CRPG5 - Cristal Pigmentos do Brasil

Creio que o fechamento é líquido e certo, free float nas ON é inferior a 5%. Eu estava posicionado na expectativa de que a conclusao do negocio com a Tronox se desse por um preço por ação próximo de US$60 - o que daria cerca de R$ 200 por ação…
Não sei de onde tiraram os R$ 11 do preço da transação. Acredito que as cotações estabilizem perto do VPA, na casa dos R$ 26,xx
Entrei a 39,xx e consegui sair no susto em 40,02 logo que encerrou o leilao de abertura. De “lucro” eu fiquei com cerca de R$ 68 de dividendos. Frustração total.

Disseram em outro fórum que se trata apenas de uma formalidade legal. Como houve troca de controladora, a lei impõe que se faça a oferta por 80% do valor do fechamento do dia anterior ao do que o negócio foi fechado. E estes 80% são os tais R$ 11,00.

Tem muita gente aumentando posição.

É uma interpretação possível. Uma OPA de fechamento deveria ser precedida de laudo de avaliação. De qualquer forma, preferi sair fora no 0x0 do que abraçar o risco. Me pareceu um negócio muito pouco transparente.

Depois de SMLE e MPLU eu é que não vou pagar pra ver…

Alguém postou uma explicação no twitter: https://twitter.com/search?q=%24crpg&src=ctag

Na MPLU, o controlador precisava que 2/3 aprovassem o valor para fechar. Ofereceram um valor baixo (cerca de 27, para uma empresa que lucrava cerca de 2,50/ação) e obtiveram quase 80%! Resultado: fecharam o capital pagando barato.
O controlador, se puder, fará o mesmo por aqui.

1 curtida

Eles precisam de 2/3 das ações dos MINORITARIOS? Eles possuem 56,89% da preferenciais.
E 99% da ordinárias.

Se não conseguirem fechar os 2/3 do 44% que faltam de PN não conseguem fechar correto? Ou o poder das ON ja garante o fechamento que eles quiserem?

Estão tentando fazer a msma coisa que tentaram com a UNIPAR.

Se os minoritários não fecharem eles detem o controle e obviamente o papel perde a liquidez, mas vão pagar altos dividendos pra eles msmos (o que inclui a galera dos 44% de PN), correto?

Mas eu vejo como estratégia sangrar o papel até fazerem a oferta daqui um mes. Pq parte da oferta é feita cauculando-se com o preço do mercado. Eu sou da idéia do sujeito ali e todo mundo preço em 200. Mas como faz pra todos terem esse sincronismo?

Cabe mencionar que pegaram um período que a cotação tinha caído bem para fazer esta média. Ressaltando que a cotação já esteve acima de 40 ano passado.

Por isso que preocupa um pouco este desespero do pessoal em vender barato. Mas eu tenho bem poucas.

Eu consegui sair aos $40 no 0x0 e vou monitorar por uns 15 dias aguardando uma chance de retornar em um PM mais baixo.

Olá a todos,

O preço ofertado teve referência o ano e data de negociação, 2017. A venda já era plenamente conhecida pelo mercado. Um novo laudo deve ser realizado para a OPA aqui do Brasil, que deve ser aceito. Provável que utilizem o mesmo laudo para o fechamento de capital, com compra das ações PN, em um prazo de um ano (a OPA é só para as ONs, sem fechamento de capital).

A compra foi negociada em 2017, com preço de 1,67 bilhões de dólares mais 24% da Troxon. Como a subsidiária Brasileira representa 16% das vendas da Cristal, numa avaliação simplista, 16% dessa transação seria o valor justo que a Troxon considera o valor da subsidiária Brasileira. teríamos um valor justo de cerca 1,1 bilhões de reais, com preço justo para as ONs de R$ 47,30. Acho difícil (mas não impossível, visto os laudos para fechamento de OPAs igual da Multiplus) o preço vir muito mais baixo, já que pode ser facilmente contestado pelo próprio valor que a Troxon atribuiu a Cristal (considerem que parte dessa transação foi feita por ações, e a parte remunerada em dinheiro foi com base na cotação da da de negociação, comdólar a cerca de 3.10, mas ações na troca atual com dólar a 3,87 e valor da Troxon em 1,8 bilhões de dólares).

1 curtida

Boa tarde! Sou iniciante na bolsa , tô meio sem saber oq fazer com esse papel, comprei no valor de 38,24 , com essa queda estou perdendo 800,00 +_ , tenho 100 ações, alguém poderia me dar uma ajuda? Rs… desde já agradeço!

Eu vou segurar as minhas. Se a empresa decidir fechar o capital, acredito que pagará um preço justo.

1 curtida

A governança da empresa melhorou. Entretanto, como já ressaltado aqui, a ação não tem Tag Alog. O preço estipulado é ON e pode vir com desconto. Eles podem avaliar também por preço médio ou por comparação de múltiplos.

Obrigado gente. Vou manter pra ver oq acontece.

Bonificação de 25% confirmada na AGO de hoje. Ao meu ver não faz sentido bonificar e depois tentar fechar o capital. http://www2.bmfbovespa.com.br/empresas/consbov/frmNBC.asp?protocolo=683382

2 curtidas

Ao que tudo indica a preocupação é com a liquidez do papel. Voltarei a estudar uma reentrada.

Esta ação é um fenômeno! tenho comprado após a queda, desde os R$ 27,80, seguindo os fundamentos e meu instinto.

Pois é, mas bastava um simples comunicado da própria empresa informando isso que evitaria todo esse barulho.

Sigo acompanhando para uma possível reentrada, após esses esclarecimentos.