Coronavirus - informações oficiais

Vai exigir muito se é experimental e o povão como cobaia gratuita, pra eles oque interessa é o tutu no bolço.

3 curtidas
1 curtida

O número de casos da Covid vai aumentar independente da estratégia. Lockdown, vacinação, isolamento social ajudam bastante, mas não evitarão a onda 3. Uma pandemia é caracterizada por 3 ondas principais, sendo a segunda a pior e a terceira semelhante a primeira.
O que se pode fazer é achatar a curva, mas evitá-la é praticamente impossível.
Desde o surto de peste bubônica da Europa, passando pela gripe espanhola, H1N1 e agora Covid esse padrão se repetiu.
Vejam o caso de Israel, lá a pandemia está mais adiantada e a onda 3 começou lá primeiro, mesmo com a maior parte da população vacinada.

1 curtida

Mas nenhuma pandemia teve uma 3ª onda com a população vacinada, talvez essa 3ª onda de agora seja mais fraca que a 1ª.

México é varrido por terceira onda de covid-19, com variante delta - 6 Minutos (uol.com.br)

Israel combate 4ª onda da Covid com 3ª dose e em busca de quem hesita tomar a 1ª e a 2ª - 21/08/2021 - Mundo - Folha (uol.com.br)

Israel já está na 4º onda.
Países da Europa estão tendo 3º onda mesmo com vacina.

1 curtida

O vírus tem sua própria dinâmica.
O que cada um pode fazer é se acautelar, na medida do possível.

1 curtida
2 curtidas

Me expressei mal, acho que por ter vacina, teremos menos mortes que a 1ª onda.

Mais algumas consequências das medidas tomadas:

3 curtidas
1 curtida

Mais um efeito da quebra da cadeia, empobrecimento, mudança de hábitos drástica. Se considerarmos 16% a mais de morte por diabetes já são uns 800k a mais por ano. Parabéns #ficaemcasa.

Os estudos vão mostrar, mas até agora tenho a impressão que as medidas adotadas, no geral, geraram efeitos colaterais mais danosos do que a covid em si.

2 curtidas
4 curtidas
2 curtidas
5 curtidas

Colocando uma experiencia anedotica. Depois que comecei a suplementar vitamina d nunca mais peguei nem gripe. Faz 3 anos que tomo

8 curtidas

Tb estou neste grupo.
Cheguei a comentar aqui no começo da epidemia, que eu chutava que a vitamina D poderia ter alguma relação com o covid. E por ser um suplemento barato e eficiente para diversos outros fatores, valia a pena na duvida fazer uso. Tanto que aumentei a concentração dele.

7 curtidas

Mas há uma percepção errônea nesse caso de que a vitamina D seria “preventiva” contra pegar Covid. O que ocorre é que a baixa vitamina D no organismo deixa ele mais vulnerável para diversos tipos de infecção justamente por favorecer comorbidades e que, infelizmente pelo nosso modo de vida atual, parte relevante da população possui falta de vitamina D. Então falar que quem morria tinha falta de vitamina D é quase próximo a quem ter comorbidades morrer mais. A própria conclusão do estudo afirma isso:

The background section has shown that the vitamin D system plays a crucial role not only in the healthiness and strength of the skeletal system (rickets/osteoporosis) but also in the outcome of many infectious and/or autoimmune diseases [167,168]. Preexisting D3 deficiency is highly correlated in all of these previously mentioned cases.

Entretanto tomar vitamina D com alto grau não é saudável. Eu tenho osteopenia e preciso da vitamina D, sofri com o encarecimento (e desaparecimento na pandemia) e ainda assim meu médico só me recomenda 2 mil de uso contínuo. Em geral acima disso (5, 10 e 50 mil) são casso muito graves para tratamentos em períodos definidos (tive que tomar por 3 meses o de 10), lembrando que o alto uso de vitamina D favorece cálculo renal (na qual também tenho e não recomendo a ninguém, a não ser que queira sentir como se perfurassem uma lança no seu rim).

De 2016:

Aumentou o consumo de vitaminas pela população. A vitamina do momento é a vitamina D, também conhecida como a “vitamina do Sol”. Mais de um bilhão de pessoas no mundo têm deficiência dessa vitamina, sendo essa condição considerada um problema de saúde pública porque a vitamina D tem um papel importante no desenvolvimento de diversas doenças, principalmente as doenças crônico-degenerativas, inclusive a obesidade, diabetes e hipertensão, além de doenças neurológicas, autoimunes, cardiovasculares, ósseas e câncer. Em crianças, a deficiência de vitamina D é uma das causas do raquitismo, enquanto que em idosos esta vitamina está associada com a osteoporose e um risco elevado de fraturas. Devido a essas evidências, a vitamina D aparece como sendo o suplemento nutricional mais comentado da última década pelo New York Times.

https://www.anm.org.br/vitamina-d-e-saude/

5 curtidas

A dose recomendada varia muito, mas creio que na maior parte dos casos, salvo alguma patologia, o ideal seria algo em torno de 1k a 4k dia, dependendo tb do peso da pessoa:

The recommended daily allowance for Vitamin D is currently set at 400-800IU/day, but this is too low for adults. The Upper Tolerable Intake Level in the United States and Canada is 4,000IU/day. Research suggests that the true Upper Tolerable Intake Level is 10,000IU/day. For moderate supplementation, a 1,000-2,000IU dose of vitamin D3 is sufficient to meet the needs of most of the population. This is the lowest effective dose range. Higher doses, based on body weight, are in the range of 20-80IU/kg daily.

4 curtidas

Verdade, o importante é sempre fazer exames para averiguar o nivel de vita-d. Eu tomo por prescrição médica.

2 curtidas