CPLE3 - Copel

@cadu será que vc poderia fazer uma breve análise fundamentalista da Copel? Estou pensando em encarteirar devido ao recente projeto em energia solar em Pernambuco.

Mais geração de energia solar em PE | Economia | Diario de Pernambuco - O mais antigo jornal em circulação na América Latina

2 curtidas

Eu acho os balanços da empresa bem bagunçados, e já tem um tempo que desisti de olhar: CPLE3 - Copel - #13 por cadu

Mas calculando o preço alvo:

Empresa CPLE3
Cotação atual 59,92
Preço alvo pelo PSBe esta em 169,19 com potencial de crescimento de 182%
Pelo FCD, utilizando uma taxa de crescimento de médio de 6% ano, p/ os próximos 5 anos,
com 8% de taxa de desconto, chego a um valor de 172,05
Na cotação atual, e considerando uma perpetuidade de 0, o mercado esta precificando pelo
FCD um crescimento anual de -10% p/ os próximos 5 anos.

Indicadores Anual Ultimo tri anualizado
P/L 8,18 8,00
P/VP 0,92
ROE 11,3% 11,5%
DY 3,70%
Margem Operacional 21,4% 22,3%
7 curtidas

Pq esta empresa está sempre tão barata? Olhando o histórico parece ter bons resultados…

1 curtida

Há poucos anos a cotação girava em torno de 20,00 , 1/3 do VP, época em que a empresa tinha muitos gastos com Capex.

Galera, copel a R$60,00, deitou feio hoje hein! Aproveitei, mas o que vocês estão achando??

Eu tenho CPle3
Não consegui comprar por 56,00
Vou ver se chega hoje

3 curtidas

Vejam os dividendos anunciados…

E se já consideram que foi desdobrado em 1:10… é um baita dividendo… Na situação anterior seria 5,27/ação… mas como desdobrou 1:10, ficou em 0,527 por ação.

FOR IMMEDIATE RELEASE (mziq.com)

4 curtidas

Tô pensando em entrar nessa empresa, estou em dúvida entre ela e CESP6.

Mesmo sendo estatal, parece ter maior robustez (atua na geração, distribuição e transmissão) que a CESP6 (que vem em processo de estruturação e carrega algumas indenizações que aumenta seu passivo).

Espero que a cotação não suba tanto até o dia do meu aporte.

1 curtida

Já subiu consideravelmente. Já chegou a pouco tempo atrás em 62 ou 6,2 no desdobramento atual. Mas eu acho que não sobe muito mais do que já está subindo hoje.

1 curtida

De onde vão tirar o dinheiro para renovar o campo gerador?
Muitas concessões vencendo logo ali…
Se alguém participar da call seria interessante ver como vão endereçar esse ponto e se pagar o dividendo foi uma atitude correta.

1 curtida

Então, gostei da nova política de distribuição de proventos da empresa, que leva em consideração o nível de alavancagem da mesma.

Se a dívida líquida/EBITDA estiver entre 1,5x e 2,7x então payout será de 50%. Se alavancagem for menor que 1,5x então o payout será de 65%.

Como a alavancagem no momento está em torno de 1,3x (e a tendência é se manter), a empresa deliberou esse caminhão de dividendos (0,52 de dividendos + 0,05 de JSCP)

Considerando a cotação atual de CPLE6 (6,98), daria um DY de 8,1%.

Para garantir um DY de 6% a.a, teríamos:

0,52/0,06 = 8,66 . Portanto, até esse preço estou disposto a pagar.

4 curtidas

Resta saber se é saudável para a empresa pagar dividendos ou quitar o endividamento. Essa política nova de dividendo para que foi um pouco de imposição do governo do Paraná. Eu prefiro que a empresa cresça de forma sustentável, se conseguir pagar bons dividendos e continuar crescendo melhor. Mas seria bom uma explicação mais detalhada dessa situação, se foi só por necessidade do governo do Paraná ou se realmente é algo sustentável.

1 curtida

Minhas ações da Copel (cple6) sumiram da corretora clear…

Aconteceu com alguém mais?

Vou fazer um post lá no tópico de CESP que pode ser do interesse de alguns.

1 curtida

Com os dividendos que ainda irão para votação, DY chegará a 13%.

Acho bem tranquila a situação da empresa. Existe uma alavancagem ótima. Quando fica abaixo, tem que distribuir dividendos mesmo, muito melhor do que investir em projetos de retornos ruins. Empresa ainda receberá a grana da Copel Telecom, irá vender a companha de gás e participação em geradora.

Resultado do 4 tri foi muito forte. Virou uma vaca leiteira e com controlador (governo) incentivando governança (o que é raro) e dividendos (não tão raro).

2 curtidas

Chegando nesse patamar de DY, a cotação deve voltar ao topo histórico.

1 curtida

No Bolsonaro day peguei a R$60,98 :innocent:

Em valores de hoje peguei a R$6,10 mais ou menos. Ela caiu bastante junto com a sanepar naquela época. Fazia tempo que eu estudava essa empresa. Acho que esse ano ela cai nas graças da galera.

2 curtidas

CONVERSÃO UNITs CIA PARANAENSE DE ENERGIA - COPEL

Prezado Investidor!

A Companhia Paranaense de Energia – COPEL empresa que gera, transmite, distribui e comercializa energia, com ações listadas na B3 (CPLE3, CPLE5, CPLE6), comunica aos seus acionistas e ao mercado em geral que o Conselho de Administração aprovou o 1º Programa de Conversão de Ações e Formação de Certificados de Depósito de Ações, conforme fato relevante (“Programa de UNITS”).

Cada UNIT será composta de 1 ação ordinária (“ON”) e 4 ações preferenciais classe “B” (“PNB”) de emissão da Companhia

Conversão de Ações : Exclusivamente para permitir a composição dos UNITs, durante o período fixado no Programa de UNITs, será facultada aos acionistas da Companhia a conversão voluntária: (i) de ações preferenciais classe A (“PNA”) em ações PNB, (ii) de ações ON em ações PNB, e (iii)de ações PNB em ações ON, conforme disposto abaixo

No âmbito do Programa de UNITs, a Conversão de Ações terá como objetivo exclusivo formar Múltiplos de Ações que serão substituídas por UNITs e observará as seguintes condições:

  • para cada grupo de 5 ações PNA de emissão da Companhia, o acionista titular dessas ações terá o direito de converter (i) 5 ações PNA em 5 ações PNB e, (ii)imediatamente depois dessa conversão, para cada grupo de 5 ações PNB de emissão da Companhia, 1 ação PNB em 1 ação ON;
  • para cada grupo de 5 ações PNB de emissão da Companhia, o acionista titular dessas ações terá o direito de converter 1 ação PNB em 1 ação ON; e
  • para cada grupo de 5 ações ON de emissão da Companhia, o acionista titular dessas ações terá o direito de converter 4 ações ON em 4 ações PNB.

Data de Conversão de Ações e de Formação de UNITs: As Conversões de Ações e Formação e Emissão de UNITs serão realizadas imediatamente após a homologação, pelo Conselho de Administração, dos pedidos feitos durante o Período de Solicitação

Crédito das UNITs: Até 3 dias úteis seguintes à Data de Formação de UNITs, serão creditadas (“Data de Crédito das UNITs”)

LIMITE DE SOLICITAÇÃO NO AMBIENTE DE BOLSA: 20/04/2021 às 15:00 horas

Para acessar o fato relevante, clique aqui.

Alguém que tenha participado do Copel Day, falaram algo dos projetos?
Na parte de alocação de capital no powerpoint só falam sobre nível de alavancagem target e muito vagamente sobre onde vão colocar o dinheiro.

1 curtida