É sempre complicado opinar sobre a carteira dos outros porque cada um tem um racional pra incluir determinada ação no portfólio, mas vamos lá:
Eu jamais teria seguradora na minha carteira, mas, se você gosta do setor, acredito que estaria bem exposto através de BBDC4 (principalmente) e BBAS3; então poderia reduzir e ficar só com 1, talvez a PSSA que está buscando diversificar. Sobre a IRB (resseguradora) é ainda mais complicado avaliar, ela tá valendo quase 4 bilhões e qual a lucratividade que você espera nela? Acha que há desconto considerando o que você espera? Se a resposta for não para a 2ª pergunta, acredito que deva vender, afinal como @ricardotgo falou: cada dia que decidimos não vender uma ação é como se estivéssemos comprando ela novamente. Mas, se você acredita no turnaround deve manter.
Tudo bem que são todas ótimas empresas e cada uma tem seu motivo pra investir, mas realmente parece exagero estar nas 4. Atualmente, acredito que BBDC tem o maior desconto e tem a “vantagem” de ter o setor de seguros bem forte, já que você tem bastante seguradora na carteira. Acredito que daria para escolher só 2 neste setor.
Aqui eu já não vejo problema em ter as 2 transmissoras e nem muito menos em ter ENBR também. Só não teria a VIVT por não ver muito desconto atualmente nela, mas se você gosta da empresa, também não vejo problemas.
Eu não investiria na BMOB por ver uma série de problemas nela e nem na GMAT por não gostar do setor; mas realmente a Bemobi vem melhorando bem seus resultados e a GMAT tem muito potencial de crescimento após o IPO. COGN é um aposta de turnaround que eu acredito.
Mas observando como separei as suas empresas é possível perceber que você está pouco diversificado, apesar de ter muitas empresas.
Sugestões de empresas para análise em busca de melhor diversificação:
LOGG3 - logística/construção
MDNE3/JHSF3/TRIS3/LAVV3/CYRE3/MRVE3/EZTC3/EVEN3 - construção
RANI3 - embalagens
KLBN4 - celulose/embalagens
FLRY3/PARD3 - laboratórios/saúde
BLAU3/HYPE3 - medicamentos (Blau concentrada em hospitalares)
AMBP3 - valorização de resíduos sólidos e resposta a acidentes
JALL3 - etanol/açúcar
VITT3 - defensivos biológicos e fertilizantes especiais
GUAR3/LREN3 - varejo de roupas, calçados e etc
LVTC3 - energia solar e fibra ótica pra banda larga
ALLD3 - distribuição e varejo de celulares, video-games e outros produtos da linha branca
Poderia citar também USIM3, FESA4, JBSS3, MRFG3 e DXCO3; mas estas subiram bem e eu estou esperando um pouco antes de entrar e/ou aumentar posição.