Carteira de Ações Longo Prazo

Pessoal, bom dia!

Primeiramente, parabéns pelo fórum, estou aprendendo bastante com vocês.

Então, nunca investi em ações e estou terminando de formar meu fundo de emergência, o qual será finalizado em Dezembro, a partir de 2020 começarei meus aportes em RV. Lembrando que já venho estudando o mercado há cerca de 2 anos.

Pretendo montar uma carteira com foco em RENDA PASSIVA, dando preferência para empresas do setor financeiro, elétrico, seguros, saneamento e etc, ou seja, setores blindados.

Sendo assim, qual a melhor estratégia para um iniciante?

1- Fazer um aporte mensal independente do preço em, por exemplo:
ITSA, BBDC, TAEE, ENBR, TRPL, BBSE, SAPR, KLBN. Após finalizado o ciclo, tentar manter o mesmo percentual em cada empresa e ir aportando naquela que estiver “mais pra trás”.

2- Fazer um aporte mensal observando aquela que está mais descontada, se atentando as variações do mercado e não se importando com a concentração, visto que a carteira ao longo do tempo irá se diversificando naturalmente.

P.S: Recomendam fazer um aporte em Dezembro visando preencher a declaração de IR do próximo ano? Isso me assusta. :grimacing:

Conto com a opinião de vocês, procuro aprender com os mais experientes para não fazer mesbla desde o início, dessa que será minha trajetória nos próximos anos.

4 curtidas

Na prática, a teoria é sempre diferente, mas sugiro separar sua conta de investimentos e fazer aportes mensais ao invés de compras mensais, mantendo a diversificação da opção 2 e utilizando a estratégia da primeira de comprar nos melhores momentos. É bom ter isso em mente pelo menos, pois assim evita de comprar ações que descolaram do razoável ou ficar concentrado em investimentos que acabaram sendo ruins.

3 curtidas

Tem razão, na prática a teoria é sempre diferente hehe, considerando que meu objetivo é comprar e carregar por anos (diferente de esquecer) o caminho nunca será linear.

Então, já possuo conta em corretora separado da minha conta corrente. Obrigado parceiro pelas dicas, acompanho o fórum há uns 3 meses e vejo que a linha de pensamento dos foristas se enquadra com a minha estratégia. Obviamente que decisões de investimento deve ser pessoal, mas é sempre bom contar com a opinião daqueles que já sabem o caminho das pedras.

2 curtidas

Começa por FIIs… ou pelo menos os inclua em carteira. Dividendos mensais, menor volatilidade… e mais fácil de entender e analisar.
Abraço

1 curtida

Valeu Maicon. Não descarto os FIIs no futuro quando tiver uma carteira mais robusta, especialmente os fundos multi-multi. Porém pretendo iniciar nas ações, pois considero um instrumento mais eficaz na construção de patrimônio, apesar da volatilidade.

Acredito que é legal uma % em FII, e em termos de ações é para inicio as perenes e que pagam dividendos, caso contrario seu psicológico pode afetar bastante com variações se não conseguir dosar rs

Agora de comprar todo mês existe estudos que comprovam que ao longo do tempo da uma boa rentabilidade, eu gosto e adotei o seguinte ponto… fiz minha reserva de emergência e uma reserva de liquidez (para promoções na bolsa vamos dizer, quando a bolsa cai tenho $ para aportar), o mensal eu tento comprar sempre o que eu acho que está barato (pois as vezes ta tudo caro e sempre tem algo que ta descontado comparando com outra ação do setor), se eu achar que está realmente caro, dxo na reserva de liquidez, para fazer um negócio melhor…

Só para concluir rs… tente fazer seu investimento ter um bom fluxo de caixa… pq patrimônio não paga boleto rs … ai acredito que FII é uma grd opção/trunfo …ele te proporciona a ter dinheiro todo mês se precisar… e ainda com os rendimentos reinvestir em outro FII ou em alguma ação com bom preço

2 curtidas

Ontem fechei minha carteira p longo prazo, com um total de 20(vinte) ativos! Agora pretendo ficar focado somente nestas empresas e fazendo aporte mensais somente nelas e nos meus FIIs!! Vou postar por setores:

Seguradoras: BBSE3 IRBR3 SULA11
Elétricas: NEOE3 TRLP4 EGIE3 ENBR3 TAEE11
Saneamento: SAPR4
Bancos: ITSA4 BBDC3 ABCB4 B3SA3
Imobiliário: LOGG3 TRIS3
Alimentação: MDIA3
Commodities: FESA4
Saúde: FLRY3 HYPE3
Indústria: TUPY3

Estou fechando meus FII, assim q estiver ok posto aqui!!

22 curtidas

Vou considerar definir um % para os FIIs, embora não me agrada esse monte de subscrição que vem ocorrendo. Somente alguns FII passam em meus critérios de análise, ou seja, fundos de tijolo Multi-Multi (HGLG, KNRI, HGBS, HGRE, VISC, GGRC), não vejo muito sentido em FOF ou de papel.

Quanto à reserva de oportunidades, ainda estou pensando se monto ela em paralelo aos aportes mensais, tipo 70% pra RV e 30% num CDB Liquidez diária. Porém, não sei se valeria a pena dividir dessa forma inicialmente, considerando que meu aporte não será tão robusto agora.

Você tem razão quando diz que patrimônio não paga conta, porém fiz menção devido ao maior potencial de crescimento das ações do que qualquer outro ativo. Lá na frente, daqui 30 anos, caso a renda passiva não seja suficiente e o patrimônio seja considerável, posso avaliar uma realocação, inclusive na RF.

Enfim, vou refletir sobre essa questão e na utilização dos FIIs como trunfo na geração de renda mensal. Mas pra isso preciso estudar mais, ironicamente acho mais fácil estudar empresas, embora o mercado de FII tenha crescido, não o considero tão maduro e em função disso não me sinto tão confortável em montar posição.

Obrigado pelas dicas, chará.

1 curtida

Ótima carteira.

Você foi comprando 1 por 1 até fechar a carteira?

Com a carteira formatada, qual o seu racional para os novos aportes, determina % ou vai comprando o mais descontado?

Valeu pela contribuição.

Colega, como está seu PM na IRBR,Sula e Hype? Por curiosidade, são empresas que não consigo arrumar um pto de entrada e queria muito na carteira

Exatamente, fui comprando de 1 em 1!! Todas são empresas boas e com LL crescentes, dei atenção tbm p as dividendeiras! Claro que se eu observar q alguma começou a derrapar ( resultados ruins no ANO) e começa a perder os fundamentos, não penso 2X e vendo logo e parto p outra!! Minha meta é sempre ter 20 ativos! Minha % máxima em algum ativo é no máximo 10%, faço aportes mensais e lógico q vou visar a mais descontada de meu PM! Por exemplo, se hj tivesse $$ p aportar eu compraria TUPY3, pois é a que eu estou mais “levando preju​:grin:” e tenho apenas 3% nela!! Tenho 35 ativos p acompanhar, 20 ações e 15 FIIs, não é fácil! :flushed:

1 curtida

Irbr3: R$ 32,10
Sula11R$ 46,00
Hype3 R$ 28,50

Olá Pessoas!
Estou adorando os posts do fórum. Tenho aprendido muito por aqui! E de acordo com o que fui lendo aqui ou assistindo vídeos e outras fontes de pesquisa, minha carteira de FIIs está da seguinte forma (pensando no longo prazo):
HGRE11, HGBS11, HGLG11, KNRI11, HFOF11, GGRC11. Minha ideia é ter uma carteira com no máximo 10 FIIs, acho que mais do que isso vai me dar muito trabalho para analisar. Ainda estou estudando os próximos 4 que entrarão. O que vocês acharam da minha carteirinha iniciante? Sugestões são bem vindas! Ah…logo posto meus outros ativos, comecei a comprar umas ações também. Ai, estou amando isso!! Valeu colegas!!

5 curtidas

Porque você não gosta de fundo de papel?

Dessas eu tenho TAEE11 e ITSA4, ainda estou estudando o mercado de ações. Achei os FIIs a princípio mais fácil de entender os danados fundamentos. Estou iniciando e tudo é novidade pra mim!

3 curtidas

Muito boa sua carteira de FIIs

1 curtida

Eu penso o contrário. Acho FIIS mais difíceis de estudar. Poucas informações no mercado, pouca gente cobrindo, emissões feitas a todo instante, então se você não participa acaba sendo diluído, as vezes demoram demais pra alocar o capital captado, enfim, passo longe. Prefiro empresas pagadoras de dividendos.

5 curtidas

É mais seguro porque investem basicamente em títulos de renda fixa, entretanto apresenta dificuldade para aumentar o valor patrimonial, sendo necessário sempre reinvestir os rendimentos.

Se for pra investir em renda fixa, prefiro fazer individualmente e não pagando taxa de administração para gestor fazer esse trabalho.

Esse monte de subscrição, o povo fica doido kk, imagina pra preencher IR, deve ser um saco também. Isso tudo pra comprar uma cota centavos mais barato. :crazy_face:

1 curtida

Pois é, tô pensando no preenchimento do meu IR do ano que vem, vou ter fazer com um mês de antecedência!! :rofl: