Na ideia central da minha pergunta, o desdobramento não faz diferença, ele realmente ajuda na liquidez, se isso for um problema.
A ideia central é, vejo algumas pessoas falando, principalmente Ancaps, que uma “moeda” que não tem como sofrer inflação (pois tem uma quantidade limitada), é vantajoso.
E no exemplo que citei acima, me parece que para refletir monetariamente um mundo em crescimento, você tem duas opções, OU “imprime” mais dinheiro, OU diminuiu o preço de TUDO. No fim dando a mesma coisa. A dúvida é, esse meu pensamento é verdade?
Mais um exemplo teórico, digamos que se calcule o dinheiro total em circulação no mundo hoje em US$1 quatrilhão; e resolve-se trocar tudo por uma criptomoeda não inflacionável em 1 para 1, única e com total aceitação, teremos 1 quatrilhão de moedas para sempre, divisível em 100 ou 1000 (isso tanto faz).
Como o mundo vai crescendo, ficando mais rico devido a novas tecnologias, população aumentando, etc… É necessário um jeito de refletir isso na moeda, e a forma que vejo é baixando o preço de TUDO.
Então me parece que isso acaba funcionando como uma inflação da moeda. Para não aumentar a quantidade delas, se diminuiu o preço de tudo, o que acaba gerando o mesmo efeito da inflação.
Algo semelhante com isso já aconteceu/acontece em alguns lugares do mundo. Imaginando imóveis como moedas que não tem como criar mais (local já está todo lotado), então tudo foi baixando de preço comparado aos preços dos imóveis, ANTES 1 imóvel valia 5 automóveis ou 50 salários e agora vale 10 automóveis ou 100 salários.