Carteira de Ações Longo Prazo

Pessoal, bom dia!

Primeiramente, parabéns pelo fórum, estou aprendendo bastante com vocês.

Então, nunca investi em ações e estou terminando de formar meu fundo de emergência, o qual será finalizado em Dezembro, a partir de 2020 começarei meus aportes em RV. Lembrando que já venho estudando o mercado há cerca de 2 anos.

Pretendo montar uma carteira com foco em RENDA PASSIVA, dando preferência para empresas do setor financeiro, elétrico, seguros, saneamento e etc, ou seja, setores blindados.

Sendo assim, qual a melhor estratégia para um iniciante?

1- Fazer um aporte mensal independente do preço em, por exemplo:
ITSA, BBDC, TAEE, ENBR, TRPL, BBSE, SAPR, KLBN. Após finalizado o ciclo, tentar manter o mesmo percentual em cada empresa e ir aportando naquela que estiver “mais pra trás”.

2- Fazer um aporte mensal observando aquela que está mais descontada, se atentando as variações do mercado e não se importando com a concentração, visto que a carteira ao longo do tempo irá se diversificando naturalmente.

P.S: Recomendam fazer um aporte em Dezembro visando preencher a declaração de IR do próximo ano? Isso me assusta. :grimacing:

Conto com a opinião de vocês, procuro aprender com os mais experientes para não fazer mesbla desde o início, dessa que será minha trajetória nos próximos anos.

4 curtidas

Na prática, a teoria é sempre diferente, mas sugiro separar sua conta de investimentos e fazer aportes mensais ao invés de compras mensais, mantendo a diversificação da opção 2 e utilizando a estratégia da primeira de comprar nos melhores momentos. É bom ter isso em mente pelo menos, pois assim evita de comprar ações que descolaram do razoável ou ficar concentrado em investimentos que acabaram sendo ruins.

3 curtidas

Tem razão, na prática a teoria é sempre diferente hehe, considerando que meu objetivo é comprar e carregar por anos (diferente de esquecer) o caminho nunca será linear.