Pessoal, bom dia!
Primeiramente, parabéns pelo fórum, estou aprendendo bastante com vocês.
Então, nunca investi em ações e estou terminando de formar meu fundo de emergência, o qual será finalizado em Dezembro, a partir de 2020 começarei meus aportes em RV. Lembrando que já venho estudando o mercado há cerca de 2 anos.
Pretendo montar uma carteira com foco em RENDA PASSIVA, dando preferência para empresas do setor financeiro, elétrico, seguros, saneamento e etc, ou seja, setores blindados.
Sendo assim, qual a melhor estratégia para um iniciante?
1- Fazer um aporte mensal independente do preço em, por exemplo:
ITSA, BBDC, TAEE, ENBR, TRPL, BBSE, SAPR, KLBN. Após finalizado o ciclo, tentar manter o mesmo percentual em cada empresa e ir aportando naquela que estiver “mais pra trás”.
2- Fazer um aporte mensal observando aquela que está mais descontada, se atentando as variações do mercado e não se importando com a concentração, visto que a carteira ao longo do tempo irá se diversificando naturalmente.
P.S: Recomendam fazer um aporte em Dezembro visando preencher a declaração de IR do próximo ano? Isso me assusta.
Conto com a opinião de vocês, procuro aprender com os mais experientes para não fazer mesbla desde o início, dessa que será minha trajetória nos próximos anos.