Meu patrimonio aumentou 300% até dez de 2017, que foi quando descobriram o esquema de manipulação das corretoras e tudo desabou. Fui tirando o dinheiro a medida que caia, perdi 70%… foi um grande lição e aprendi muito. Como saí perdendo o lucro mas não o principal não foi tão doído rsrs.
Não pretendo concentrar investimentos assim nunca mais rsrs
Vc tinha 100x, subiu para 400x, ai perdeu 280x, e ficou com 120x? Mais ou menos isso? Lucro de 20% no geral?
Isso. Agora o mercado não oscila tanto quanto antigamente e eu larguei de mão ficar no pc operando e acompanhado o mercado o dia todo. Isso é pra quem gosta e trabalha na área profissionalmente.
minha ideia é comprar um valor pequeno e deixar anos… Se for a zero vai ser um valor que não vai doer muito, se der outra escalada exponencial, pode ser interessante…
Esse é o motivo que fico de fora. Devido ser um local não tão confiável, não dá para colocar muito da carteira de investimos. Então não importa o quanto suba, não fará muita diferença na carteira total. É muito risco e preocupação por pouca coisa.
No momento fico com o clássico RF / RV.
Pensamentos gerais nisso:
- Valor intrinseco = valor de mineração. Um novo BTC custa cerca de USD 9000 para ser mineirado (nos lugares de menor custo), com esse custo aumentando com o tempo pela maior dificuldade, podendo diminuir pela melhor eficiência dos equipamentos (menor consumo de energia). O mesmo é para o ouro, a onça (all-in costs) custa em média uns 800 - 1000USD, os projetos de menor custo são 400-500USD/oz, ou seja, o gap entre custo e preço do ouro é maior do que do BTC hoje…
- O Mk. cap do BTC é baixo: uns 220bi USD se somar todos os existentes. Se juntar todas as cryptos, não dá 300bi USD… (e já mais de 3/4 dos BTCs foram minerados)… ou seja, é muito pouco. A Apple vale 5x todo esse mercado, e só o banco central americano tem o dobro disso em reserva de ouro.
- O sistema financeiro é insolvente… se for ver, a dívida americana em dolares é maior do que a quantidade de ativos para cobri-la, e cada vez cresce mais (o mesmo com todos os governos). Não há lastro nisso… e esse é um problema que todo mundo sabe mas finge que não vê… Aí entra a questão de proteção em ouro e em cryptos. Pró-ouro: ativo físico e que é usado como moeda a milênios… Pró-crypto: não dá pra mandar uma barra de ouro por wi-fi (ah, há cryptos lastreadas em ouro!)
- Venezuela: o bitcoin lá funciona mais do que o bolivar… talvez é um grande piloto.
- O valor de uma crypto está no seu uso, e se for ver, está cada vez mais sendo usado. Se a Amazon lançar uma crypto que possa usar na Amazon, teria um valor violento… o facebook estava pensando em lançar a sua moeda (libra) para pagamentos digitais.
- Se for ver algumas vantagens, isso acaba com o intermediário financeiro de transferências… não precisa mais pagar spread do cartão, da transferência bancária, do câmbio, etc… (por sinal, as pessoas estão vendo nubanks e fintechs como ameaça aos bancos, mas coisas como cryptos e ‘open banking’ são ameaças a todo o sistema…)
- Em essência, tanto a mineração (quanto a criptografia) são baseadas em ‘códigos inquebráveis’, tanto que a quantidade computacional para minerar um BTC atualmente é absurda. Quantum computing está vindo e é um game changer… não sei como isso se comportaria.
Bem, não invisto em cryptos, apesar de estar cada vez com menos anticorpos para isso… ainda preciso entender melhor a dinâmica. Mas cada vez mais me parece que cryptos e ouro são semelhantes.
Iria comprar ontem, só que na passfolio tem que transferir da carteira de ações para a carteira de cripto, e isso demora 3 dias, até segunda devo fazer a primeira compra em btc. Valor inicial 0,15% do que tenho, pretendo comprar mais, mas limitar a 1% (inicialmente pelo menos).
@fortaleza, acabei q não entrei no site ontem e não vi a tua pergunta. Pelo que vc me explicou então essa Passfolio não eh uma exchange de criptomoeda. Vc compra por meio dela e ela tem parceria com a Gemini, que é uma corretora de cripto. As taxas de cripto são baixas e elas dependem da velocidade que vc quer que a transação ocorra. Sugiro vc abrir conta numa corretora de cripto diretamente para evitar taxas da Passfolio. Quando eu falei para tirar as tuas criptos para a tua carteira própria, eu quiz dizer uma carteira de papel ou uma carteira hardware (é tipo um pendrive que possui criptografia), são locais seguros que vc pode armazenar fora da rede (são offline). Carteiras onde ninguém pode te hackear.
Tenha a mesma visão. O mercado hoje de cripto é muito pequeno, com grande potencial de valorização. Sobre a mineração acrescentaria que de tempos em tempos a recompensa da mineração diminui, ou seja, novos BTC são “criados” e o BTC vai se tornando mais escasso.É o famoso Halving. Sobre o Quantum computing realmente pode haver grandes mudanças mas não só em cripto mas em todo sistema de segurança mundial. Acredito que a evolução da computação quantica ocasionará evolução na criptografia
Alguma sugestão de corretora de cripto?
Vc acha arriscado deixar na passfolio? Lá eles disseram que não posso transferir para outra corretora, se eu quiser, tenho que vender, transferir o dinheiro para uma conta no meu nome, e de lá transferir para outra corretora, e fazer a compra na outra corretora. O que acha?
Te sugeriria a Binance, uma das maiores do mundo. Olha não conheço a Passfolio mas como nas criptos não temos nenhum FGC ou algo que garanta o teu dinheiro em caso de algum problema na corretora, prefiro deixar as moedas comigo. Outro dia o Twitter foi hackeado então nem mesmo empresas que investem milhoes em segurança estão livres disso.
Como é que guarda as moedas, eu não entendo, é um arquivo? é só um codigo? Tem que ter um programa? Desculpa a ignorancia. Qualquer fração de btc, pode ser guardada?
A aliquota é 15% até R$ 5 Milhões?
Vendas até 35 mil no mês é isento?
Da uma olhada neste artigo que achei. Paper wallet e outras formas de guardar seus bitcoins | Cointimes. Eu por exemplo tenho apenas de papel.
Baixei o app, cadastrei meu e-mail, mas não chega o código para confirmação…
E essas NovaDax, Foxbit, Bitcoin trade, conhece ou já fez cadastro em alguma?
Essa são brasileiras não? Nunca fiz cadastro. Prefiro corretora de lá fora mesmo. Tem a Kraken, Bitfinex, Bittrex que são mais antigas e maiores em volume de negociação
Mas no teu caso, vc quer converter dinheiro fiat em cripto, certo? Eu uso o Mercado BTC. Compro BTC ou ETH lá e transfiro para uma paper wallet ou para uma corretora gringa se quiser comprar outra cripto
Ou transferir da corretora passfolio, que tenho saldo em dolar, ou daqui em real.
Neste caso, Mercado BTC é o que? Uma corretora?
Sim, eh uma corretora antiga brasileira
Mudando aqui de assunto, que é minha principal preocupação com criptomoedas, é o fato da computação quantica poder quebrar a criptografia, identificando a chave, a partir da chave pública.
Teoricamente, a chave pode ser descoberta através da resolução rápida do algoritmo de Shor, que é impossível hoje computacionalmente, mas poderá ser solucionado rapidamente com computadores quanticos com processamento de aproximadamente 3000 qbits. Espera-se isso entre 3 e 7 anos, no atual ritmo de desenvolvimento.
Algumas matérias abaixo…
Alguém que trabalhe na área pode comentar?