Carros e assuntos automotivos

Como tudo na vida passa pelo o conhecido trade-off vou deixar meu entendimento.

Desde quando retornei ao Brasil decidi fazer a experiência de não comprar um carro.
Após 2 anos percebi os benefícios intrínsecos, entre esses, alguns anteriormente citados “ sem multa, sem ticket de estacionamento”. A transferência do risco para o Uber é algo de relevante benefício.

Mas algo bem legal também pode ser observado. Sem o carro a pessoa fica disposta a andar mais pelo o bairro, conhecer pessoas, se envolver mais na comunidade. Eu, por exemplo, conheci vários vizinhos em bairros nos arredores do meu. No passado, até para ir à padaria eu usava carro. Não deixa de ser uma atividade física, caminhar até o próximo mercado.

Por diversas vezes os amigos oferecem carona. Ótimo momento para deixar a conversa em dia.

Valido, também, o tempo em que a pessoa está em pesado engarrafamento onde há a possibilidade para a leitura e outras atividades. Normalmente carrego livros quando saio de Uber. Ora, Drew Houston escreveu os códigos da Dropbox durante o translado Boston-Nova Iorque.

Quando necessário, alugo carro.

Obs: O custo do carro no Brasil é irreal.

Não passa, ainda, pela cabeça comprar um veículo. Caso aconteça, nessas atuais condições, será um modelo usado.

11 curtidas

Corolla, Civic e City.

1 curtida

Usado mesmo.

Usado:

Se for de 2014 a 2016, eu pegaria um Civic LXR 2.0;

Se for de 2017 a 2019, eu pegaria um Corolla XEI 2.0 ou um Civic G10.

2 curtidas

Tenho usado pouco o carro, só final de semana mas em cada uso percorro ~120 KM.
Decidi vender um carro 2016 e comprei um 2007 completo e com procedência.

Diminui os gastos com IPVA, um pouco do seguro. E mesmo considerando que gaste um pouco mais com a manutenção, ainda foi melhor que ficar com um carro mais novo parado na garagem.
Meus aportes agradecem essa decisão! :metal:

O estranho é ver os questionamentos sobre essa troca dentro da família e amigos, pra grande maioria carro é status. Preferem queimar mais dinheiro com o carro mais novo parado na garagem.

9 curtidas

Pessoal,

Paguei o meu ipva em atraso, mas tive meu nome protestado. Ao pagar a dívida achei que a retirada do protesto fosse automática, mas o cartório está cobrando uma taxa cartorária de R$ 207,00 para cancelamento/online. Achei a taxa “salgada” e absurda. É isso mesmo? Alguém tem conhecimento?

Depois que é protestado, realmente tem pagar o cartório pra regularizar. Mas tou meio por fora quanto a valores.

3 curtidas

Sobre carros só tive dois …

Um voyage que peguei zero em 2013 : nunca tive uma dor de cabeça com o carro, acho muito bom e não tive nenhum problema.

Depois troquei por uma l200 tbm 2013 : o carro é muito bom, único problema é que tudo ficou mais caro (revisões, pneus e seguro)

Concordo que não ter carro tem inúmeras vantagens. Mas acho muito cômodo ter carro e poder sair com minha filha que usa cadeirinha ainda

1 curtida

Estou em busca semelhante.

Porque a preferência ao Civic ao invés do Corolla 15 e 16?

Para quem tem filhos e/ou pais (idosos) que requerem atenção, ter carro é fundamental. Caso contrário eu estaria rodando de moto ou Uber. Até pq detesto dirigir no trânsito.

4 curtidas

Eu to na mesma… só tenho carro por causa de filhos… Aqui na cidade que moro a maior parte dos estacionamentos custa mais caro que a corrida do Uber…

Esse ano o carro ficou tanto na garagem que as vezes até da vontade de ficar um ano sem seguro.

3 curtidas

Tenho um Honda Fit 2015 e não pretendo trocar tão cedo. Acho um ótimo carro, com excelente espaço interno e um bom consumo.
Nesse ano, decidi ir ao trabalho usando o transporte público, mas com a Covid, optei pela bike (melhor coisa que fiz) para o deslocamento (cerca de 10km por dia), deixando o carro para uso nos fds ou outras necessidades.

3 curtidas

Questão de gosto pessoal mesmo. Acho o Civic G9 mais bonito do que o Corolla 15 e 16.

2 curtidas

Não gosto de gastar muito dinheiro com carro. No máximo uns 50 a 60 mil em um seminovo automático, acima disso acho que n vale a pena. Infelizmente, o carro no brasil é o objeto que dá mais status , por isso o brasileiro é louco por carro. Muitos acabam entrando numa fria para impressionar mulheres, vizinhos e amigos invejosos, mas a real é que é melhor gastar grana com outras coisas: investimentos, viagens, moradia, desenvolvimento pessoal e etc.
Enfim, é decisão de cada um. Acho uma fria pra quem precisa juntar grana por vários meses ou entrar em financiamento para comprar. Pra quem tem dinheiro, renda estável e a grana não for fazer falta, vale a pena ter um carro de luxo sim.

Já tive carro de luxo importado há uns anos atrás, e o que mais me irritava era quando precisava fazer um serviço no mecânico. Os caras são tao safados que te cobram o serviço de acordo com o carro que vc tem. Acham que vc é rico e vai pagar o preço que eles querem. Além disso, tem o preço do seguro, que aqui no rj é muito caro… A única coisa positiva era o conforto e mulheres, mas como hj eu estou casado, nem esquento mais. Só um carrinho decente já me basta.

Na revenda do seu carro tb é um saco, pois dependendo do modelo do veículo, principalmente importados que já saíram de linha, vai ter muita dor de cabeça pra vender, e acabará vendendo por um preço bem mais baixo.

7 curtidas

Alguém já ouviu falar da Cashback Car?
www.cashbackcar.com.br

Onde está a pegadinha desse negócio? Kkkk

Red flag 1 - bom demais pra ser verdade
Red flag 2 - site todo enrolado cheio de blablablá e você tem que procurar um tanto pra achar do que se trata (se bem que hoje em dia é tudo assim)
Red flag 3 - erros de grafia " Somos contra burocracia e atêndimentos lentos e ineficiêntes." “você adquiri”
Red flag 4 - site registrado para pessoa física

Pode até ser um negócio honesto, mas eu não arrisco. Quem sabe depois de maturado.

4 curtidas

Se você for pensar friamente na cidade é um uno 2012 com ar condicionado e tá tudo certo.

O problema é que carro no brasil é um simbolo, aí fica realmente muito mais barato alugar pois a despesa com seguro, ipva e manutenções em veículos recentes e pouco acima de populares é bem salgada.

Querendo ou não as pessoas querem aparências muito além de um transporte.

Sim, é caro e conforme a tabela de cada estado…

o governo adorou o protesto ainda mais… novo convenio entre eles, o cartório abre mão e muitos locais pra cobrar do consumidor somente o nome protestado…

1 curtida

Eu me identifico demais com os colegas aqui do fórum. Adoro a linha de raciocínio da maioria e a mentalidade do “homo economicus” que fundamenta a teoria clássica da economia. Muito bom ver que os colegas também têm dificuldade em gastar muito dinheiro com um automóvel.

Entretanto, lembro que poupar nada mais é que adiar consumo. Ou seja, a poupança representa um consumo futuro. Ainda que não seja consumida por você, será transformada em consumo por seus herdeiros ou sucessores em algum momento. A diferença é que, entre o ato de poupar e o futuro consumo, esse dinheiro pode ser usado para fomentar empregos e gerar renda.

Enfim, dito isso, quero lembrar que apesar da teoria clássica, não somos puramente racionais. O tesão conta, pessoal! rs. É importante balancear a poupança com os prazeres em vida ou ainda com a caridade.

Um carro bacana não é só “status” ou aparência. Tem seu lado divertido acelerar um carro legal, um baita projeto de engenharia… Seja um carro que te propicie prazer pela tocada esportiva ou um off-road bacana que te permita viajar para lugares incríveis com a família.

Não é pecado gastar com os prazeres da vida, se feito de forma moderada e equilibrada. Afinal, a vida é curta e o consumo futuro pode não ser seu. :grinning:

9 curtidas

É uma questão de preferência, prefiro gastar com outros consumos… mas é um perfil de cada um, alguns carros, outros com tenis, outros com correntes de ouro… outros com iphone…outros com viagem… eu particularmente não sou fã de gastar com carro…

Eu tento obter o máximo de custo benefício e ultimamente algo que tenho valorizado é tempo, conforto e despreocupação. Neste sentido nem sempre o ganho financeiro é priorizado.

Vou dar um exemplo… Se me desse dois imóveis na cidade um apartamento de mesmo e um terreno de mesmo valor que não pudesse ser trocado por nada por 10 anos. Preferiria o terreno só para não ter o trabalho com manutenções e inquilino e iria servir como mero ativo real a ser usado no futuro. ou Até fizesse uma horta para uso pessoal nele…

2 curtidas