Eu utilizo o Google Sheets para controlar o rendimento da CAFI, então os valores que tenho calculado são diferentes dos apresentados pelo InfoMoney. Mas a efeito comparativo, na minha planilha, se você investisse com pesos iguais sua carteira renderia 3% a menos.
O @rogerup me chamou a atenção p/ um erro na contagem, a forista eduarda votou duas vezes neste mês (ela foi a primeira a votar, e no final votou novamente, deve ter esquecido que já tinha feito - sem problemas), e eu não tinha percebido e computei - CAFI - Carteira de Análise Fundamentalista de Investimentos - #1770 por eduarda - CAFI - Carteira de Análise Fundamentalista de Investimentos - #1700 por eduarda
Ajustado!
desculpe-me
A questão é: quais os fundamentos dos FII analisar? Quem vai anotar o desempenho?
Evolução do P/VP, DY médio 3, 6 ou 12 meses, valorização da cota. Acho que esses seriam bons pontos.
Ok
P/VP em tijolo não faz muito sentido, a menos que se trate de fundo que esteja se desfazendo de ativos… E ainda assim é uma métrica bastante discutível.
Pra uma análise “fundamentalista” de FIIs acho interessante. Alguns fundos de papel estavam sendo negociados com um ágio absurdo, como o BCIA11 que deu uma corrigida boa. O P/VP seria um indicador fácil pra ver essa distorção. Existem também fundos de tijolos bem caros, como o FLMA11, que aos poucos tá corrigindo. Acredito que fazer FCD pra cada FII toma muito tempo, quando uma análise relativa um pouco mais detida pode dar um bom resultado. Seria interessante comparar a valorização da CAFI - FII em relação ao IFIX e podia ver a questão da renda em comparação com o RBFF11, fundo de fundos que tenta simular o índice.
Achei legal! Podemos tentar assim e depois ir evoluindo. O que acham?
Para fundos de papel e especialmente para FOFs o P/VP é a métrica mais adequada. Mas em tijolo em não vejo sentido pois o VP é baseado em um laudo de avaliação do(s) imóvel(is) do FII, o que não diz nada sobre a capacidade de geração de renda, qualidade intrínseca do portfolio, tipo de contrato, vencimento, índice de reajuste, proximidade de revisional, diversificação geográfica e saúde econômica dos locatários, que seriam os fatores a examinar em um FII de tijolo, a meu ver.
De qualquer forma, não se tem exigido fundamentação nos votos da CAFI. Penso, portanto, que contar com foristas usando diferentes metodologias de avaliação não seria um empecilho e sim um ganho para as nossas discussões e crescimento coletivo.
[ ]'s a todos
Cuervo
@weldson vc citou BEEF3 na sua CAFI mas não acha que a MRFG3 estaria com multiplus mais interessantes e em caso de resolução do corona teria uma recuperação melhor?
Apenas por ver maior potencial de crescimento nesse cenário de problemas com os suínos, tende a vender mais bovinos. Mas, a MRFG3 aparenta ser a mais descontada.
Uma postagem foi mesclada em um tópico existente: Avisos de Compra e Venda & Debate sobre Carteiras - 2ª parte
Poxa amigo, da uma lida no outro tópico de compra e venda, tem bastante comentários do que fazer
tópico esta fechado, por isso perguntei aqui, desculpas
Já foi aberto um segundo tópico. o primeiro fechou por limite de comentários
Avisos de Compra e Venda & Debate sobre Carteiras - 2ª parte - #240 por luizyzef](Avisos de Compra e Venda & Debate sobre Carteiras - 2ª parte - #240 por luizyzef)
Com a sangria de hoje ficou até difícil decidir o próximo aporte, minhas indicações para MARÇO são;
QUAL3
PETR4
MTRE3
BBAS3
VIVA3
SLCE3
COGN3
Enat3
Vlid3
Itsa4
Bbas3
Slce3