CB (C1BL34) - Chubb Ltd

Nome: Chubb Ltd
País Sede: Suíça :switzerland:
Ano de Fundação: 1882
Setor: Seguros

2 curtidas

(2016)

3 curtidas

Ótima entrevista com o CEO da Chubb Evan Greenberg, é uma figura cativante, tem só o ensino médio.

2 curtidas

Não tem muito o que enfeitar no valuation da empresa. Valeria sim aprofundar os aspectos operacionais caso o interesse fosse real. Abaixo a distribuição geográfica dos prêmios:

Captura de Tela 2021-04-28 às 08.47.06

A distribuição dos prêmios no meu entendimento não afeta o prêmio de risco da empresa. O que afeta de fato são os ativos que a empresa detém, como há muita participação de títulos corporativos, a Moody’s atribui um rating Aa3 para a empresa, isso implica um prêmio de risco de 0,89% sobre o risco base da economia americana, que é zero.

Abaixo a distribuição por segmento

Como disse o CEO Evan Greenberg, a empresa funciona bem operacionalmente, com um índice combinado de em médio 88%, contra 97%,98% do mercado em geral, conforme abaixo:

Indo mais a frente, um ponto muito positivo é que os dividendos não são tributados na fonte, então cai apenas na tabela progressiva. A Suiça tem uma tributação de 35% sobre dividendos, mas ocorre o seguinte:

Tive um pouco de trabalho para levantar os proventos da empresa, pois precisei incluir as recompras, então além dos dividendos, tive que calcular o aumento ou diminuição no número de ações e o preço médio em cada trimestre. A empresa hoje remunera cerca de 32% dos seus lucros na forma de dividendos, mas se pegar uma média dos últimos 4 anos, você sobe até 47,5% incluindo as recompras de ações.

Calculei que o ROE iniciaria com uma média um pouco mais alta, baseada nos anos anteriores, de 8,8% e fiz uma redução gradual até 8,1% na perpetuidade, que condiz com o prêmio de 1% oferecido em mercados desenvolvidos para o setor de seguros. Com o custo de capital em 7,1%, obtivemos este valor.

O preço alvo ficou praticamente igual ao valor de mercado:

Captura de Tela 2021-04-29 às 13.29.22

Minha opinião pessoal é que não vale a pena comprar a ação agora, podem surgir oportunidades como uma disparidade cambial no futuro, ou algum tropeço dela ou do mercado como um todo, em que seria uma aquisição bastante sólida. Dito isso, é uma ótima empresa para fazer uma entrada lenta, com aportes mensais, pois ela dificilmente tenderá a ser sobreprecificada.

6 curtidas

Obrigado pela contribuição

1 curtida