Carros e assuntos automotivos

Tópico criado para postagem de assuntos relacionados a automóveis.

Recentemente, tenho lido que algumas montadoras têm lançado o serviço de aluguel de veículos de suas marcas.

Vi que a Volks está oferecendo um T-Cross pelo valor de R$ 1.899,00/mês em um contrato anual, que inclui serviços de manutenção e seguro, por exemplo. (Ainda acho o preço salgado)

Como estou pensando em trocar o carro da patroa, fiquei curioso com a nova possibilidade. Algum dos colegas foristas já fez a opção pelo aluguel?

9 curtidas

Acho que não vale a pena.
Em dois anos neste aluguel vc já pagou o equivalente ao valor do veículo. Entendo que tem outros serviços Premium adicionados a isso, agregando valor, mas ao meu ver são custos em coisas que não geram tanta dor de cabeça assim. Um carro novo não iria te dar muito trabalho com manutenção nos primeiros anos. As vistorias presenciais anuais estão acabando nos Estados. A documentação anual tende a ser cada mais vez mais prática e online.

Creio que seja mais vantagem ao invés de fechar o aluguel do carro a LP, pesar se vale mais pena andar de Uber do que comprar um carro. Principalmente para quem tem de pagar aluguel para vaga de garagem.

9 curtidas

Verdade. Uber na ponta do lápis também acaba sendo ótima opção, principalmente pelo custo de estacionamento em grandes cidades.

Mas, voltando ao caso, o custo deste carro deve ser uns R$ 100 mil, Cadu. (Impresionante como qualquer carro hoje já chega a custar 100 mil. :sweat_smile:)

Tem que ver a desvalorização média anual, somar seguro e IPVA, e então fazer a comparação. A diferença até que não está tão grande assim. Com a popularização desse serviço, acho que em breve deve valer a pena.

3 curtidas

Este é um dos problemas de comprar um carro zero, vc sai da loja e já perde uns - 10%. Por isso no meu último carro que comprei, optei por um usado com 2 anos de vida. Paguei um valor bem abaixo do zero, mas que ainda está bem conservado.

3 curtidas

Já fiz alguns estudos nessa área de logística e a conclusão que cheguei é a seguinte:

Serviços profissionais em geral: você paga uma depreciação acelerada do veículo, mas aufere os ganhos de eficiência (no caso de carro PF pode ser seguro mais barato p.e., compras em escala), a conta fica um pouco mais cara que transporte próprio e muitas vezes só fecha para a empresa que faz com a revenda. (quem acompanha setor de aluguel pode ver na prática).

Transporte próprio: você perde toda a eficiência e ganhos de escala e sai mais caro, no entanto consegue revender o veículo e ganhar algo, acho que empata ou fica pouco melhor que o terceirizado.

O que funciona PF e PJ: trabalhar com autônomos, de preferência sem CLT, sem lenço nem documento, não é só o que sai mais barato, é o único que fecha a conta e remunera o prestador.

Carro próprio - um está legal, dois realmente começa a cansar IPVA, seguro, manutenção etc.

Aluguel - já vi alguns a preços até interessantes, a Porto estava com serviço por assinatura, para PJ acaba sendo sempre a melhor opção. Eu consideraria para minha esposa, o carro dela está com 8 anos e não queria gastar com compra.

Uber - seria o autônomo desregulamentado, opção mais low cost, só consideraria questões de segurança.

7 curtidas

Sempre penso em vender meu carro, pois, no final de contas, é um passivo e - na ponta do lápis - Uber e alugar automóvel quando precisasse, seria muito mais vantajoso. Mas é um luxo e uma comodidade que tenho, me sinto bem menos a vontade em Uber, etc…

O que penso é, já que é um passivo, tento perder o mínimo de dinheiro com isso. Na compra foi uma escolha racional… Um jetta básico automático (sedan desvaloriza bem menos por causa de design, e não-automático, não vende), comprei com 4.000km e 4 meses… já está com 5 anos, apenas 35.000km e não penso em trocar; pouca manutenção até agora… O anterior, um focus, fiquei tb por uns 6 anos (8 anos de vida). Já pensei até em algum momento procurar um clássico dos anos 70, para andar na cidade mesmo, que basicamente não tem imposto e não perde valor algum de revenda… mas achei que ia ser dor de cabeça.

Esses sistemas de leasing parece valer a pena para quem troca muito de carro. Pois quem te aluga consegue desconto de frotista, escala no seguro, revisões, manutenção… etc.

Talvez seja uma boa, contando também custo de oportunidade… Se colocar 100k de um carro num FII e alugar ele por 2k, 500 reais já são desconto pelos dividendos… Não descarto algo assim mais adiante…
Olhe os modelos de negócios das locadoras:

https://livre.unidas.com.br/

2 curtidas

Unidas livre
VIRTUS HIGHLINE 200 TSI AT 1.0 4P

Valor de compra: 100.000k
Custo oportunidade: R$ 500 (0,5%am)
IPVA + Seguro: 5000k ano… R$ 400/mês
Manutenções programadas… R$ 1200 ano - R$ 100/mês
Desvalorização: pelo menos 30-35k em 4 anos - R$ 700/mês
Custo mensal: R$ 1700

Na unidas: Da 1ª até a 8ª parcela por R$1259,30/mês, da 9ª até a ultima parcela por R$ 1799,00/mês (isso por 4 anos).
Se quer trocar de carro a cada 2 anos, parece vantajoso também - Da 1ª até a 3ª parcela por R$1483,30/mês, da 4ª até a ultima parcela por R$2119,00/mês

Bem, parece dar na mesma em relação a comprar o carro a vista. Tirando o fato de tu ter que honrar contrato (não sei dos distratos)
Já se for financiar o carro (o que o brasileiro médio faz), acho que é muito melhor essa opção.

1 curtida

Caramba! A Movida e a Unidas ainda conseguiram ser mais caras que a Volkswagen, comparando-se o mesmo veículo. :cold_sweat:

Pelo visto, será um mercado que as montadoras vão dominar.

Aproveitando esse tópico. Quero indicação de veículo sedan, manutenção barata, peças baratas e que ache em toda esquina. O carro não precisa ser barato , nem ter motor econômico.

Só não quero ter problema de manutenção.

2 curtidas

Zero: Corolla
Usado: Civic 2015 a 2017

Tenho um civic 2011 e, no meu caso, zero dor de cabeça e manutenção mínima.

2 curtidas

Já tive Corolla, zero stress. Honda idem.

Depende, T Cross com 55% de entrada + 24x sem juros, além de as 3 primeiras revisões inclusas.

Apesar de as indicações de Corolla e Civic serem válidas do pto de vista de robustez, as peças não são tão baratas, principalmente dos modelos mais novos.
Creio que seria mais interessante o Etios da Toyota ou o City da Honda.

2 curtidas

O melhor Sedan sem dúvida é o Corola. Nunca tive um mas os mecânicos, eletricistas, etc. que dão manutenção nos meus veículos (3) são unânimes em dizer que o Corola não estraga. Ou estraga bem menos que os concorrentes. Minha filha tem um RAV4 já bem velho e o carro ainda está bem sólido.

1 curtida

Já tive Corolla, carro muito bom e confiável. Troquei em uma Toyota Hilux SRV 2.7 Flex. Fora o consumo que é um pouco elevado não tenho do que reclamar. Único problema em 60.000 km foi um rolamento do carda, que começou a fazer barulho e a troca não custou nem R$ 300,00. Comprei semi nova e estou com a caminhonete há 6 anos.
Meu uso é urbano e viagens, rodo em torno de 10.000 km por ano.

1 curtida
R$ 100.000,00
ipva 3,50% R$ 3.500,00
C. Oportun. 6,00% R$ 6.000,00
Deprec 10,00% R$ 10.000,00
Manut 1,00% R$ 1.000,00
Seguro 4,00% R$ 4.000,00
C. Anual R$ 24.500,00
C. Mensal R$ 2.041,67

Grosseiramente falando vale mais a pena o aluguel do que a posse, fora que você fica com carro novo com frequência. Uber deve valer a pena para quem roda menos que 30 km dia.

  • tem que ver a letra miúda se tem uma pegadinha. Mas justamente por este tipo de movimento que fico de fora das locadoras. Afinal, quem tem maior margem na compra de um veículo, o frotista ou a montadora? Quem tem fragilidade regulamentária no modelo de negócio?
1 curtida

Eu estava dando uma olhada por cima, o que vi é que o seguro não é total, se for aumenta um pouquinho a mensalidade, e tem franquia de quilometragem mensal, se passar paga o excedente.

Com UBER se perde a comodidade e praticidade de já ter um carro pronto em casa. Mas tem algumas vantagens que poucas pessoas citam: não vai ter multa, não vai ter encheção de saco nem gastos em acidentes, não vai gastar com estacionamento, não vai ter chance do carro ser furtado/roubado, etc
.
Calcula a vantagem de não ser o motorista e proprietário de um carro numa colisão com um motoqueiro maluco.

8 curtidas

Vai comprar zero?

Se for, tem que ser Civic ou Corolla. O resto simplesmente não existe.

Manutenção: barata, porque só vai pagar as revisões.

Peças: você não vai precisar, pelo menos se não ficar mais de 3 anos com o carro.

Problema de manutenção: já tive 2 corollas e 3 civic. Nunca precisei de manutenção. Só fiz as revisões programadas.

2 curtidas