CIEL3 - Cielo

1 curtida

Alguém arriscaria uma estimativa p/ a projeção da redução do LL nos próximos 5 anos?
Partindo do LL deste 1T 19 anualizado, uma projeção de queda assim seria um cenário realista?

ano 1: -25%
ano 2: -20%
ano 3: -15%
ano 4: -10%
ano 5: -5%

Minha ideia é calcular o FCD com base nisso, p/ ver o preço alvo.

9 curtidas

Boa ideia Cadu.

1 curtida

Ainda acho muito pouco, mas já é alguma coisa…

https://www.infomoney.com.br/negocios/grandes-empresas/noticia/8248781/cielo-anuncia-pagamento-instantaneo-e-devolucao-do-valor-da-maquininha-acao-vira-para-alta

@cadu
vc acha que a Cielo pode fechar capital como a Rede fez?

1 curtida

Estão noticiando que não vão fechar, mas pode ser uma hipótese.

1 curtida

É uma hipótese a ser levada em conta sim.

Com certeza. Multiplus fez a mesma coisa antes de fechar o capital.

Eu fiz uns cálculos aqui e com base nos dados segue %:

Ano 1: - 27,73%
Ano 2: - 21,06%
Ano 3: - 14,39%
Ano 4: - 7,73%
Ano 5: - 1,06%

Obs: eu usei os dados de 2016/2019 e fiz a projeção para os anos seguintes.

1 curtida

Vai aplicar o mesmo golpe da multiplus…

Acredito que se começar a desvalorizar demais e dependendo da postura dos controladores (atitudes forçando a desvalorização) é bem provável.

Projeção do FCD, levando em conta o LL do ultimo tri anualizado.

Com a projeção feita pelo @tygoufaynanchal:
Preço alvo em 10,83, com potencial de valorização de 35%.

Com a projeção que fiz - veja aqui:
Preço alvo em 9,13, com potencial de valorização de 14%.

Pelo alto risco aqui no ativo, que não demonstrou ainda nenhum sinal de estabilização dos lucros, e ainda pelo risco de poder vir a fechar o capital, acredito que a margem de segurança ainda está pequena. Mais próximo de 6 já vejo como atrativo.

7 curtidas

Vamos acompanhar o desenrolar das estratégias que forem sendo adotadas pela Cielo daqui para frente. Isso dará uma noção do que poderá ocorrer. Eu acredito que teremos uma posição melhor desse mercado de adquirência somente no segundo semestre em diante.

1 curtida

Ótimas colocações, pessoal.
Sobre a questão de fechamento de capital, a decisão dependerá da intenção: Se quiserem ser bons para os minoritários, vão recomprar ações e cancelar. Se quiserem beneficiar os controladores, irão fazer OPA…
Se ocorrer OPA é porque decidiram concorrer espremendo a adquirente (a exemplo da última medida do Itaú com a Rede).

OPA no caso da Cielo é mais difícil, são dois controladores grandes e um bom Free float… não é tão simples assim, outro ponto é que a Cielo vale em torno de 20 Bilhões… não é dinheiro de pinga

1 curtida

Cabe ressaltar que este é o valor de mercado levando em conta 100% das ações. Senão me engano o free float dela é em torno de 40%, o que daria uns 8B.

2 curtidas

acho que do ponto de vista do BB , com a nova diretriz economica, n vejo o banco desembolsando esse $$ para fechar o capital, é mais facil o banco vender a parte dele do que gastar com fechamento de capital, 8B para o Bradesco não é nada impossivel, o ponto é se vale a pena gastar td isso para ter um negocio que so perde margens … é uma decisão complexa de todos os lados…

1 curtida

Esperem facebook / whatsapp anunciar meio de pagamento… Claro que no Brasil cartão de crédito/débito ainda vai dar um caldo por pelo menos 10 anos, ainda assim se a CIELO não se reinventar pode cair pra 6 reais que não compro.

1 curtida

Uma das coisas que impactou na queda do lucro foi o aumento nas despesas, isso mostra que ela está entrando na briga… geralmente primeiro o investimento é feito e só dps o lucro vem. Com certeza ela já não é mais aquela empresa dos sonhos e com margens altas, claro que não seria eternamente assim, foi questão de tempo, todavia a empresa ainda gera lucro e muito caixa… Não estou comprando mais e também não estou vendendo, vou aguardar o próximo trimestre, acho que ela está longe de ser uma empresa ruim, tem muita empresa que ainda não tem a margem que ela tem e muita gente fala bem.

4 curtidas