CPLE3 - Copel

Também não consegui assistir e não achei o vídeo em lugar algum. Perguntei por e-mail para o RI, mas não responderam. Telefone do RI sempre dá como ocupado para mim, deve estar com problema…

Mas vendo os slides, me chamou a atenção o projeto de se alavancarem, parte com projetos (Capex), parte com dividendos. Sabendo que seguirão gerando muito caixa, tenho para mim que dividendos com yield acima de 10% veio para ficar. Primeiro semestre, deve entrar a venda da Copel Telecom, que trará caixa mais lucro contábil. Logo terão outras vendas. Copel, no curto médio prazo, seguirá como uma máquina de dividendos.

4 curtidas

To afim de entrar numa elétrica… entre a 3 e 6 tem diferença nos dividendos?

1 curtida

A 6 paga 10% a mais. Se seu objetivo for dividendos e ela estiver custando menos do que 10% da 3, vale a pena.

1 curtida

opa! vlw a dica!

1 curtida

Mas vale atentar para o programa de Units aprovado recentemente

1 curtida

Então, sem os dados tive mais dificuldade de fazer contas.
A venda da Copel telecom foi com ágio, então tem o ganho de conversão em dividendos.
Sobre alavancagem e capex, falta ver a diferença de retorno dos projetos e custo da dívida, para conseguir calcular a TIR interna.
Hoje algumas empresas estão com TIR de quase 10%, creio que seja possível para Copel chegar lá, mas dependendo desses fatores seria factível também uns 6-7%.

2 curtidas

Agora essa questão de Units…nunca participei…como funciona? Como devo proceder?

1 curtida

Período de Solicitação.

Durante o período compreendido entre

22

de março de 2021, inclusive,

e

20

de

abril de 2021

, inclusive

, os acionistas não controladores poderão solicitar as Conversões de Ações ou a Formação

de UNITs, observados os procedimentos previstos neste Programa de UNITs (“

Período de Solicitação

”)

Vão aderir? teriam como explicar isso na prática - usando exemplo de quem tem por exemplo “1000 ons” como ficaria?

Você poderá trocar suas 1.000 ações ON por 200 Units. Dentro de cada Unit, vc terá 4 PNs e 1 ON. Acho um ganho, pois na prática vc terá trocado 800 ONs por 800 PNs, que pagam mais dividendos e são mais caras.

5 curtidas

Obrigado camarada!

1 curtida

https://diariodosudoeste.com.br/pato-branco/copel-inicia-a-implantacao-do-rede-eletrica-inteligente/

3 curtidas

Matheus, vc encontrou algo sobre qual o retorno esperado? A princípio isso também vai reduzir a necessidade de pessoas, porém sendo estatal qual seria o plano para capturar esse benefício? Plano de desligamento? Ou realocação?

1 curtida

Reduz o gasto c pessoal medindo relógio

Só se o pessoal não for concursado e realmente for desligado.

1 curtida

Nós EUA acho que alguns lugares possuem tipo um rádio nós medidores. Aí a distribuidora apenas passa de carro por perto coletando a medição das casas em volta de forma bem rapida

Entendo que há outros ganhos, como agilidade para resolução de panes elétricas e no religue de clientes adimplestes e desligues de inadimplentes. Acredito que também ajude a identificar gatos elétricos.

Acho que logo a empresa divulgará mais detalhes do projeto, que já teve piloto concluído em região representativa.

Realmente me parece uma das poucas estatais com gestao igual à privada.

2 curtidas

7 curtidas

Boa noite, qual acham melhor, CPLE3 ou CPLE6?