Carteira nova sendo montada. Opiniões

Eu sou um investidor experiente de FIIs, migrando para a bolsa num momento difícil, mas não quero mais perder o bonde das ações (estudei muito, li vários livros e me sinto bem preparado para tal).
Minha idéia é montar uma carteira de ações com 10% do meu PL e aumentar até 20% dependendo de como o mercado andar.
O que eu li de coisa e vi de vídeos nos últimos meses não tá no mapa.
A carteira atual ficou assim:
VALE3 (20% da carteira, já estou comprado com PM 53)
ITSA4 (10%, pela segurança)
MYPK3 (10%)
VLID (15%)
PRIO3 (já estou comprado 15%, a 27 reais PM)
EUCA4
SAPR3
PCAR4
RAPT4 (30% nessas últimas 4)

Na sequencia coloco meu racional de compra.

Agradeço desde já qualquer contribuição.
Obrigado.

5 curtidas

Racional:

  1. Vale3, dispensa comentários, é a melhor ação do momento, ao meu ver.
  2. ITSA4, pela solidez, na eventualidade de um mercado que comece a cair, é uma boa ação “defensiva” e entrega ótimos dividendos.
  3. MYPK3, sei da dependência de mercados externos… mas acho que é justamente por isso que está barata. Se o próximo resultado vier ruim lá fora, já era esperado e cai um pouco, se vem bom… ela dispara. É a teoria do Greenblatt na prática.
  4. PRIO3, comprei ela já subindo, acho que deve subir mais com essas boas compras dos campos, ainda mais com petrobrás vendendo eles tudo.
  5. EUCA4, resultados melhorando, 1a ação no ranking de Graham, se subir, sobe muito. Tem o risco Maluf, mas enfim, tudo tem risco.
  6. SAPR3, lucro liquido sobre DESDE SEMPRE. Se beneficia dos juros caindo.
  7. PCAR4, uma empresa desse tamanho descontada? Creio que devem ajeitar a casa aos poucos e, se o Brasil se mantiver no caminho certo, deve ir bem.
  8. RAPT4, uma queridinha com muito potencial, as confesso que foi a que menos estudei.
7 curtidas

Gostei da carteira,
Faltou o racional de valid, fora isso acredito que bbas3 e bnbr3 tenham mais potencial que itausa e logo aparece alguém falando pra trocar RAPT por Tupy rs

Achei interessante colocar EUCA4, vou pesquisar um pouco parece que tem uma boa margem de segurança.

Quanto a MYPK3 é bem o que falou, tem perdido receita no mercado externo e aumentado no interno, com a crise na argentina tá sofrendo um pouco mais no CP, é um ativo que estou estudando pra compor a carteira em algum momento.

2 curtidas

Ah, esqueci VLID mesmo.
Acho que é uma empresa que está numa reestruturação importante.
Ela está largando esse lance de ID (motivo que ela caiu forte, por causa das CNH do governo e tal) e está migrando para um setor mais complexo de verificação digital e tudo mais, ou seja, algo mais “futuro” mesmo.
A receita aqui caiu, mas no exterior subiu bem também.
Ou seja, é uma aposta de mercado, acho que ela está saindo de um mercado fadado ao fracasso e migrando para um mercado promissor, fazendo dela uma boa aposta.
Mas isso leva tempo, é uma ação para comprar e segurar.

RAPT4 é a minha “trocável” foi a que menos estudei e tenho menos segurança, mas os números são bons e tem gente que manja que tá apostando nela, logo, parece fazer sentido.

TUPY não estudei, não posso opinar.

Gostei muito de sua carteira e de seus racionais. Parabéns! Como sugestão, inclua em seu estudo a Klabin, Metisa e Ferbasa (ambas pagam bons dividendos e parecem ter bom upside no Médio/Longo Prazo). Não gosto de pcar4 (agora ainda tem o risco dos balanços maquiados na Via Varejo). Boa sorte!

3 curtidas

Vvar3 não é uma boa manter?? Estou com 34% de lucro, acho que uma ação que vai dar grandes alegrias.

Não quis recomendar nem a compra nem a venda do papel. Particularmente, acho ela barata, sob o aspecto comparativo (vale R$ 15 bi contra R$ 80 bi de Magalu, tem algo errado aí - no mínimo um exagero para algum dos lados). Porém, não estou confortável com a gestão nem com as fraudes que já apareceram e ainda podem aparecer. Quando não consigo entender bem o papel, apenas não compro (mas já perdi várias oportunidades por não entender algo, como foi o caso da JHSF). Eu só compro o que julgo entender bem, e não é o caso de vvar3.

2 curtidas

Como dizem os grandes, o que importa mesmo é não perder. Oportunidades a gente vai perder aos montes, não tem como acertar todas.
Mtsa não entrou no meu escopo por ter roic baixo e ev/ebit (sim, gosto muito do Greenblatt).
Fesa eu tinha riscado porque é uma empresa sazonal, ela sempre sobe lucro e depois desce. Já li analistas falando que é uma empresa que tem que comprar quando o p/l está alto. Sinceramente, não tenho experiencia pra opinar a respeito disso, então simplesmente aceitei a opinião dos mais experientes… hehe
Klabin vou dar uma olhada, obrigado!

1 curtida

Acho que já tendo definido um bom racional para cada empresa, não faz muito sentido sugerir mudanças, mas deixo um ou outro comentário para repensar:

1: MYPK e RAPT estão no mesmo setor, embora em segmentos diferentes. Só que MYPK é bastante superior em termos operacionais, RAPT tende a acumular mais estoque e estar mais sujeita a crises. Eu abandonaria a segunda em favor da primeira.

2: SAPR - não gosto de saneamento. É um setor que sempre apresenta múltiplos aparentemente interessantes, mas que possui um Capex muito grande e que nunca tende a se reduzir. Dentro da mesma lógica, daria preferência a uma empresa do setor elétrico.

1 curtida

Vvar tem um risco muito superior a MGLU. Some a isso que MGLU vem crescendo acima de 2 dígitos, e Vvar ainda está longe disso.
Eu acho as duas empresas caras, mas vejo MGLU justificando pelo menos a alta precificaçao, ao passo que Vvar não justifica o valor de mercado atual.

3 curtidas

@sr_fouquet

Opa, muito obrigado pelas considerações!
Estou considerando mesmo deixar rapt4 de lado, mas teve mta gente boa que conheço indicando, mas faz sentido não entrar em duas do mesmo setor.
Vou estudar raptr majs a fundo e, se comprar, deixo para ser a última.

Confesso que saneamento tb não me enche os olhos, mas sapr tem resultados muito muito consistentes, crescimento de lucro liquido consecutivo, mesmo na crise… me impressionou a ponto de querer comprar.

Eu meio que abri mão do setor elétrico pq considero ele mais defensivo e previsível e a idéia dessa carteira era tentar aproveitar o momento do mercado e buscar valorização. Mais sólida daí escolhi itsa4, sou fã da gestão deles.

Posso considerar que as outras consideraste boas?

Obrigado pelas sugestões!

1 curtida

Não conheço todas, mas VALE é muito boa, tem umas das melhores minas de ferro do mundo no Pará, de alto teor e aproveitamento, com reservas de mais de 6.000 milhões de Ton (vezes mil). Não sei como vai ficar as outras operações nos Sistemas Sul e Sudeste no futuro, mas Carajás seguraria a empresa tranquilamente, ainda mais se conseguirem prospectar mais. Preço do minério em tendência de alta. Maior risco de LP é a siderurgia chinesa, mas a curto e médio prazo não vejo muito risco no horizonte, pelo contrário, é uma opção que tenho estudado. Itau excelente também. Pão de Açúcar acho que está com desconto, sim, e essa conversão do Extra para o Assaí deve melhorar os indicadores ao longo dos anos. EUCA conheço de tempos atrás, então estou desatualizado, e ouço bons comentários do @vkjr, que estuda bem a fundo as empresas, portanto a única ressalva que faria é o principal sócio, família Maluf. Prio não conheço.

3 curtidas

Pois é, mas o “risco Maluf” talvez seja um dos porques de ela se manter mais barata, ou ter quedas mais acentuadas que o normal por um trimestral ruim qualquer. Uma coisa é certa, burro o Maluf não é… hehe

Prio compra campos de petróleo já usados e cava novos poços, basicamente. A empresa passou por uma reformulação e hoje tem essa estratégia nova, que vem dando certo, até porque petrobrás tem vendido.

Compraram um campo novo esse tempos que tem dado um bom rendimento e a cada vez que a produção aumenta, reduzem os custos e a empreaa vai indo no bom caminho. O risco petróleo tu deves saber bem mais que eu, né… hehe

Olha euca4 dando uma esticada hoje!
E euca3 ta acontecendo algo absolutamente bizarro, alguem sabe que que houve?

1 curtida