Contabilidade das Ações

Minha dúvida, para os mais entendidos… matemática é exata. Porque os cálculos dos indicadores variam tanto?
Outra… Devemos analisar os cálculos pelo novo IFRS ou pelo Regulatório? Algumas empresas chegam a mostrar neste trimestre que numa deu lucro maior do que trimestre anterior e na outra lucro menor que anterior (anti-matemática)
E, na análise, devemos dar atenção aos valores simples ou aos ajustados? também mostrando variações grandes.
Grato.

1 curtida

a) Indicadores - eles variam muito porque são equações, por exemplo, ROE = LUCRO LÍQUIDO/PATRIMÔNIO LÍQUIDO. A tendência em uma empresa é o patrimônio líquido aumentar, pois ela irá reinvestir uma parte do capital. Já o lucro também irá variar, pois está sujeito a tudo (mercado, governo, crise etc). Logo, o numerador e o denominador irão variar constantemente tanto para mais quanto para menos.

b) IFRS ou Regulatório - depende, pois o IFRS é padrão americano. No Brasil existe o CPC que faz as adequações do padrão americano para o brasileiro. Alguns setores exigem pareceres específicos do Banco Central (bancário) ou ANEEL (energia) etc. Então, o ideal é ir pelo o normativo adaptado, pois estará de acordo com a realidade brasileira. Obs: eu entendi “regulatório” como o normativo adaptado.

c) Simples ou Ajustados - o ideal é utilizar os ajustados, pois são indicadores que estão de acordo com a realidade da empresa ou do setor ou algum normativo. Porém, o cuidado que se deve ter aqui é que muitas empresas ajustam os indicadores de modo a esconder alguma realidade, então deve-se tomar muito cuidado nos indicadores ajustados fornecidos pela empresa (por exemplo, Ebitda). Use o padrão contábil - Demonstrações Contábeis -, pois podem já estar ajustados com algum normativo. Obs: quando verificar variações muito grandes, então nesse caso é melhor destrinchar os indicadores mostrados pela empresa e averiguar com mais aprofundamento para encontrar o real motivo da discrepância.

d) Matemática e Contabilidade - as duas são exatas, porém a matemática expressa um número ou uma equação. Já a contabilidade transforma um momento, uma situação ou um contexto em um número ou em uma equação. Por isso que ocorre essa variação nos valores.

e) Anti-matemática - tal variação é devido as mudanças que estão ocorrendo na contabilidade. Geralmente, o CPC estabelece prazos para aplicação das novas regras.

http://www.cpc.org.br/CPC

4 curtidas

Contabilidade pode ser exata na sua aplicação mas é bem abstrata nos seus conceitos. Essas variações muitas vezes se dão pela tentativa de comparar trimestres diferentes numa mesma base contábil (quando há mudança e um novo estágio do IFRS é implementado) ou contextualizar eventos não recorrentes que afetem o resultado extraordinariamente. Essa bagunça de padronização contábil tem levado muitas empresas a reportarem um resultado gerencial muito próprio e que acaba divergindo dos números oficiais.

4 curtidas

E empresas como a Natura estão fazendo uma bagunça ainda maior para reportarem seus resultados: NTCO3 - Natura - #28 por cadu

Ou ainda Ugpa3 que montou o indicador: Ebitda ajustado pós ajuste - UGPA3 - Ultrapar - #456 por cadu

2 curtidas