CAFI - Carteira de Análise Fundamentalista de Investimentos

Em linhas gerais, venderia se alguma destas premissas for atingida:

  • chegou próximo do meu preço alvo
  • piora consistente nos fundamentos
  • outra ação (de preferência do mesmo setor) com uma relação risco x retorno mais atrativa
12 curtidas

Meus votos esse mês (troquei ENAT3 por PETR4 em relação ao mês anterior):
FESA4
ENBR3
SLCE3
LOGG3
ITSA4
MYPK3
SAPR4
PETR4

3 curtidas

Boa tarde, seguem minhas indicações visando o mercado interno. Fev2020

.VVAR3
.JHSF3
.JSLG3
.CNTO3
.TRIS3
.HBOR3
.SQIA3
.EZTC3

2 curtidas

Meus papéis para fevereiro
PETR4
PRIO3
ENBR3
ITSA4
BRSR6
CVCB3
MITR3 (IPO é contra as regras? :slight_smile: )

5 curtidas

Negativo, desde que tenha negociação no mês da votação, está liberado!

3 curtidas

Seguem os resultados da CAFI janeiro 20:

cafi_tabela

Destaque positivo p/ TRIS, com +6,5%
Destaque negativo para ITSA, com -8,7%

Como era de se esperar, foi um mês de ressaca, visto que dezembro subiu bastante. Some a isso o temor por uma epidemia global.

cafi_graf

20 curtidas

Boa tarde, pessoal. Alguém sabe me dizer se a rentabilidade do mês no infomoney inclui dividendos e jcp? Obrigado.

Os dados diários não batem com os ajustados do yahoo, provável que o mensal também não

Por isso perguntei sobre os proventos. Se tiverem desdobramentos ou agrupamentos o Yahoo também não levará em conta.

JSLG3
MRVE3
BMGB4
KLBN3
BPAN4
FLRY3
MRFG3
SHUL4

1 curtida

VOTOS:

BEEF3
COGN3
CVCB3
CMIG4
BRSR6
ENBR3
RLOG3
ITSA4

1 curtida

Votação encerrada.
Mais tarde trago os votos (ou se alguém já quiser testar os sistemas alternativos de contagem e postarem o resultado prévio aqui, fiquem a vontade!)

3 curtidas

Resultado utilizando meu método de contagem. O voto do @canuto foi computado errado, porém não acredito que causará mudança significativa no resultado.

image

7 curtidas

Usei o ScripT! Muito massa!
Aqui só funcionou depois que reiniciei o Chrome.

Deu o seguinte resultado:

|ENBR3|45|
|ITSA4|38|
|PETR4|28|
|COGN3|21|
|VALE3|21|
|SAPR4|21|
|BBAS3|20|
|TRIS3|13|

Vamos ver,

E realmente pulou os sem “3” ou “4”, como previsto.

3 curtidas

votos2

@vitorsubs , parece que na sua contagem está somando 2 vezes o voto da @eduarda , tem 1 voto dela lá no início (o primeiro) e outro depois. O sistema que fiz só aceita 1 voto por usuário.

@vitoriacampeao , os sem 3 ou 4 no final também não conto. Teoricamente não seria complicado, poderia se comparar cada palavra de 4 letras com um dicionário de ações; o problema são as ações que também são palavras da língua portuguesa, ex: “VALE”.

@cadu , minha tabela foi corrigida na mão adicionando 1 voto ao ENBR, que vc citou.

5 curtidas

@rogerup corrigi aqui e estou mantendo apenas o último voto da pessoa. Porém, minha contagem deu diferente da sua pra PETR4 e COGN3.

Esse forum permite mandar mensagem privada? Gostaria de falar com você. Consegue me enviar uma mensagem por aqui ou então abrir uma issue no projeto do GitHub? Tenho uma dúvida simples. Obrigado

2 curtidas

Segue a composição da CAFI fev 20:

cafi jan20

OBS: @rogerup aqui no meu método “manual” deu um voto a mais p/ ENBR, e um a menos p/ Petro.

EDIT: Acho que sei o pq. O de ENBR pode ter sido por este voto, que não tinha o “3”: CAFI - Carteira de Análise Fundamentalista de Investimentos - #1703 por iron
Já o voto a mais de Petro pode ser computado por conta do comentário aqui: CAFI - Carteira de Análise Fundamentalista de Investimentos - #1782 por canuto

De qualquer forma, ficou muito próximo, o que é excelente. Um modo de impedir este erro, seria de colocar nas regras a obrigatoriedade de se colocar a classe do ativo para contar o voto, e tb de ao comentar sobre um ativo que saiu da indicação aqui, não se usar a classe dele (neste caso, caso o colega faça, eu posso editar o post tirando a classe do ativo).

16 curtidas

Sim. Com essa diferenciação nos votos e comentários daria para contabilizar corretamente de forma automática.
Ao corrigir as mensagens, você poderia deixar também um comentário sobre essa regra de diferenciação, aí o pessoal vai pegando a manha.

2 curtidas

Se os pesos fossem equivalentes em vez de ficar na proporção dos votos do “Top 8” o resultado histórico da CAFI poderia ser muito diferente? Existe esse histórico planilhado? (Caso fosse uma questão de simplesmente colocar peso de 12,5% para todas as carteiras mensais no período). Tenho notado que nos últimos meses a carteira pendeu demais para ENBR3

1 curtida

Não tenho ideia.
Na planilha (link pra download no primeiro post do topico) tem todos os dados históricos lá para fazer esta alteração, e ver o resultado.