Planilhas - Valuation

Cara, que maravilha. Muito obrigado por disponibilizar a planilha.

1 curtida

Tranquilo, é uma pena que meu conhecimento em informática é limitado, poderia fazer mais, sinto que é um campo que daria para expandir. Tem plataforma que cobra milhares de reais por um software de valuation, tudo em cima de conhecimento de domínio público e nem inclui todo o hall de opções que montei em uma simples planilha. No site do Damodaran tem basicamente tudo, mas não é todo mundo que se adapta ao estilo de planilha dele.

4 curtidas

Aproveitei para atualizar a planilha de Retornos Excedentes para o novo formato, pois fica mais fácil atualizar tudo depois com copiar/colar. Tem algumas fórmulas meio capciosas ali no meio, então tem que ir testando com o tempo para ver se tudo se encaixa. Aproveitei para revalidar os dados de PSSA. Segue o meu valuation:

Captura de Tela 2021-04-27 às 13.41.45

6 curtidas

Empate, vocês estão mais indecisos do que eu. Vou fazer o seguinte, irei analisar as duas simultaneamente, com calma. Realmente são ações diferenciadas e com grande possibilidade de integrar meu portfolio no futuro. Novo Nordisk é paixão antiga. Chubb descobri agora, mas a história do início da empresa realmente me cativou.

3 curtidas

Bom dia sr_fouquete! Não consegui ver os valores da Verizon.

1 curtida

Eu criei um tópico para ela e coloquei lá, assim como para as outras que o pessoal votou:

3 curtidas

Do final de Abril, início de Maio, quando realizei essas análises, é interessante ver como o mercado está fechando algumas portas:

Zoetis, saiu de 160 para 200 dólares
Novo Nordisk, saiu de 70 para 100 dólares
Verizon, permaneceu em torno de 55
Chubb, permaneceu entre 160 e 180 dólares

A inundação de dinheiro está se espalhando e contaminando empresas de setores próximos, mas não diretamente beneficiados pela pandemia? Seria a hora de se fechar nas empresas chatas? O que vocês acham do nível atual dos mercados internacionais? Alguma oportunidade?

2 curtidas

Boa tarde, eu estou tentando preencher a planilha só que não tenho conhecimento suficiente para preencher todos os campos, como faço para descobrir todos os valores e estudar mais sobre? Por onde começo? tem algum manual ou algo assim?

1 curtida

Fiquei de fazer um FAQ da planilha. Ninguém tinha perguntado nada ainda, então acabei deixando. Se você puder enumerar suas perguntas, aproveito e já linko as respostas na primeira mensagem do tópico.

3 curtidas

Realizadas algumas alterações intuitivas na planilha de valuation, a fim de torná-la menos poluída e prática de usar. Também alterei as Premissas base, apesar de qualquer um poder facilmente fazer isso, mas inseri valores mais condizentes com os dados atuais, apesar da dificuldade de confiar neste momento em qualquer projeção.

16 curtidas

Novamente, agradeço demais aos colegas por postarem essas planilhas, especialmente o @sr_fouquet .

8 curtidas

Rápida (re)pesquisa:

O que você achou da planilha FCFF - Valuation?

  • Está fácil e intuitiva, consigo usar perfeitamente.
  • Não parece difícil, mas preciso estudar mais.
  • É muito complicada para mim.

0 votantes

Por favor, deixe sua sugestão, vi que a planilha vem tendo um bom número de visualizações e quem sabe de boas idéias também.

Segunda pesquisa, para não enferrujar, qual empresa você gostaria de ver analisada?

  • BBDC
  • BRFS
  • PCAR
  • RANI
  • PARD

0 votantes

2 curtidas

Obrigado pela participação, vou fechar a segunda enquete e deixar a primeira aberta. A primeira, apesar de 8 votantes até o momento, já teve um melhor resultado que a primeira vez que realizei a enquete. Fico feliz, pois o objetivo é desmistificar o modelo clássico de fluxo de caixa descontado, que, infelizmente, talvez até por desconhecimento, muitas pessoas fazem parecer mais difícil do que realmente é, ou simplesmente criam idéias confusas a respeito.

A coisa é bem simples, o único pulo do gato é que é um modelo que foi criado para o dólar, ou para moedas fortes, e quando trazemos isso para o nosso mundo, pode parecer confuso. A planilha trava, ou evita, muitos erros comuns. Vou aproveitar e ver se o Damodaran já liberou os dados de 2021 e dou uma atualizada, não que vá mudar muita coisa, mas fica em dia.

Queria que tivessem escolhido BRFS. Apesar de já ter feito antes, fiquei curioso para fazer o modelo de Equity, isso é, saber como ficaria o lucro líquido depois do follow on que provavelmente deve vir por aí. Mas PCAR é uma escolha justa, encarteirei a ação fazendo conta de 2+2=4. Merece um aprofundamento. Vou tomar um tempo para absorver todas as mudanças e atualizo o tópico dela enquanto isso. Depois é só colocar no forno.

Quem usou a(s) planilhas, continue votando. A de Retornos Excedentes está claramente subutilizada, considerando a gana do pessoal em comprar banco aqui no fórum. É um modelo bem simples e bem confiável. Vou ver se depois faço uma enquete só com financeiras, pois também é bom dar uma atualizada nos dados.

7 curtidas

Assim como muitas pessoas eu acompanho o fórum há um bom tempo, mas não participo ativamente. Fiz questão de criar uma conta para agradecer ao sr_fouquet por ter elaborado a planilha e aos demais colegas que contribuíram na formatação. Muito obrigado por disponibilizarem esse material! Eu tinha montado uma planilha para fazer os meus valuations, bem tosca mas que me quebrava o galho, com essa estou conseguindo evoluir bastante no meu aprendizado.

Aproveito para informar que na última versão da planilha que eu acessei, a fórmula para calcular o beta alavancado está direcionando para umas células erradas na aba Entradas, eu corrigi na versão que fiz o download e ficou assim:

H2=SEERRO((G$2/(1+($Entradas.B$42/($Companhia.B$18+$Entradas.E$57-$Entradas.B$42))))(1+(1-$FCFF.H12)(C$2/(1-C$2)));0)

H12=SEERRO((G$2/(1+($Entradas.B$42/($Companhia.B$18+$Entradas.E$57-$Entradas.B$42))))(1+(1-$Perpetuidade.B23)(C$12/(1-C$12)));0)

Espero não ter feito besteira.

2 curtidas

Obrigado por avisar, já corrigi o erro. Se notar mais alguma coisa, fico agradecido pela colaboração.

Aproveitei e atualizei o anexo com os dados de 01/2022. Não é lá muito útil, acho que exagerei na quantidade de moedas. Mas foi até bom porque vi que tinha colocado o peso mexicano onde devia ir o rand. Como disse, não sei se é lá muito útil, mas não dá trabalho atualizar uma vez por ano. Até queria colocar o ouro, pois acho que seria interessante fazer valuations com o metal, mas infelizmente o google não dá a cotação do ouro, então para não complicar ainda mais, deixei para lá.

Percebi que houve uma redução no custo do capital em 2021, na média de 5 anos não mexe muito, mas colocaram ainda mais gasolina nos unicórnios esse ano.

Quanto a previsão de inflação, câmbio, etc, que é um assunto sensível, tentei seguir uma mistura de impressões pessoais com projeções do mercado, acabei mais ou menos assim (fica a cargo de qualquer um alterar):

O único dado oficial que falta é o PIB 2021. Também mudei a data base para 31/12/2021. Mesmo sem os relatórios, já me parece fazer mais sentido trabalhar com os LTM do 9M21 ou fazer alguma projeção do que utilizar ainda os dados de 2020.

2 curtidas

Precisando de uma ajuda. Não tenho como cobrir todas as BDRs e inseri várias moedas para simplificar em caso de aparecer algum balanço um pouco diferente. Mas acho que seria possível tirar uma ou outra pelo bem do meio ambiente:

Alguém sabe o que não se vê nos balanços? Já marquei algumas que sei que aparecem e em empresas importantes. Mas nem coloquei peso argentino p.e., pois sei que empresa de lá só vai ter balanço em dólar mesmo.

Tem algumas que não me lembro de ter visto, então se alguém tiver mais info, agradeço.

1 curtida

Estou fazendo um cross-check das ADRs com os balanços, nem todas tem BDRs (ainda), mas acho que vale a pena contar.

O que não marquei falta verificar, a constar:
Franco Suíco
Rúpia Indonésia
Rúpia Indiana
Rublo
Coroa Sueca

Não vi empresas com balanços em
Novo Shekel Israelense
Coroa Norueguesa

Israel tem várias ADRs, mas pelo que vi, estão todas em dólar, alguém confirma? Coroa Norueguesa são 3 empresas e todas em dólar.

EDIT:
Consegui afunilar para o seguinte:
Cortar
Novo Shekel Israelense
Coroa Norueguesa
Rublo (???) Isso me gerou dúvidas, não existe ADR russa na NYSE?

1 curtida

Acho que finalizei a atualização para esse ano, se alguém notar algum erro, peço a gentileza de informar. Mudanças muito pequenas:

Na primeira parte de Premissas, deixei uma opção para selecionar o câmbio futuro por “Diferencial de Inflação” ou “Variação Cambial”. O primeiro é um cálculo automático e o segundo permite inserir o valor que se quiser. Isso não interfere em nada a não ser que no WACC você decida usar a variação cambial e não o diferencial de inflação. Este não é um procedimento padrão, mas é prático, pois assim se permite embutir o risco de uma moeda sobreavaliada ou subavaliada. É mais útil se o seu mundo for em dólar, caso contrário o Preço Alvo já fornece alguns ranges se a moeda oscilar entre -25% e +25%. Todavia, pode ser usado como calculadora para conversão de fluxos de caixa futuros de todo modo.

Exclui duas moedas, inclui mais países e seus respectivos IRs. Tudo foi mais no sentido das BDRs, o que posso estar sendo até um pouco demasiado no assunto, mas é bem fácil baixar os dados, então não vejo problema.

Tudo é editável, mas finalmente deixei os dados oficiais e projeções de mercado para EUA e BR. Sei que há muito ruído em tudo isso, mas a idéia do valuation é mesmo evitar um pouco o ruído. Então long term growth: 2% BR e 1,8% EUA. Inflação 3% BR e 2% EUA.

Nada mais alterado, fica apenas a correção de algum eventual erro que surgir.

Sei que estou em dívida com PCAR, mas estou absorvendo as informações aos poucos. Talvez até fosse melhor esperar a próxima reunião para ter uma visão melhor do crescimento projetado para a empresa. Ademais, segue a maior barganha da bolsa na minha opinião e ainda com potencial de se tornar uma empresa high quality em 1 ou 2 trimestres com Êxito operando acima de 8% de ebitda e GPA double digit.

EDIT: Na dúvida, acabei deixando o rublo.

3 curtidas

@sr_fouquet tem um link onde vc esteja consolidando todas as análises/planilhas que já fizeste das empresas do teu interesse ou que o pessoal pediu aqui?

2 curtidas

https://drive.google.com/drive/folders/1t9Qi9Uyny4Alu5Z5Nwm4rL4XTsMPL5jS?usp=sharing

Tem na pasta Análises e dentro de FCFF e Retornos Excedentes, na subpasta Versões Anteriores

4 curtidas