Também não consegui assistir e não achei o vídeo em lugar algum. Perguntei por e-mail para o RI, mas não responderam. Telefone do RI sempre dá como ocupado para mim, deve estar com problema…
Mas vendo os slides, me chamou a atenção o projeto de se alavancarem, parte com projetos (Capex), parte com dividendos. Sabendo que seguirão gerando muito caixa, tenho para mim que dividendos com yield acima de 10% veio para ficar. Primeiro semestre, deve entrar a venda da Copel Telecom, que trará caixa mais lucro contábil. Logo terão outras vendas. Copel, no curto médio prazo, seguirá como uma máquina de dividendos.
Então, sem os dados tive mais dificuldade de fazer contas.
A venda da Copel telecom foi com ágio, então tem o ganho de conversão em dividendos.
Sobre alavancagem e capex, falta ver a diferença de retorno dos projetos e custo da dívida, para conseguir calcular a TIR interna.
Hoje algumas empresas estão com TIR de quase 10%, creio que seja possível para Copel chegar lá, mas dependendo desses fatores seria factível também uns 6-7%.
Você poderá trocar suas 1.000 ações ON por 200 Units. Dentro de cada Unit, vc terá 4 PNs e 1 ON. Acho um ganho, pois na prática vc terá trocado 800 ONs por 800 PNs, que pagam mais dividendos e são mais caras.
Matheus, vc encontrou algo sobre qual o retorno esperado? A princípio isso também vai reduzir a necessidade de pessoas, porém sendo estatal qual seria o plano para capturar esse benefício? Plano de desligamento? Ou realocação?
Nós EUA acho que alguns lugares possuem tipo um rádio nós medidores. Aí a distribuidora apenas passa de carro por perto coletando a medição das casas em volta de forma bem rapida
Entendo que há outros ganhos, como agilidade para resolução de panes elétricas e no religue de clientes adimplestes e desligues de inadimplentes. Acredito que também ajude a identificar gatos elétricos.
Acho que logo a empresa divulgará mais detalhes do projeto, que já teve piloto concluído em região representativa.
Realmente me parece uma das poucas estatais com gestao igual à privada.