CAFI - Carteira de Análise Fundamentalista de Investimentos

Alguém aqui tem o relatório da Bradesco sobre usim5?

1 curtida

Pessoal, estou com uma dúvida sobre a CAFI, desculpa se já foi explicado anteriormente, mas sou iniciante e estou seguindo a CAFI há uns 5 meses.
Não seria interessante o resultado da votação da CAFI sair ao menos um dia antes do início do novo mês?
Digo isso pois imagino que o resultado dela é baseado no valor das ações no primeiro momento de abertura do início do mês, e quando sai a votação e eu vou fazer as compras, o valor já está quase sempre diferente do da abertura.
Aproveito para elogiar ao Cadu e aos demais participantes pelo excelente fórum!

7 curtidas

Pode ser uma ideia sim. A ideia que tive no inicio era de encerrar a votação na abertura do primeiro pregão do mês. E assim estou tocando. Mas se a maioria achar melhor encerrar a votação em algum horário X no dia anterior ao primeiro pregão, não vejo nenhum problema nisso.

Agora outro pto é sobre a divulgação da carteira do mês. Este é mais complicado, pois se consegui tocar este projeto da CAFI ao longo destes 10 anos, em grande parte foi por conta da flexibilidade e simplicidade dele. Já tiveram meses que eu só consegui divulgar a carteira do mês no dia seguinte após o término da votação. Pois demanda um certo periodo de tempo para contar os votos, embora não seja nada muito demorado, pode acontecer por algum motivo de não ser possível fazer este calculo no dia. Por outro lado, os votos já estão aqui, então qualquer um poderia fazer esta contagem e montar a carteira do mês, o que facilita a vida de quem quer seguir a CAFI a risca.

15 curtidas

Entendi que a questão da @rafaelarocha é que temos muitos votos bem antes do término do mês, e isso faz as pessoas votaram, podendo ter uma oscilação grande até o limite da carteira.

Mas como a carteira tende a ser fundamentalista e pouco dependente de timing (tanto que a maioria repete os votos ao longo do tempo), isso no final não faz muita diferença.

Eu tendo a votar só nos últimos dias do mês (geralmente no ultimo mesmo)… se for essa a questão, limitar que os votos sejam a partir do dia 25 (ou algo assim), ou só orientar a comunidade para preferencialmente fazer desse modo…

2 curtidas

Se fosse colocado algum tipo de marcação na votação, seria fácil automatizar essa tarefa de contagem, algo tipo:

#votoinicio
papel1
papel2
papel3
#votofim

Ou se o framework do site tiver a função de criar uma enquete para votação (com adição de ítens para votar pelo próprio usuário).

6 curtidas

O que eu quis dizer foi o que o @cadu explicou mesmo, sobre a possibilidade de divulgação da carteira antes do fechamento do mês, para que investidores como eu que sigo a CAFI, possam adquirir os papéis na abertura do primeiro dia útil do mês.
Mas entendo totalmente Cadu, ficaria complicado pra você se comprometer a enviar o resultado num dia específico!
Se tivesse uma contagem automática como o @rogerup disse, seria bacana! Mas enquanto isso vou fazer como você disse, no último dia do mês vou tentar contar os votos!! Obrigada!

6 curtidas

ENBR3
BBAS3
KLBN4
SAPR4
PETR4

5 curtidas

ITSA4
CVCB3
VALE3
ENBR3
BRSR6
BBDC3
SAPR4
COGN3

7 curtidas

Bbas3
Enbr3
Cogn3
Ceab3
Vale3
Sapr3

7 curtidas

Cadu, tenho dúvidas quanto às ações que devo votar para carteira CAFI. Devo indicar as ações que possuo atualmente na minha carteira ou ações que pretendo ou pretenderia comprar (se tivesse recursos) no mês seguinte?

2 curtidas

Eu penso que deve votar nas empresas que acha mais atrativa p/ se investir agora.

5 curtidas

ITSA4
ENBR3
TRPL4
SAPR4
ABCB4

8 curtidas

PARD3
BBDC3
BBSE3
CGRA4
PSSA3
HYPE3
BRSR6

5 curtidas

ITSA4
ENBR3
FLRY3
PETR4

5 curtidas

ITSA4
ENBR3
PETR4
VALE3
HYPE3
BRSR6
SAPR3

8 curtidas

ITSA4
ENBR3
SAPR4
STPB3
GUAR3
FLRY3

5 curtidas

ITSA4
ENBR3
LOGG3
SAPR4
VALE3
TRIS3
PETR4

6 curtidas

ITSA4
ENBR3
CVCB3
ABCB4
COGN3
PETR4

5 curtidas

BBDC3
COGN3
SAPR4
TRIS3
HYPE3
ENBR3
FLRY3
FESA4

6 curtidas

Itsa4
Petr4
Vale3
Enbr3
B3sa3
JBSS3
Cogn3

3 curtidas