que estou atrasado… na verdade eu tenho EZTC há uns 10 anos, ele também subiu bem. Só que está meio overpriced pelos indicadores fundamentalistas. Então eu iria trocar EZTC por uma delas. Elas subiram desde que a Bolsa engatou essa subida, mas EZTC subiu mais que TEND e menos que TRIS no período… então o que eu deixei de ganhar de um lado (ou perco em margem de segurança) eu já ganhei do outro.
A não ser que eu use o dinheiro da venda em outro setor. Mas acho que construção civil é um bom setor para se posicionar pelos próximos anos. A parte boa do ciclo está chegando.
Tris3 tbm foi uma grande oportnidade que quase comprei mas passou.
Eu não acho que passou não…Ele HOJE tem potencial pra chegar proximo dos 12, mas no ritmo que ela esta batendo o guidance, o valor dela vai se ajustando e subindo…Se continuar desse jeito ela será uma nova EZTC, que já foi negociada por esse valor e hoje este sendo negociada a 33 reais…então, pra mim a TRIS ainda continua barata.
Pontos centrais que eu pesaria para escolher em empresas do ramo de construção civil:
a) Qual depende menos de programas do governo (se possível, não conta com nenhum dos programas, pois são empresas que andam com as próprias pernas);
b) Qual tem capital suficiente para tocar o próprio negócio como a Ezetec (senão me engano, ela não depende de programas do governo, pois ela mesmo concede os próprios financiamentos);
c) Nível de distratos no tempo, principalmente em momentos de crise (quanto mais baixo ou estável melhor, pois é sinal que ela sabe escolher muito bem os clientes). Veja se eles não oscilam muito, pois isso é sinal de imprevisibilidade de receitas no negócio;
d) Dependência do setor bancário. Eu analisaria esse ponto, pois a maior concedente de crédito é a CEF, logo governo. Veja se possível ter acesso aos concedentes (Itaú, Bradesco etc). Acredito que relações com bancos privados nesse caso seria mais fácil de formar uma parceria de longo prazo no negócio (já tive contato com crédito empresarial e muitas empresas buscam formar parceria com um banco, pois isso facilita muito em todos os sentidos, até na seleção do cliente para liberação do crédito - você já sabe qual perfil ele aprova);
e) Veja se teve algum projeto parado, embargado, ações judiciais, desapropriação ou algo do tipo. Isso indica que a empresa não conhece o próprio negócio (se não sabe evitar, é sinal que não conhece o próprio negócio);
f) Como reagiu em momentos de crise ou baixa no setor imobiliário, já que esse é um setor cíclico (se tiver se saído bem é sinal que tem uma boa gestão, jogo de cintura e vantagem competitiva no negócio).
g) Por fim, avalie gestão e governança (se tem foco em longo prazo nessas empresas), pois construção civil é praticamente um produto “commodity”, pois os únicos diferenciais são “localização + gestão”. O restante o mercado inteiro copia (modelos de plantas, modelos de negócios, preço, arquitetura, material barato, foco da construção, etc).
Concordo… vendi parte da minhas eztc3 a 30… estava com um peso muito grande na carteira… Conheci graças à CAFI no antigo forum da infomoney ainda… Para mim continua sendo a melhor construtora da bolsa (e uma das melhores empresas tb). Mas está muito cara e a TRIS tem maior potencial de valorização… comecei a comprar TRIS3 no lugar… estou com certa confiança no setor imobiliário. Com o crescimento que tem, a 8 está barato…
Me lembro em 2011, quando entrei em EZTC3, estava a 13 reais (com os desdobramentos, e sem considerar dividendos, deve ser o equivalente a 8 ou 9 no valor atual… descontando dividendos, talvez uns 5)… e o pessoal no fórum comprado a 2 - 3 reais, tendo subido isso em menos de 2 anos… Mas crescimento e eficiência operacional mandam… E pra mim a TRIS está mais barata agora do que a EZTEC em 2011… (e quase tão boa). Na casa de 8 baixo, sigo comprando.
Não é construtora, mas no setor estou começando a estudar com carinho SCAR3… alguém nela?
Abraço
Muitos anos que não acompanho a CAFI, e continua um sucesso! Parabéns a todos!
Quanto a EZTC3 descolada do jeito que tá, hora de vender e realocar o capital?
Gosto de análise fundamentalista mas sempre uso os gráficos pra me embasar. O montante que tenho de EZTC3 agora comprei após vender FESA a 26 no topo de 2018, quando achei que já estava muito esticada depois de eu comprar a 7,40.