show!
É verdade…ambiente sem flood ou fakes…ano brilhante! E desejo q o próximo seja de muita rentabilidade pra todos! hehe… Parabéns pelo trabalho, @cadu e demais parceiros de fórum!
CAFi com uma rentabilidade absurda nesse ano de 2019!!!
cmig4
crfb3
irbr3
b3sa3
egie3
cogn3
odpv3
rail3
Logg3
Irbr3
Não sei se dá para votar ainda, mas:
Enat3
Klbn3
Suzb3
Jslg3
Shul4
Tend3
Votação encerradas, mais tarde trago a carteira do mês.
Composição da CAFI janeiro 20:
Resultado fantástico! Mais um ano mostrando na prática que essa estratégia funciona.
O que mais me impressiona é a consistência dessa carteira.
Obrigado a todos os amigos do fórum que compartilham seus conhecimentos.
Que em 2020 todos tenhamos mais um ano de sucesso e realizações!
Colocaram a sapr4…
Sou iniciante aq. Não entendo muito de investimentos e preciso de ajuda. Tenho uma grana em renda fixa pois preciso de uma quantia todo mês . Mas quero investir uma parte em ações para ajudar a aumentar a rentabilidade e ajudar a pagar compromissos que só acabam em meados de 2023. O que me sugere? Se eu usar a carteira do mês (cafi) seria uma boa? Ou melhor aplicar num fundo de ações ? E qual indicaria?
Vc pode usar tanto a CAFI quanto o Indice PenseRico como um norte.
Tem algum colaborador aqui do forum no Twitter?? Cadu??
@cadu282
Quais os impactos no curto prazo que a tensão EUAxIrã pode causar nas ações da CAFI desse mês? O impacto em PETR4 é meio óbvio, mas e nas demais, alguém esperar alguma coisa?
Acho que logo de cara primeiro o ouro deve se valorizar. Talvez o dólar se valorizando mais ainda pela saída do pouco que ainda tem de investidor estrangeiro que é quem tem grande peso no valor do câmbio. Fundos que possuem investidor estrangeiro devem ter a performance afetada. Empresas com dívida em dólar afetadas negativamente e as que possuem receitas em dólar positivamente. Minério de ferro pode aumentar o valor se houver conflito armado que dure anos. (Indústria bélica americana vai demandar aço). Petróleo deve aumentar o preço uma vez que a demanda vai aumentar. Não sei se a análise é rasa e posso ter cometido algum equívoco. Podem opinar.
Guerra por si só não deve gerar tanto impacto no mercado, pelo menos é o que a história tem contado com exceção dos grandes conflitos (1ª e 2ª Guerra Mundiais). Agora avaliando todos os cenários possíveis (bom lembrar que pode não acontecer nada de mais radical) uma crise energética tem precedentes (aliás, um dos motivos do carro a álcool no Brasil), causada inclusive pelo Irã no final dos anos 70, início dos anos 80, que fez o preço do barril dobrar. Se algo assim acontecesse, haveria um risco sistêmico.
Hoje de acordo com a OPEC as principais reservas são de:
- Venezuela
- Arábia Saudita
- Irã
- Iraque
- Kuwait
Só gente boa.
Reservas não querem dizer muita coisa, o que interessa é o custo marginal de produção… Por isso, há um tempo, tivemos um ciclo de baixa no preço devido ao petróleo de xisto americano, que apesar de não ter tantas reservas, conseguia colocar no mercado a um custo competitivo.
A Venezuela, apesar de ter maiores reservas, dificilmente conseguiria desenvolver qualquer projeto. Os principais produtores hoje são EUA, Arábia Saudita, Russia, Canadá e China. EUA tem uma questão interessante que tem conseguido adequar a produção ao preço do brent… quando sobe, produz mais… Além disso, os EUA, desde a década de 70, tem reservas estratégicas de petróleo estocadas (700mi barris)
Pegando o caso do preço em função de questões pontuais como o ataque à Saudi Aramco… Se alguém tem que cortar 5% da produção mundial (de petróleo ao um lifting cost baixo), alguém temque produzir esses 5% para compensar, a um custo de produção mais alto, e assim o custo marginal sobe. O Iran é responsável por 5 a 6% da produção mundial, se resolver cortar produção, o custo marginal sobe. Mas com o brent a 60-70 dolares há incentivo para mais gente produzir para adequar a oferta à demanda… o problema é OPEP como um todo ficar cortando produção, como fazia há um tempo… mas hoje a influência geopolítica no oriente médio dos EUA/China é bem diferente, e o Irã está mais como um maluco isolado.
Pessoalmente, não acredito que vá se ter um impacto relevante… o preço justo para o brent deve estar entre 50 e 70 dólares, podendo cair para 30 ou subir para 100 em curtos momentos de oversupply ou de estresse respectivamente.
Acho que são dados de 2014…
Muda para Sapr3