Debate sobre Carteiras - 3ª parte

Pessoal, se alguém poder opinar sobre minha carteira atual de ações? Agradeço, abraços a todos.

TRPL4
BBDC4
VIVT3
IRBR3
WEGE3
BBSE3
ITSA4
COGN3
B3SA3
TAEE11
BMOB3
GMAT3
BBSAS3
SAPR4
PSSA3
CXSE3
SANB3
ENBR3

2 curtidas

COGN3 está caindo 7.xx %, no momento.
Edit: Oooooooooopppppppppsssssssssss, digo ontem.

1 curtida

COGN3 e IRBR3 eu não teria para position.
Poderia ter algo para operar opções, mas mesmo isso eu não tenho.

2 curtidas

Essas ja parei de aportar a algum tempo, PM alto, não posso sair agora porque ate então não preciso da grana.

Vai vendendo CALLs para aliviar o aperto.

Obrigado Joao pelos comentários…

Não vou opinar tanto sobre os ativos, poderia dar alguma sugestão quanto a concentração, mas faltou colocar os percentuais, o que vejo é:

São 18 empresas ao todos

No setor financeiro
4 bancos
4 seguradoras
1 serviços

No setor elétrico
1 diversificadas
2 transmissoras

2 empresas de utilidades (ex. elétricas), 2 empresas de serviços, sendo uma de tecnologia e uma educacional, 1 indústria e 1 varejo alimentício.

Eu reduziria as empresas financeiras de 9 para 3 ou 4 e no setor elétrico de 3 para 1 ou 2. Uma ou duas posições poderiam ser repensadas por haver melhores opções, mas acho que a escolha é a seu critério.

5 curtidas

Acho que tem financeiros demais, eu preferiria incluir algo como SLCE3 em vez de um quarto banco/seguradora, só para diversificar

1 curtida

Pode sim.

Dinheiro é dinheiro. Você não é obrigado a “recuperar” na mesma empresa. Se não gosta mais, caia fora.

3 curtidas

Eu já acho meio precipitado sair agora de irbr3 e de cogn3 . Se fosse pra sair deveria ter saído bem antes. Agora , q o COVID normalizou e a tendência eh os números melhorarem, acho um tiro no pe sair. Teria mais paciência.

4 curtidas

Eu não estou falando pra sair. Estou falando que pode sair sim. Que isso de “meu pm é muito alto pra sair agora” é bobagem.

A questão é: você compraria a empresa hoje nos preços atuais? É isso que você tá fazendo todo dia que dorme comprado.

8 curtidas

Eu vendi IRBR nos 8 reais morrendo de medo de subir de novo, mas já estava com ranço da empresa. Teria perdido mais 70% do que tinha sobrado segurando até hoje rs. Também é um caso diferente, porque teoricamente as margens e lucratividade dela nunca existiram, então mesmo com a empresa se recuperando continuará uma bosta, e isso facilitou a decisão

3 curtidas

É sempre complicado opinar sobre a carteira dos outros porque cada um tem um racional pra incluir determinada ação no portfólio, mas vamos lá:

Eu jamais teria seguradora na minha carteira, mas, se você gosta do setor, acredito que estaria bem exposto através de BBDC4 (principalmente) e BBAS3; então poderia reduzir e ficar só com 1, talvez a PSSA que está buscando diversificar. Sobre a IRB (resseguradora) é ainda mais complicado avaliar, ela tá valendo quase 4 bilhões e qual a lucratividade que você espera nela? Acha que há desconto considerando o que você espera? Se a resposta for não para a 2ª pergunta, acredito que deva vender, afinal como @ricardotgo falou: cada dia que decidimos não vender uma ação é como se estivéssemos comprando ela novamente. Mas, se você acredita no turnaround deve manter.

Tudo bem que são todas ótimas empresas e cada uma tem seu motivo pra investir, mas realmente parece exagero estar nas 4. Atualmente, acredito que BBDC tem o maior desconto e tem a “vantagem” de ter o setor de seguros bem forte, já que você tem bastante seguradora na carteira. Acredito que daria para escolher só 2 neste setor.

Aqui eu já não vejo problema em ter as 2 transmissoras e nem muito menos em ter ENBR também. Só não teria a VIVT por não ver muito desconto atualmente nela, mas se você gosta da empresa, também não vejo problemas.

Eu não investiria na BMOB por ver uma série de problemas nela e nem na GMAT por não gostar do setor; mas realmente a Bemobi vem melhorando bem seus resultados e a GMAT tem muito potencial de crescimento após o IPO. COGN é um aposta de turnaround que eu acredito.

Mas observando como separei as suas empresas é possível perceber que você está pouco diversificado, apesar de ter muitas empresas.

Sugestões de empresas para análise em busca de melhor diversificação:

LOGG3 - logística/construção
MDNE3/JHSF3/TRIS3/LAVV3/CYRE3/MRVE3/EZTC3/EVEN3 - construção
RANI3 - embalagens
KLBN4 - celulose/embalagens
FLRY3/PARD3 - laboratórios/saúde
BLAU3/HYPE3 - medicamentos (Blau concentrada em hospitalares)
AMBP3 - valorização de resíduos sólidos e resposta a acidentes
JALL3 - etanol/açúcar
VITT3 - defensivos biológicos e fertilizantes especiais
GUAR3/LREN3 - varejo de roupas, calçados e etc
LVTC3 - energia solar e fibra ótica pra banda larga
ALLD3 - distribuição e varejo de celulares, video-games e outros produtos da linha branca

Poderia citar também USIM3, FESA4, JBSS3, MRFG3 e DXCO3; mas estas subiram bem e eu estou esperando um pouco antes de entrar e/ou aumentar posição.

9 curtidas

Por que não teria seguradora na carteira?

1 curtida

Custo de oportunidade e risco de disrupção.

Acredito que é uma atividade relativamente simples e que deve caminhar pra se tornar cada vez mais asset light, o que favorece startups e/ou bancos digitais. Assim, imagino que a competição via preço deve se tornar cada vez mais agressiva, onde a retenção/atração de clientes deve se tornar mais importante que a rentabilidade nesta área.

É claro que posso estar completamente errado, até mesmo porque ainda é um setor relativamente sub-penetrado no Brasil.

6 curtidas

Eu gostava do setor de Seguro saúde. Com a venda da Sulamerica para RDOR, saí em definitivo do setor. Mas eu não tenho tanta preocupação quanto o Fábio. Eu teria Porto Seguro nesses preços sem muito problema. BBSE eu não gosto. Caixa Seguridade eu não conheço.

2 curtidas

Show, agradeço pelo seus comentários, abraço.

1 curtida

Oi gente, boa noite!

Segue minha carteira. Estou aberta a críticas e sugestões… :slight_smile: obrigada

5 curtidas

Eu tenho o perfil de diversificar em várias empresas de vários setores, então não acho 20/25 empresas muito.

Acredito que você esteja bem diversificada e com ótimas opções. Pode-se dizer que você tem muitos bancos na carteira, mas eu acho que se trata de teses diferentes que podem responder de formas diferentes, exceto BBAS e ITSA que são muito parecidos. BPAN está reagindo como se fosse tech/varejo, então tem apanhado muito ultimamente, e BRSR é um banco público estadual que geralmente opera muito bem, mas está com a cotação muito surrada em relação aos bancões da bolsa.

Eu acho que 7% em STBP, 7% em RAPT e 8% em WIZS é muito, mas se você confia nas empresas, não dá pra dizer que está muito concentrada não. Além disto, você está sem nada de Agro, Celulose e Commodities em geral, mas isto vai depender do seu perfil.

As sugestões seriam:

  • Reduzir as 3 que citei acima;
  • Aumentar Construção a partir da LOGG3, até porque atua muito diferente das outras que você tem;
  • Consideraria entrar em RANI3 e/ou KLBN4 pra diversificar setores;
  • Consideraria entrar em JALL3 e/ou VITT3 e/ou TTEN3 pra diversificar setores.
9 curtidas

Boa carteira! B3SA3 seria financeiro e WEGE3 e SHUL4 máquinas e equipamentos. Concordo com opinião do colega e poderia diversificar mais em alguns setores.

3 curtidas