Como calcular o preço justo pago por uma ação e o teto

Olá!

Estou com uma dúvida sobre como calcular, corretamente, o preço justo a ser pago por uma ação para compor uma carteira de longo prazo. Quais fatores devemos analisar para termos uma visão geral de um determinado papel?

Desde já agradeço pela atenção e se este tópico já estiver contido no fórum, desculpem-me.

3 curtidas

Este video que fiz pode te ajudar:

7 curtidas

@cadu Eu tentei seguir o vídeo e fazer com FESA4
Da erro dizendo que a taxa bench tem que ser maior que a taxa de crescimento.

Se eu botei como bench 15% porém calculei o crescimento de 30% comparando lpa ou ll de outros exercícios, ai da erro…

como faz nestes casos?

É uma limitação que o site tem. Mas um crescimento médio anual de 30% nos próximos cinco anos é elevado demais.

Acho que essa pergunta vale um minuto de reflexão. Há muitos livros que falam a respeito e a conclusão das várias teorias existentes é que não há conclusão. Até 1920, o valor de uma ação era o seu valor patrimonial e ponto. Na década dourada surgiu o conceito de lucros futuros que justificou a bolha de 1929. Hoje as idéias transitam nas duas áreas, mas o conceito mais estabelecido é de que uma ação vale os fluxos de caixa a serem gerados menos todos os dispêndios de capital, mais um valor residual. Quanto ao valor residual, é o quanto ainda valeria a empresa ao fim desse período, alguns usam o conceito de perpetuidade como se a empresa fosse durar para sempre, outros de P/L normal de setor como se isso existisse, outros de VPA, como se a empresa fosse ser liquidada. Então não há resposta mágica. Até porque, embora extremamente necessária, essa conta não passa de um chute. O grande aprendizado está no processo. Para o pequeno investidor que precisa de um pouco de agilidade em selecionar oportunidades, sugiro uma lida no antigo tópico do Domingos Junqueira no infomoney. http://forum.infomoney.com.br/viewtopic.php?t=10754

11 curtidas

Muito bem colocado. O mercado não é eficiente, e acho que é neste pto onde nós que usamos AF devemos focar. Principalmente quando o mercado sofre grandes exageros nos movimentos, seja para cima ou para baixo. Determinar o preço alvo de uma ação é muita estimativa, tanto que a formula do FCD é muito sensível, se vc altera um pouco a taxa de desconto o preço alvo já sofre uma grande alteração. O mais indicado mesmo é saber as limitações de casa formula, e usar ferramentas distintas para agregar na análise.

5 curtidas

@cadu exatamente, hoje para analisar uso alguns índices, perspectiva de mercado e econômia, concorrência, etc. Estou tentando aprender fcd para completar.

Um gestor de fundos famoso, comentou que se vc não sabe qual o preço justo que vc quer alcançar, vc não sabe o que está fazendo. Mas como iniciante não consigo fazer essa conta. Eu sigo a premissa que se a empresa gera caixa, cresce e/ou paga bons dividendos, ela vai se valorizar.
Quanto? Não sei e hj vejo isso como especulação. Irbr e mglu por exemplo, já ultrapassou vários “valores justos” de analistas.

@sr_fouquet obrigado pela indicação, a noite vou poder ler.

4 curtidas

Estou muito longe de ser entendido no assunto, mas gosto do método antigo do Graham:
http://www.fundamentus.com.br/pagina_do_ser/Graham.htm
Ele sobrevaloriza o VPA e por isso não funciona para fintechs, seguradoras e outras em que o VPA é muito baixo.
As grandes vantagens é que independe de subjetividades (previsão de que a empresa vai crescer X ou Y) e é bem simples.
Pra mitigar o efeito do LPA momentâneo, uso médias históricas. Tem funcionado bem pra mim.

5 curtidas

@cadu muito show o video. Obrigado. Eu fiz uma tentativa com a OIBR3 e o resultado foi assustador. Voce poderia verificar e ver se fiz algo errado. Obrigado.

OIBR vai dar um resultado distorcido mesmo. Isto pq ele teve um fator não recorrente que inflou seu lucro. P/ se ter uma ideia, em 2018 o resultado operacional foi negativo em -5M, mas reportou um lucro liquido de 24M (deve ter sido daquele rolo com os credores, que aderiram ao plano de recuperação - não acompanho). É uma empresa operacionalmente muito ruim, que desde 2015 segue ladeira abaixo, e esta inflada nos números distorceu todos os indicadores.

oibr

oibr2

@cadu me tira uma dúvida por favor. Tem alguma forma mais fácil de se ter a certeza do não recorrente ou a empresa não é obrigado a descriminar no balanço que aquilo foi um não recorrente ? - atualmente eu olho o numero que estiver bem destoado/distorcido em comparação com os demais no mesmo trimestre do ano anterior…não sei nem se esta certo isso.

1 curtida

O jeito mais prático é olhar se o lucro líquido está com um valor superior ao resultado operacional. Se estiver, certeza que teve algum evento não operacional que impactou positivamente o lucro.

Mas tem casos onde isso é mais sutil, pois o lucro continua inferior ao resultado operacional, mas foi impactado positivamente. Mas aí só lendo o release do balanço da empresa mesmo.

2 curtidas

Obrigado @cadu.

1 curtida

Muito bom. Mais um aprendizado. Obrigado.

Pessoal, creio que alguns já devem ter visto a calculadora de fluxo de caixa descontado no site do viver de dividendos. Segue o Link: Modelo Fluxo de Caixa Descontado - DCF

Percebi que inputando os mesmo dados na calculadora do viver de dividendos e do site Calkoo obtenho resultados bem diferentes. Alguem sabe o motivo? Imagino que exista uma diferença nas formulas mas gostaria de saber se vcs se preferencia entre algumas das formulas utilizadas e qual motivo.

Ambas ferramentas dão o mesmo valor. Acabei de testar aqui. Mande um print com ambas pra eu analisar.

A fórmula/método que conheço é:

Primeiro ter base do crescimento da receita e margem ebitda no período a ser calculado. Em seguida projetar o FCF (free cash flow) para o período com a fórmula abaixo.

EBIT*(1-0,34) = Nopat
Nopat + Dep/Amort - Capex - Inv. em cap. de giro = Fluxo de Caixa Livre

0,34 é a taxa base de impostos. Nopat é o lucro antes dos juros somente, net operating profit after taxes, capex é a compra de ativo fixo. E Investimento em capital de giro é determinado por:

Prazo Médio de recebíveis, estoques ou fornecedores=Valor da conta * 365 / Receita Líquida

Ciclo Financeiro=(Prazo Médio de Recebíveis + Prazo Médio de Estoque - Prazo Médio de Fornecedores)

Capital de giro = Ciclo Financeiro * Receita Líquida / 365

Investimento em capital de giro=Capital de Giro do Ano 2 - Capital de Giro do Ano 1

Os resultados dos FCFs devem ser trazidos a valor presente pelo WACC, que nada mais é do que a taxa de desconto ponderada pelo custo do capital próprio (ke) e o de terceiros (kd). Para ponderar você vai somar o valor de mercado da empresa e sua divida bruta. Chamemos E de equity ou valor de mercado e D dívida bruta.

Wacc = ke * (E/E+D) + kd * (D/D+E)

Para calcular o ke:

Ke=taxa livre de risco + beta * prêmio de mercado

Taxa livre de risco pode ser um título público ou derivativo de longo prazo. Tenho adotado 4% para valores reais e 7,5% para valores nominais. O beta tem um tópico muito bom do @tygoufaynanchal, que vou ver se acho.amanhã. Mas você pode ignorar por enquanto e partir para o premio de mercado, que é a remuneração esperada a mais em função do risco. Pode ser duas vezes a taxa livre de risco ou algo próximo de 6% se esta for muito alta ou muito baixa. Cuidado para não somar a inflação duas vezes se estiver usando valores nominais.

Kd= custo médio da dívida é: (juros/D) ou Despesa Financeira/D) ou ((Resultado financeiro/D lìquida). O primeiro é o mais preciso, o segundo o mais prático o terceiro pouco pratico mas pode ser útil.

Tendo o WACC, descontar os seus caixas livres a esta taxa de desconto. Metade do trabalho feito.

Achar o valor residual, tópico extenso esse, sugiro adotar um múltiplo de mercado PSR de preferência ou o EV/Ebitda e descontar pela mesma taxa utilizada anteriormente no último ano do seu fluxo. Você também descontar um unico fluxo de caixa perpetuamente, mas como este valor (a perpetuidade) costuma representar uma parte grande do valor justo obtido, é mais confiável a abordagem dos múltiplos.

Somar o caixa e excluir a dívida do valor final.
Fazer algum ajuste se necessário e dividir o resultado pela quantidade de ações.

Enfim, pode ser um longo e divertido processo colher todas estas informações e com certeza melhorar seu entendimento do negocio, principalmente se você for minucioso. Mas pra todas as outras, usar PSBEe Tag! O DCF já é por si só uma ciência com alto grau astrológico, se as informações não forem colhidas cuidadosamente, se torna aleatória.

Abs

4 curtidas

Beta:

1 curtida