Criptomoedas

Eu não consegui enxergar nenhuma vantagem nela por enquanto. Investiria mais para especulação ou deixar um valor X no caso de valorização no futuro.

Não se esqueçam de aocomprar pela corretora sempre retirar e colocar na sua carteira digital. Eu uso Mercado BTC, Binance e a Idex. Recomendo sempre estudar um pouco antes de investir, não conheço nenhuma literatura em português, eu aprendi bastante com o livro An Altcoin Trader’s Handbook - Nik Patel (tem na Amazon). @fortaleza, hoje não tem ETFs de criptos e justamente se houver autorizações para sua abertura o seu marketcap vai multiplicar. Hoje cripto eh marginalizado e tem dificuldades de fazer um investimento. Os governos volta e meio querem regulá-lo afinal é uma moeda concorrente. A grande questão eh: até quando as politicas dovish do bancos centrais serão as respostas para qualquer crise? Sobre o lastro de uma cripto costumo comparar com o ouro. Tem um valor “finito” e vale o que as pessoas querem pagar, quanto mais pessoas usarem mais valor terá.

2 curtidas

Um dado interessante…
No final das contas, não é muito diferente do que alguém minerar ouro (óleo, equipamento, etc) e usá-lo como reserva de valor…
O custo para minerar 1 BTC está atrelado ao custo com equipamento e eletricidade… aí tem coisas interessantes como, o pessoal se baseia na Sichuan na China, onde a eletricidade é mais barata (USD 0.04/kwh… no Brasil é mais de R$ 0,60 centavos)…
Bem, isso pq a galera das milícias não descobriram o mercado, pq o kwh nas comunidades cariocas se consegue até por $ 0.00/kwh… fora a facilidade de converter btc em outros itens de necessidade básica na deepweb…
Minha visão é que BTC é uma commoditie que pode se comportar como moeda, como o ouro e prata em outros momentos. Não penso que vá acabar tão cedo, a demanda e expansão de uso tem sido maior do que a velocidade de novos bitcoins no mercado. Não sei de detalhes técnicos como o quanto a computação quantica pode modificar o mercado de criptomoedas… Por ora, estou fora, por justamente não entender muito o modelo, mas não descarto me posicionar mais adiante.

2 curtidas

Porque? O que acontece se deixar na corretora e qual a vantagem de colocar em carteira digital?

Vc tem bitcoin? Tem alguma outra moeda Ethereum? ZCash? Se tiver comprou faz tempo, qual estratégia, só comprar e segurar?

Não entendo nada de bitcoin, alguns anos atrás estudei um pouco, mas não entendi muita coisa, aí desisti…

Agora com essa questão do excesso de liquidez, SP500 nas alturas, muitos ativos no Brasil também não estão muito baratos, parece ser uma opção para diversificar, e ficar posicionado com uma pequena quantidade, talvez 1% do meu patrimonio ou até menos.

Por segurança. Se a corretora quebrar ou alguem hackea-la vc pode perder essas moedas. Eu comecei comprando faz alguns anos já. Alem de BTC e ETH tenho outras altcoins também. Toda cripto tem o seu “whitepaper” que seria as suas especificações e os motivos de sua criação e seus objetivos. Tem muitas moedas criadas apenas para arrecadar dinheiro (as famosas shitcoins) então é também importante verificar que são os desenvolvedores, se tem parceria com alguma empresa privada, se tem alguma cripto similar no mercado, etc. No site coinmarketcap, vc consegue essas informações. No meu caso não faço mais isso pois gastava uma quantia absurda de tempo. Sobre decidir comprar/vender depende muito do desenvolvimento da moeda em si. Por exemplo achei interessante comprar uma moeda que poderia ser concorrente ao SWIFT (meio de pagamentos) eu tinha preferido à Stellar (XMR) do que o Ripple (XRP) mas a velocidade de transações dela não conseguia superar a velocidade de transação da XRP. E nunca gostei da Ripple pois ela é centralizada e os desenvolvedores até hoje possuem uma grande quantidade de moedas que podem ser vendidas.

1 curtida

Pois, minha dúvida era essa. Ao abrir uma conta na NovaDex, etc, não tem carteira digital? Onde crio uma?

Para comprar alguma hoje, a melhor seria btc que é mais conhecida ou vc acha que tem alguma que seria melhor para iniciar/estudar?

Então hoje, vc só tem essas que comprou há algum tempo? Não compra mais? O objetivo a principio é manter longo prazo, ou tem algum objetivo de venda?

Não conheço a NovaDex. Carteiras vc pode criar no electrum ou Myetherwallet. Cada carteira tem suporte a uma moeda especifica
Eu gosto muito da Etherium devido ao smart contracts e também pq esta sendo desenvolvido uma atualização para mudar a sua mineração para Proof of Stake (PoF). Não estou mais comprando altcoin, apenas mantendo as que tenho. O dolar baixando mais um pouco vou comprar mais ETH e BTC. Não tenho metas, pq hoje considero as criptos mais uma proteção a carteira.

Pra mim não faz diferença, pq iria comprar com o dinheiro que já está em dólar.

Melhor local que vc indica para conhecer mais? Algum site? Canal YouTube?

Tem cursos de criptos la na Coursera, sobre o mais básico. https://www.coursera.org/learn/wharton-cryptocurrency-blockchain-introduction-digital-currency. De altcoins tem o site https://www.altcointradershandbook.com/

1 curtida

O chato são os impostos. 20% sobre o lucro nas transações, já cheguei a ter 70% da carteira em criptos, agora quase nada,até o fim do ano quero zerar.

Porque desistiu de investir em criptomoedas?

Esses 3 são as carteiras digitais?

Opera por qual corretora? Da para enviar ordem limite ou só compra a mercado?

Na passfolio cobram 0,35% por operação, essa taxa é normal? Alta, baixa?

Eles falaram que a carteira de cripto é custodia por corretora parceira Gemini, conhece?

Muito obrigado pela atenção e respostas.

Resposta da passfolio

Uma vez que compra criptomoedas na Passfolio, você não consegue enviar para outra carteira ou corretora. Voce deve primeiro vender e então sacar para uma conta bancaria em seu nome.

@scanucks é assim mesmo?

Regulação do governo, altas taxas ( na compra, venda, taxas com lucro ou prejuízo), mercado altamente especulativo, risco de perda dos ativos, sem ter a quem recorrer, manipulações por grandes player. É basicamente terra de ninguém.

Vc operava por onde? Quais as taxas?

Nas passfolio, é cobrado 0,35% na compra e 0,35% na venda, sem taxa de custódia. Acha caro?

Na época que eu operava era 0,75% / 0,50% compra / venda. Não tinha a mão do governo querendo 20% de tudo, nem a corretora dedurando todas as operações rsrs.
Atualmente não opero, mas pensa: as taxas atuais são equivalentes a 1 mês do rendimento da RF e olhe lá. A cada compra e venda vc perde o equivalente a 2 meses de RF. Depois mais 20% pro governo.
Na época havia um hype de que criptos eram o futuro, ia acabar com o dinheiro físico, tirar o poder dos bancos e governos sobre o dinheiro da população. Nada disso aconteceu, os criminosos abraçaram as criptos com tudo quanto é tipo de golpe, os governos apertaram o cerco e as constantes manipulações me fizeram perder a confiança no objetivo das criptos.
Sem contar a galera que queria ficar rica em um mês com especulação que tirou o foco das criptos como reserva de valor.
São muito contras… prefiro ficar de fora.

Eu cheguei a pensar em comprar em 2017, subiu muito, depois caiu… Sempre tive medo, de um dia para o outro ele perder totalmente o valor e virar zero ou muito pouco…

Mas estou com muita vontade de comprar agora, mas nunca teria coragem de colocar 70% como vc fez… minha ideia é no maximo 1%, e se vira pó, não vai ser muito ruim…

Tinha medo de chegar uma outra criptomoeda, e bitcoin ficar para trás, mas parece que nenhuma outra até agora conseguiu tirar a hegemonia do btc.

Não coloquei 70%, na época ganhava 20% em 3 dias fazendo trades, então reinvestia, o preço subiu tanto que chegou a 70% da minha carteira ( comecei a comprar BTC quando custava 3500, chegou a 75000).
Eu era muito barriga verde, tinha acabado de aprender a investir em renda fixa. Com o mundo inteiro falando em BTC a 200k eu larguei lá, até as corretoras de criptos manipularem o preço e ele desabar para 25000 e o pânico tomar conta do merdado.
Atualmente é 1% da minha carteira, pretendo sair até o fim do ano.

Ganhou muito dinheiro? Quando pensei em comprar estava R$15 mil… E subindo muito rápido… Acabei nunca comprando…