CBAV3 - Companhia Brasileira de Alumínio

Não achei um tópico relacionado à empresa. Queria saber a opinião de vocês sobre ela. Estou com um PM bom frente ao valor atual, porém não estou encontrando informações que justifiquem o aumento no preço recente (exceto pela recente valorização do alumínio que atingiu o valor mais alto desde janeiro de 2023, porém já está apresentando queda).

2 curtidas

No canal da capitalizo tem bastante vídeo dela, quando ela estava no fundo do poço os caras estavam acreditando, dá pra ter uma ideia das possibilidades, se vai pra onde eles falam só o tempo dirá. Estou aguardando o próximo resultado que é pra vir positivo.
Mas na minha opinião basicamente é isso, ela vai pra onde o preço do alumínio for, só não pode cair demais igual recentemente pq os custos pesam bastante.

https://www.youtube.com/@Capitalizo/search?query=cba

3 curtidas

Não conhecia este canal, vou dar uma olhada. Obrigado.

Então estamos na mesma situação, vou segurar os papéis porque acredito que o aumento do preço do alumínio tenha dado um fôlego pra empresa.

2 curtidas

Achei interessante o resultado, parece que estão melhorando a eficiência operacional e apresentaram um bom aumento no EBITDA. O que mais pegou no lucro foi a dívida que é quase toda em dólar.

4 curtidas

A CBA depende muito do preço do alumínio:

Se você reparar, vai ver que o 2T24 foi o melhor em termos de preços desde o 2T22! Mas, mesmo assim, as margens são muito apertadas… com margens tão baixas, ela teria que operar quase que sem alavancagem, só que não é o caso, pois está muito alavancada!

A margem bruta atual é inviável, na minha opinião. Pra piorar, o preço do alumínio já caiu quase uns 10% neste trimestre atual.

Acredito que o investimento aqui esta baseado na crença de que o preço do alumínio vai retomar os preços praticados entre o 4T21 e 2T22, caso isto ocorra o upside potencial é alto. Mas, o risco de isto não acontecer é bem grande (como se vê no histórico da cotação do alumínio) e, nos preços normais dos últimos anos, a CBA tem muita dificuldade de gerar valor.

Eu cheguei a analisar ela no IPO e não gostei do que vi: IPO - novos registros de companhias abertas na CVM - #856 de fabio_barbosa

Pelo histórico, percebe-se que as margens são baixas há bastante tempo…

3 curtidas

Cbav3 – 28/03/2025
Recentemente um membro do fórum pediu um estudo sobre este ativo e ele de fato estava fora da minha lista. Fiz um estudo bem rápido, e como comecei a ouvir muito sobre este ativo, resolvi verificar se o meu estudo gráfico tinha alguma aderência, afinal, não é um ativo com muita liquidez, e a ondas podem não funcionar corretamente.
No primeiro estudo, mesmo não conseguindo identificar completamente a estrutura da ondas, deu para perceber que as marcações de fibo estavam bem consistente com o deslocamento das ondas, e isto é um indicativo de que é possível acompanhar o movimento tentando montar uma estrutura de ondas.
A primeira marcação que fiz considerava que a estávamos em uma onda 4, e isto pode estar errado, e neste caso a onda atual é uma onda 2. A diferença esta nos alvos e regras, e isto faz uma diferença muito grande.
O que vemos no gráfico é que a onda de correção esta muito intensa, o que a desqualifica como uma 4, e podemos ver também que temos uma estrutura onde temos dois triângulos possíveis. Escolhi inicialmente o triangulo, porque a primeira perna de correção foi muito intensa, o que poderia sugerir um padrão plano, conhecido como congestão na AT, mas como a onda “b” não buscou o topo do movimento, não podemos trabalhar com a correção plana, mas dá para trabalhar com o zizzag, que no caso pode gerar dois alvos para o final da correção que esta no gráfico como um retângulo rosa.
É possível que este movimento ocorra, porem a chance maior é que os 4,51 sejam respeitados e se forem parte do triangulo maior este seria o ultimo movimento da correção e que agora cria uma situação bastante interessante, no caso de ser parte do triangulo menor a congestão deve durar ainda um bom tempo.
A marcação esta boa? Na verdade não esta não, porque é muito raro encontrar um triangulo na onda 2, ainda mais sendo toda a onda 2 e se o padrão for um zizzag corremos o risco de até mesmo anular o impulso, e no caso, o triangulo seria o padrão perfeito para operarmos o ativo.
Mas vamos tentar ser otimistas. Ambas as projeções apontam o final do movimento de impulso em 15,50, sendo que teríamos no caso uma onda 3 na região de 11,00. Como tenho visto muito comentário sobre o preço alvo de 7,00 para este ativo, e só esta semana vi este valor em 3 indicações diferentes, fiz uma “quebra” na onda 3, e este seria no caso apenas o alvo da onda 3.1. A simples projeção da correção de 61,8% também dá o alvo em 15,30, ou seja, parece que de fato vai ser um ponto importante.
Temos então uma projeção deste ativo em 15,00. E o tempo que isto vai levar? Bem em primeiro lugar temos que saber se de fato vamos confirmar o impulso, e falta algum tempo para isto, e ai entra o fator tempo, que sempre é o mais complexo. Por simetria e pela distancia entre topos que são as duas ferramentas que temos neste momento, levaríamos 122 semanas para chegar ao alvo, ou seja, podemos ter pela frente um ganho de mais de 200,0%, que será obtido em um pouco mais de 2 ano.

Aparentemente se de fato as regiões de suporte funcionarem e o impulso for mantido é possível ter alguns ganhos com ele, por enquanto com trade, porque acredito que os parâmetros fundamentalistas não deixa ninguém confortável para investir neste papel. Para operações com trade temos uma questão importante.
Não gosto de me arriscar muito em ativos que não conheço, mas com certeza, espero ter uma visão melhor sobre ele no futuro, mas no momento o que incomoda é a baixa liquidez em opções. As opções sempre são a forma mais segura e barata de entrar em um determinado ativo, mas ainda não é o caso deste ativo porque ele vem em clara tendência de baixa, e com baixa liquidez nas opções de compra e as ofertas nas opções de venda são inexistentes. Então o que podemos fazer para gerar caixa para investir mais pesado neste ativo, são operações rápidas contra tendência. Abaixo coloco todas os níveis que podem ser operados e as faixas preferenciais, que destaquei com cores. Como se trata de um ativo abaixo de 10,00 eu coloco a entrada exatamente na faixa e o stop de 3,0% e o alvo na faixa superior. Quando ele atinge 3,0% de ganho no fechamento do dia eu mudo o stop para a entrada. Isto cria uma relação de risco retorno de 2X não é a ideal mas pode gerar um bom lucro.

Embora seja um estudo gráfico, acho que faz mais sentido postar aqui neste tópico, afinal no momento em que vamos tomar uma decisão quanto mais informações tivermos, e soubermos trabalhar com elas, a nossa chance de sucesso tende a aumentar.
Participo deste fórum desde a sua fundação em 2009, e ele foi mudando. No inicio do fórum atual, eu já havia adotado as Ondas de Elliott como minha principal ferramenta e postava diretamente no tópico de cada ativo, deixando para postar no fórum de AT apenas o Ibov e o uso de técnicas, até que alguém migrou os meus post e pediu para que fossem postados somente no de AT. Não concordei muito mas passei a fazer assim. Só que agora tem sido difícil para mim organizar as postagens e gostaria de tentar novamente a forma antiga para ver se consigo aumentar a minha contribuição.

2 curtidas