Debate sobre Carteiras - 3ª parte

Achei que tem ativos demais, muito pulverizada e com várias empresas do mesmo segmento começaria fazendo uma comparação entre elas e retirando. Só deixo empresas do mesmo setor em situações cíclicas (como é o caso de construção civil agora). Não costumo ter mais de 10-12 ações, pra uma entrar outra tem que sair, motivo é simples: fico sempre com as empresas que considero melhores, que consigo acompanhar e que vão de encontro a minha convicção na bolsa, ter coisa de mais acho que é muita descrença na análise vejo carteiras assim com maioria dos ativos na casa dos 2% acho que o cidadão está “atirando pra tudo que é lado” rs

5 curtidas

Perfeita a colocação do @cofre

Concordo com vocês e minha ideia original sempre foi essa, porém eu tenho muita dificuldade em escolher poucas empresas boas em alguns setores, tipo bancário, energia e seguros. Eu vou ter que, de alguma forma, definir um critério de seleção entre elas e enxugar minha carteira.

De forma bem resumida, para eu entender o modo de pensar de vocês. Quais seriam as empresas e os critérios de seleção pra vcs em cada um desses setores? Entre ITUB, SANB, BBDC e BBAS; TAEE, ALUP, EGIE, EQTL, ENBR, TRPL; BBSE, PSSA, SULA, WIZS

Muito obrigado pela resposta

4 curtidas

No setor financeiro, daria preferência a Itsa e Bbas, no elétrico Enbr e Taee ou Trpl, no de seguros Bbse

7 curtidas

Você tem na média 4 empresas de cada setor, qual a chance de você ter ganhos fora da média com essa alocação? Como o Cadu sugeriu, fica no máximo com 2 empresas nessa situação, optando pelas de características mais variadas. Se não consegue se decidir, em alguns casos tem Etfs que te poupam trabalho (não tão liquidos como o BOVA11, mas podem ser uma opção)

2 curtidas

Acessei recentemente a plataforma statusinvest (https://statusinvest.com.br/) e notei que agora eles têm um gestor de carteiras, já utilizo em outros sites mas o deles em particular chamou atenção por ter recursos interessantes:


Importaram algumas ideias do http://simplywall.st/ e ficou bem bacana.

14 curtidas

Estou usando também e gostando bastante. É um complemento para a planilha de Excel.

Obrigado, gente. De fato tenho um problema pra escolher ações e vou ter que aprender a lidar com isso. Mais difícil vai ser no setor de energia elétrica. Vivendo e aprendendo.

1 curtida

Até tenho algumas sugestões para simplificar a sua carteira.
Mas acredito que o problema para este excesso de posições esteja no processo de análise. É possível que você não venha abordando devidamente a fundo os aspectos de cada empresa: como estão seus dados operacionais? quem são os seus sócios e os gestores? quais são os planos para os próximos anos? Aprofundando mais a sua análise, deduzo que a redução do número de empresas pode acabar sendo uma necessidade não só no sentido de entender melhor os seus investimentos, mas de cortar as maçãs podres e delimitar sua carteira aos ativos que melhor atendem suas expectativas.

4 curtidas

Eu concordo plenamente. Minha análise é puramente quantitativa, e isso torna a análise menos abrangente e mais permissiva. Como você faz as análises que você mencionou? Ler os relatórios do RI basta?

1 curtida

Além dos sites que oferecem base de dados, gosto de ver:

  • Apresentação institucional
  • Release de resultados
  • Demonstrações Financeiras (não esquecer as Notas Explicativas)
  • Formulário de Referência

Ouvir algumas teleconferências ou se houver vídeo de apresentação ajuda a entender a visão dos gestores. As informações macroeconômicas você acha em organizações ou instituições que representam o setor (Susep, Banco Central, Instituto Aço Brasil, Sinduscon etc).

Não é um processo homogêneo, pode haver mais ou menos etapas, mas o objetivo é entender o negócio e conhecer um pouco a empresa. Fazendo referência a um caso passado, você eventualmente pode acabar estudando história da exploração de amianto na Europa, estudos médicos, acompanhando processos judiciais e contando voto no STF. Cada caso é um caso.

5 curtidas

Muito interessante. Agradeço a resposta e atenção por você e todos outros.

1 curtida

Não serei capaz de aplicar as dicas do @sr_fouquet tão cedo, porém decidi ser mais rigoroso na minha seleção fundamentalista e fui capaz de resumir minha carteira valor

Acredito que os próximos passos sejam:

  • Filtrar ainda mais bancos e seguradoras - será necessário avaliar qualitativamente, ou ser ainda mais rigoroso na minha seleção/filtragem fundamentalista
  • Incluir outros setores na carteira
Valor 100.00%
BBAS3 5.15%
BBDC4 5.15%
BBSE3 7.35%
CGRA4 7.35%
ENBR3 7.35%
ITSA4 3.68%
PSSA3 7.35%
SANB4 7.35%
SAPR4 7.35%
SULA11 7.35%
TAEE4 5.15%
TRIS3 7.35%
TRPL4 7.35%
VALE3 7.35%
WIZS3 7.35%
5 curtidas

Bons ativos na carteira! 4 bancos e 4 seguradoras . Sairia de sanb4 e substituía por outro setor diferente e ficaria tb só com 3 seguradoras. O geral vc possui boas empresas para dividendos . Saúde ,varejo ,telecomunicação e setor de petróleo vc preferiu ficar de fora ? Vai muito da visão de cada um .

Agradeço a resposta. Sobre sua pergunta:

  • saúde - as que eu gosto estão na minha carteira growth. Fleury eu vou aguardar os próximos resultados e quem sabe reconsidero
  • telecom - já tive vivo e tim. Não acho empresas ruins, porém não gostei dos resultados dos ultimos anos
  • varejo (e comércio/e-comm) - perdi a onda dos e-comm, então não vou entrar agora. Curto Renner, porém vendi na alta recente e vou aguardar para entrar novamente
  • petróleo - eu evito commodity por questões pessoais

achei a carteira boa, mas concentrada em financeiro… eu enxugaria mais neste setor se tem estomago para concentrar…se tem muito percentual em ações eu procuraria diversificar mais nos setores…

Foram divulgados os dados de desistência do primeiro semestre, piores do que estava na conta.
Desemprego também está na máxima histórica sem perspectiva de melhora, dado com correlação.

2 curtidas

Não há uma relação tão direta. Exemplo, Dynamo e Atmos tem mais de 20, 30 posições e retornos históricos muito acima da média.

1 curtida

Os ETF da Ark invest tem entre 35 e 60 ativos cada, e todos estão dando retornos absurdos…

Bom exemplo… Vejo o limite do número de ações mais atrelado a limitação de tempo para analisar do que propriamente uma degradação da rentabilidade.
Mas como no geral se acaba analisando / comparando os concorrentes, o tempo não reduz linearmente com a redução do número de posições.

1 curtida