Criptomoedas

Na ideia central da minha pergunta, o desdobramento não faz diferença, ele realmente ajuda na liquidez, se isso for um problema.

A ideia central é, vejo algumas pessoas falando, principalmente Ancaps, que uma “moeda” que não tem como sofrer inflação (pois tem uma quantidade limitada), é vantajoso.

E no exemplo que citei acima, me parece que para refletir monetariamente um mundo em crescimento, você tem duas opções, OU “imprime” mais dinheiro, OU diminuiu o preço de TUDO. No fim dando a mesma coisa. A dúvida é, esse meu pensamento é verdade?

Mais um exemplo teórico, digamos que se calcule o dinheiro total em circulação no mundo hoje em US$1 quatrilhão; e resolve-se trocar tudo por uma criptomoeda não inflacionável em 1 para 1, única e com total aceitação, teremos 1 quatrilhão de moedas para sempre, divisível em 100 ou 1000 (isso tanto faz).

Como o mundo vai crescendo, ficando mais rico devido a novas tecnologias, população aumentando, etc… É necessário um jeito de refletir isso na moeda, e a forma que vejo é baixando o preço de TUDO.

Então me parece que isso acaba funcionando como uma inflação da moeda. Para não aumentar a quantidade delas, se diminuiu o preço de tudo, o que acaba gerando o mesmo efeito da inflação.

Algo semelhante com isso já aconteceu/acontece em alguns lugares do mundo. Imaginando imóveis como moedas que não tem como criar mais (local já está todo lotado), então tudo foi baixando de preço comparado aos preços dos imóveis, ANTES 1 imóvel valia 5 automóveis ou 50 salários e agora vale 10 automóveis ou 100 salários.

1 curtida

Acho mais provável o valor do bitcoin ir acompanhando a inflação, isto pensando em um processo de estabilização do bitcoin e de crescimento do PIB. Ou seja, a inflação subiu 5%, o valor do bitcoin tb acompanha estes 5%, repondo a inflação.

Na prática o que deve ocorrer é esta volatilidade gigantesca continuar, e no futuro novas moedas digitais tomarem o mercado da principal hoje que é o bitcoin.

1 curtida

Binance.

Um diferença que vejo é que quando se imprime mais dinheiro quem tem dinheiro guardado perde com isso. No outro caso quem tem dinheiro guardado ganha

Na prática o que acontece, é que quem tem mais dinheiro num ambiente inflacionário cada vez tem mais ainda, aumentando a distância entre ricos e pobres. Óbvio que não estou falando “guardado” num colchão, precisa estar “guardado” investido, que é o que normalmente acontece com quem tem mais dinheiro guardado. (Claro, dinheiro guardado em casa ou conta corrente não aumenta, mas isso nem levei em conta na comparação, a pessoa que investe em Bitcoin, não faria isso com o dinheiro “normal”).

Não existe esta possibilidade, por protocolo, de desdobramento.

Mas 1 btc já é fracionado em 100.000.000, ou seja vão existir 2.100.000.000.000.000 satoshis.

4 curtidas

Eu entendo que é exatamente isso a teoria da moeda finita ser deflacionaria, pois o preço de tudo cai…

Pelo menos é assim que eu entendo…

Certo. E se isso for verdade, saberia dizer porque alguns dizem ser vantajoso? Pois se funcionar exatamente assim, me parece igual, só inverte o nome.

1 curtida

Seria vantajoso em relação ao real.

Vc tem hoje R$200 ou 0,001 btc, daqui 10 anos 0,001 btc iria valer mais que R$200

Eu só queria entender como ficaria a questão do imposto no futuro se você resolvesse comprar uma casa em BTC. Teoricamente é o mesmo BTC que você comprou, então não tem ganho de capital, haveria uma conversão na hora da transação? Aí seria a falência da moeda “fora do sistema”.

Esse caso eu comentei acima. A comparação não deveria ser com os R$200,00 ficando parados em casa ou em uma conta corrente. A pessoa que investiria comprando Bitcoin, no intuito de tê-lo corrigido deflacionando o mercado, também colocaria os R$200,00 em algum investimento para render.

No fim das contas com o Bitcoin estabilizado e corrigindo igual a inflação, daria até para comprar mais Bitcoins com os R$200,00 em um investimento corrigindo acima da inflação.

Você pode investir criptomoedas, hoje na Binance há possibilidade de poupança, stake dentre outras modalidades. Mas na minha opinião, Bitcoin não tem valor nenhum, é apenas um ativo para especular, diferentemente de outras moedas como o Ethereum que está em um plano de desenvolvimento para o ETH 2.0 ou cardano.

1 curtida

Eu tô vendo a discussão, não manjo nada de economia, mas criptomoedas são realmente moedas? Eu as vejo mais como colecionáveis com preço de mercado em dólares. Sempre há uma conversão. O valor da criptomoeda em si não é definido por um lastro ou pela estimativa de capacidade futura de uma economia de gerar riqueza, mas por escassez e procura. Os efeitos da inflação incidem sobre a moeda base, e acabariam sendo agregados à cripto, embora a oscilação de preço pela oferta e procura tenha sido tão grande que isso se tornou irrelevante no momento.
Enfim, não há conexão entre o valor de um produto e a cripto, há uma moeda intermediária, e como o que define o preço da cripto não é exatamente o mesmo que define o valor da moeda intermediária, não vejo como relacionar as coisas no momento. Talvez no futuro eliminem a moeda intermediária, aí sim.
Se eu falei chuchu desculpem, como já disse, não manjo nada de economia.

Não estou dizendo como que deveria ser a comparação, estou dizendo que pelo que entendi, quando se fala do bitcoin ser uma moeda deflacionária, seria por esse motivo, comparando qualquer moeda que se pode imprimir mais com o bitcoin que tem este limite.

Não concordo, para minerar 1 bitcoin, é gasto um valor muito alto (era cerca de 10 mil dolares alguns meses atrás, hoje eu não sei, mas deve ser muito mais).

Não concordo em dizer que algo que custa mais de 10 mil dolares, para 1 unidade, não tenha nenhum valor.

Tenho muita vontade de comprar outras criptos, por enquanto só em bitcoin, e essas 2 são exatamente as 2 que tenho mais vontade de comprar.

O que me incomoda, é que pelo pouco que vi, o eth não é finito, aí fico na duvida de com medo de investir, mas meu conhecimento em eth é muito baixo,

Minerar BTC gasta um valor alto, mas esse gasto é apenas um “desperdício”.

Carregar uma tonelada de tijolo da minha cidade até São Paulo e voltar com essa tonelada até o local de origem também deve gastar bastante dinheiro (mas isso não torna tal processo algo com “valor”)

5 curtidas

A energia que é “despediçada” faz com que a rede bitcoin seja muito segura. O que faz com que seja utilizado como uma forma de guardar dinheiro.

1 curtida

uso a binance nunca tive problemas;

Com a implementação do ETH 2.0, o ETH vai acabar com esse problema.