Concordo que lá seja uma ditadura repressora, mas não concordo que seja uma vida terrível… quem viaja a China acha aquilo um absurdo de desenvolvido, tecnológico, tem todas as benesses que temos no ocidente (empresas tecnológicas em todas as áreas, todas as principais marcas, MC Donalds etc).
Mesmo que não seja o ideal de governo, que seja uma ditadura (algo que por si só acho muito arriscado), quando “acerta” nela, seja militar ou comunista/capitalista, ajuda muito o país. Quem ta no poder tem 30 anos para implementar um plano de desenvolvimento. Aqui, de 4 em 4, a gente bota uma pessoa do espectro político totalmente oposto, que quer desfazer o que ja foi feito antes e começar do seu jeito novamente.
Lá, se por sorte forem pessoas engajadas e capacitadas na função de gerir e desenvolver o país, terão bem mais sucesso que um país dito democrático.
E para o cidadão comum médio chinês, se a renda dele e a qualidade de vida dele continuarem crescendo, se ele continuar podendo ter tudo que um ocidental também pode ter em bens materiais, aceita tranquilamente a perda de algumas liberdades e direitos, vide os benefícios que vem tendo.
Eu ainda sou mais a nossa democracia, mesmo cagada, mesmo com as pessoas tendo liberdade de se matarem em um fórum de investimentos sobre dois lados opostos politicos (resumindo erroneamente em direita/esquerda), sempre focados na próxima eleição, em fazer política, em convencer o próximo, mesmo sabendo que nessa perda de foco que da, de 4 em quatro anos mudar tudo, e que isso implica em perder competitividade, prefiro assim.
Mas não saio demonizando a China. É diferente de todas as outras ditaduras de “esquerda”. É uma que vem dando certo e que assusta todas as outras nações pelos fatos já citados, desenvolvimento rápido etc.
Se o chinês médio ta conseguindo levar de boa e consegue ter uma vida quiça melhor que a minha, eu é que não vou ficar reclamando do governo dele por ele, ja tenho o meu pra me preoucupar. Se forem citar os protestos em Hong Kong, lembrem que ainda é uma coisa minoritária, pessoas de ideais de liberdade que fazem, quando essas ideias aderirem a uma quantidade considerável de cabeças talvez seja válido eles mudarem, mas deixo pro povo chinês resolver o problema deles. Acho que a maioria na balança ta achando tudo muito favorável e prefere deixar como esta, só acho.