Voltei com as quedas. Seguirei mais um pouco. Quero acompanhar os resultados dela no 4 tri posicionado. Preço voltou a ficar bom…
Abaixo de 10 eu recompro !
Já está salvando minha carteira nesses dias de queda. Resultado virá forte no 4 tri.
Sobre 4 tri e 2020: acredito em um lucro entre 10 e 12 milhões no 4 tri. No ano, algo perto de 60 milhões. Isso equivale a um P/L de 9. Porém, com a CSU se mostrando uma empresa tecnológica e em crescimento (o que acredito), o mercado poderia precificar a empresa com um P/L de 20, ou seja, potencial de superar 100% de lucro em 2020 (seu valor de mercado atual é de 550 MM). Basicamente, único risco que enxergo é de perderem algum cliente estratégico, como Banrisul. Pelo que apurei, isso não deve acontecer tão cedo, mas impossível de se saber.
Tenho acompanhado ela tbm, qual seu ponto pra abrir posição? 7,00?
Pensava na casa dos 6. Mas no momento atual, acho que na casa dos 8/9 já estaria bom.
Como vocês avaliam a empresa depois dessa subida, está bem acima do meu valuation de 8,50. Avaliando o desinvestimento, embora a empresa tenha boas perspectivas.
Uma vez eu estudei essa empresa e sinceramente eu não consegui entender o negócio dela. Então, deixei de lado.
Acho o papel muito bom e resiliente para o cenário atual. Cotação em si está barata, caso ela passe a ser avaliada como uma empresa tecnológica (como ela tem metade da operação de callcenter, mercado tem dificuldades em classificar seus múltiplos). Porém, caso perca qq cliente grande (perde 1 a cada 2 anos), seus resultados (e cotação sofrem). Dado esse risco + oportunidades que ainda temos na bolsa, acho bom momento para realizar no mínimo parcial. Eu venderia metade e deixaria stop loss no restante.
Esse risco da perda de cliente ele é menor que no passado, se não me engano o maior tem 12% da receita, antigamente chegava a 20%.
Obrigado pelo seu ponto de vista.
Isso é verdade, mas imagina o impacto (até psicológico) de perderem uma Banrisul da vida? Não que eu ache que irá acontecer…
Essa empresa é incrivelmente barata, não entendo pq o mercado não aceita enxergar ela, principalmente atuando numa área tech. Mercado preferir acoes como mosaico e meliuz ao invés dela é completamente absurdo, do meu ponto de vista. Qual a opinião de vcs? Tenho um feeling bom aqui.
Interessante este questionamento…
Eu discordo que o mercado não enxerga ela. A CARD3 fechou o ano passado com alta de mais de 25%, coisa que poucas empresas conseguiram. Além disto, do ápice da pandemia até hoje, a CSU já subiu cerca de 140%, sendo que ela atingiu o seu topo histórico recentemente.
Quanto à comparação com Méliuz e Mosaico, eu acho que você tá comparando empresas em estágios diferentes e coisas diferentes:
-
- Estágios Diferentes: A CSU Cardsystem atua mais na área de meios de pagamentos, sendo que esta operação já está bem madura. Se você olhar a evolução da Receita Líquida dela nos últimos 10 anos perceberá que está estagnada e a melhora da lucratividade nos últimos anos se deve à melhora das margens e à melhora do resultado financeiro. Já Méliuz e Mosaico se tornaram lucrativas recentemente e vem com crescimento brutal da Receita Líquida nos últimos 3 anos; a melhora da lucratividade destas 2 empresas se deve ao aumento das Receitas e da escalabilidade do modelo de negócios. É difícil comparar empresas já consolidadas com empresas em franco crescimento;
-
- Negócios Diferentes: A área “mais tech” da CSU é voltada para oferecer “Soluções” para outras empresas, já Méliuz e Mosaico são a “Solução”. Enquanto a CARD3 oferece os produtos que ela desenvolve e/ou presta assessoria; CASH3 e MOSI3 são o próprio produto que foi desenvolvido. A diferença para as empresas parceiras é o menor custo e menor necessidade de investimento (e seu valor depende da sua efetividade); já para Méliuz e Mosaico o diferencial é que quanto mais elas crescem, mais elas se tornam atrativas, ganhando escala; contudo na CSU Cardsystem não existe esta vantagem para as empresas clientes e nem há ganho de escala.
Mas veja bem, não estou querendo afirmar que uma é melhor/pior e nem que uma vai subir/cair; só estou mostrando as diferenças… Eu particularmente acho a CARD3 uma opção interessante sim!
Na minha opinião, ao preço atual, a CARD3 tem risco muito menor que CASH3 e MOSI3, porém eu não vejo a CSU (mantendo o modelo de negócios atual) crescendo nem perto do que as outras duas citadas devem crescer nos próximos anos. Ai a questão é de avaliar se o possível retorno compensa o risco envolvido.
Segue artigo sobre a empresa. Aqui falamos um pouco sobre essa defasagem de preço citado por @kardia
Ela parece estar melhorando o bottom line, mas o top line continua estagnado desde sempre.
Olhando locaweb e afins há um crescimento de top line bastante grande.
Outro pto interessante é comparar com as grandes americanas.
A meu ver temos melhores empresas a bom preços por lá.
Quais seriam as empresas parecidas com a Card pra comparar? SINQIA, TOTVS e NEOGRID?
No “balaio” de tech, no Brasil, se inclui as empresas de ecommerce, fintechs, B3.
Parecida mesmo, acho que nenhuma…
O ruim do Brasil é isso, volta e meia a empresa é a única que faz o que ela faz…