A fórmula/método que conheço é:
Primeiro ter base do crescimento da receita e margem ebitda no período a ser calculado. Em seguida projetar o FCF (free cash flow) para o período com a fórmula abaixo.
EBIT*(1-0,34) = Nopat
Nopat + Dep/Amort - Capex - Inv. em cap. de giro = Fluxo de Caixa Livre
0,34 é a taxa base de impostos. Nopat é o lucro antes dos juros somente, net operating profit after taxes, capex é a compra de ativo fixo. E Investimento em capital de giro é determinado por:
Prazo Médio de recebíveis, estoques ou fornecedores=Valor da conta * 365 / Receita Líquida
Ciclo Financeiro=(Prazo Médio de Recebíveis + Prazo Médio de Estoque - Prazo Médio de Fornecedores)
Capital de giro = Ciclo Financeiro * Receita Líquida / 365
Investimento em capital de giro=Capital de Giro do Ano 2 - Capital de Giro do Ano 1
Os resultados dos FCFs devem ser trazidos a valor presente pelo WACC, que nada mais é do que a taxa de desconto ponderada pelo custo do capital próprio (ke) e o de terceiros (kd). Para ponderar você vai somar o valor de mercado da empresa e sua divida bruta. Chamemos E de equity ou valor de mercado e D dívida bruta.
Wacc = ke * (E/E+D) + kd * (D/D+E)
Para calcular o ke:
Ke=taxa livre de risco + beta * prêmio de mercado
Taxa livre de risco pode ser um título público ou derivativo de longo prazo. Tenho adotado 4% para valores reais e 7,5% para valores nominais. O beta tem um tópico muito bom do @tygoufaynanchal, que vou ver se acho.amanhã. Mas você pode ignorar por enquanto e partir para o premio de mercado, que é a remuneração esperada a mais em função do risco. Pode ser duas vezes a taxa livre de risco ou algo próximo de 6% se esta for muito alta ou muito baixa. Cuidado para não somar a inflação duas vezes se estiver usando valores nominais.
Kd= custo médio da dívida é: (juros/D) ou Despesa Financeira/D) ou ((Resultado financeiro/D lìquida). O primeiro é o mais preciso, o segundo o mais prático o terceiro pouco pratico mas pode ser útil.
Tendo o WACC, descontar os seus caixas livres a esta taxa de desconto. Metade do trabalho feito.
Achar o valor residual, tópico extenso esse, sugiro adotar um múltiplo de mercado PSR de preferência ou o EV/Ebitda e descontar pela mesma taxa utilizada anteriormente no último ano do seu fluxo. Você também descontar um unico fluxo de caixa perpetuamente, mas como este valor (a perpetuidade) costuma representar uma parte grande do valor justo obtido, é mais confiável a abordagem dos múltiplos.
Somar o caixa e excluir a dívida do valor final.
Fazer algum ajuste se necessário e dividir o resultado pela quantidade de ações.
Enfim, pode ser um longo e divertido processo colher todas estas informações e com certeza melhorar seu entendimento do negocio, principalmente se você for minucioso. Mas pra todas as outras, usar PSBEe Tag! O DCF já é por si só uma ciência com alto grau astrológico, se as informações não forem colhidas cuidadosamente, se torna aleatória.
Abs