Por questões tributárias, só opero com ações em mercado americano. Pode haver bitributação de dividendos nesse caso (há um pouco de controvérsia com receita) e há um complicador de conversão de moeda, pq vai de BRL para USD para AUD.
Gosto da Paladin, para mim é uma das mais interessantes, tem uma ótima mina, Lake Heinrich na Namíbia, que está em stand by, mas consegue reiniciar produção relativamente rápido, com um bom volume. O problema: não está mais sendo negociada na OTC (só fechamento de contratos), para comprar tem que ser na ASX. Resultado: não tenho em carteira por isso, senão, teria.
Ah, agora que vi a pergunta ali em cima da WWR… Bem, é uma junior mining com um monte de projetos pulverizados, principalmente lítio (que é um mercado complicado e competitivo), e o preço caiu bastante, não pela demanda, mas pq baixaram muitos os custos de produção. Além disso tem grafite (que nunca estudei) vanádio (que ok, é parecido com urânio, mas tenho fugido pq tá em ciclo de alta no momento) e projetos que não me parecem interessante em Urânio. Acho que tem opções mais interessantes.
Eu estava nesse momento tentando comprar a palaf no mercado OTC, e não estava conseguindo,e ai chegou sua resposta que não esta mais sendo negociado,rs, pensei que fosse algum problema na plataforma.
Encontrei alguns tutorias para a conversão de moeda pela interactive brokers, mas o ruim são as taxas que acabamos pagando né, Você sabe se essa bitributação pode ocorrer apenas nos dividendos? ou se lucrarmos na possível valoração dos papeis também precisaríamos pagar alguma coisa para a “receita” da Austrália, alem de termos que pagar aqui no Brasil?
Pensando em investir algo entre 5-10% do dinheiro que tenho na carteira do exterior, que é algo entre 40-50 de tudo que tenho (seria entre 2 e 5% do que tenho)
Pensando em comprar já segunda
10% em cameco
5% em UEC
E aguardar vê se dá certo a conta que tentei abrir na Interactive Brokers para comprar outros os outros 85% da carteira urânio. O que acham? @maicon?
Na IB dá a mensagem “this contract can only be closed” na PALAF… é o unico no OTC que tive esse problema. Significa que o papel estaria sendo descontinuado no OTC.
Cuida tb do seguinte, para alguns ativos, tu tem que dar um monte de ok em uns termos para permitir que tu compre… acho que alguns papéis do OTC é assim tb. Tive esse problema qdo fui comprar UGLD e USLV (que são ETFs alavancados de ouro e prata).
Tenho cerca de 8% do patrimonio em mineradoras de urânio… meu plano era entrar inicialmente com 5% e ao longo do tempo aumentar até 15% (ou até o ciclo mudar)… estou há quase 1 ano e meio com isso…
Cameco - é a blue chip do urânio. Boa empresa, melhores minas, é operacional e gera caixa. Baixo risco, mas o retorno é menor também. Não tenho em carteira pq estou focado em high risk - high return… É como se fosse a Barrick gold que o Buffet comprou. Se eu fosse sugerir uma empresa só para alguém que queira alguma exposição e tem perfil mais conservador, seria essa.
UEC - Tenho uma posição pequena para média. Tem bons gestores, mas é uma empresa com custos administrativos caros (não que o time não valha isso). Tem um bom projeto pronto para começar quando o mercado melhorar, e tem alguns ativos periféricos interessantes. Um deles é uma minha de TiO2 no Paraguai, que não é core business, mas tinham comprado a preço de banana e estão fazendo um PEA, provavelmente para vender depois para uma Tronnox da vida ou algo assim (as reservas de TiO2 da Cristal estão se exaurindo). Risco maior é diluição, pois tem que emitir regularmente ações para custear a empresa. Fez uma emissão grande recentemente, acho que fica até 2022 sem emitir.
Não recomendo…
É um mercado bem de nicho. Isso é feito por profissionais.
Primeiro, os contratos são de 100.000 libras. Segundo, tem execução física. Terceiro, o mercado é bem pouco líquido, e basicamente quem compra é ou mineradoras para cumprir contratos (pois está mais barato comprar no spot do que produzir) ou por usinas.
Se quiser em urânio físico existem 2 fundos que compram e armazenam urânio, Yellowcake (londres) e Uranium Participation Corp (TSX e OTC market). A taxa de carregamento é bem baixa, tipo 1-2%aa. É também um investimento bem conservador.
A questão que escolhi para iniciar as duas, é pelo fato de ser as unicas que posso comprar com a Passfolio, estou abrindo conta na Interactive Brokers, mas está sendo mais dificil do que a DW e a Passfolio, tb queria transferir parte do caixa que já tenho em dolar na passfolio, e já é um pouco mais complicado, como o dolar deu uma caida, pode até ser que faça nova remessa para o exterior, agora para a IB.
Mas enquanto isso, como achei muito interessante, quero já abrir posição hoje em algo do uranio, por isso pensando em comprar um pouco dessas 2.
No app aparece “contratos de 250 libras de U308” se fosse 250*30 =7.500 dolares, seria menor do que 1 contrato mini dolar que é de 10.000 dolares, e não precisa de caixa.
De qualquer forma, não vi opção nem na passfolio nem da IB.
A idea inicial ficaria com algo entre 0,1 e 0,25% em UEC.
Fiz uma pequena compra em CCJ e coloquei ordem para comprar mais barato e já disparou… UEC também disparou, a maxima das ultimas 52semanas era 1,29 já vai em 1,42…
MAs acho que vou compra um pouquinho mesmo assim, mas muito pouco hoje…
Eu quase abri uma conta na Passfolio pois poderia investir tanto em ações dos EUA como em cripto. Mas como é muito nova, fiquei com receio.
Me desculpem fugir do típico, mas o que te levou a criar conta nesta corretora e não na Interactive Brokers ou na Drive Wealth?
PS: pra cripto, abri na Binance.
Gostei de ver a carteira.
Eu acabei não seguindo com os planos de investir em urânio, por falta de grana, fiquei só no mercado nacional. Estou novamente querendo investir no início do ano que vem.
Ressuscitei minha planilha e mais da metade dos seus ativos estão na minha lista. Fez alguma alteração em relação à essa carteira aí?
Eu abri na DW, e estava satisfeito, aí eles me informaram que minha conta iria migrar para a Avanue, e as taxas da Avenue eram bem mais caras que a da DW, pesquisei bastante, e achei que a Passfolio era uma boa opção.
O aplicativo as vezes da problema, o maior deles é a atualização das cotações, que as vezes trava.
Mas é gratuito, vc só paga em acoes que custam menos de 5 dólares, 2 centavos por ação.
Mas graças ao @maicon me interessei em investir em empresas produtoras de urânio, e na Passfolio só da para comprar a Cameco e a UEC, por isso estou abrindo conta na Interactive Brokers (mas já comecei não gostando)
Ah sim, entendi. Não sabia que a DW tinha migrado pra Avenue. Foi comprada?
Talvez a Passfolio só negocie NYSE. Para conseguir diversificar e investir em algumas com maior potencial, vai precisar de alguma corretora que negocie ativos da PINK (mercado OTC).
Se não me engano, venderam para a Avenue a carteira de clientes PF, e encerraram esse serviço.
Quanto a IB, tem a questão da taxa, que é maior que na DW e Passfolio, para fazer a conta achei mais complicado e confuso do que na DW e do que na Passfolio. E o suporte tb é pior, não encontro e-mail e não consigo falar com ninguém para tirar dúvidas. O da Passfolio é disparado o melhor das 3 neste ponto, tem e-mail que respondem rápido, e em português.
O problema que só da para comprar ações da NYSE… Por isso abri a conta na IB e vou fazer uma transferência amanhã para vê se dá certo…
Achei muito mais difícil para abrir a conta, as informações de tarifa também não acho que são se fácil visualização, demorei para conseguir abrir a conta.
E agora ainda aparece mensagem que não tenho permissão para comprar algumas ações, não encontro e-mail nem chat para tentar resolver, alterei algumas configurações, o prazo era 24h, já passou e ainda não liberaram…
Minha experiência foi mais positiva… nunca tive problemas maiores…
Mas sim, não é tão amigável, e tem que gastar um pouco de tempo para entender o que pode e o que não pode ser feito, e como ajustar as configurações. É pouco intuitivo para isso, e algumas coisas é melhor fazer no PC e nao no celular.
Alterei as configurações antes de ontem no notebook, apareceu que as mudanças poderiam demorar até 24h, mas ainda aparece mensagem que eu não tenho permissão para comprar várias empresas que queria comprar… Entrei em um chat, mais de 20 min e não apareceu ninguém…