Debate sobre Carteiras - 3ª parte

Por não ter capital no momento, também só estou só acompanhando. Contudo devo receber recursos nos próximos 3 meses que representariam 1/3 do meu aporte anual e já estou planejando estes próximos aportes. Eles irão todos para ações porque algumas características de FIIs não me agradam e renda fixa começou a ficar mais atrativa agora.

Nas cotações atuais provavelmente eu iniciaria posição em LVTC3, ETER3 e 1 ou 2 do setor imobiliário (EVEN3, MDNE3, TEND3, TRIS3, JHSF3, MRVE3 e etc… tem várias) e aumentaria posição em ALUP11, LOGG3, FHER3 e MOSI3. Estou estudando também exposição em mercados estrangeiros e em setores não desenvolvidos no Brasil através de BDR/ETF mas ainda não decidi…

Para 2022 é impossível falar porque tem uma série de fatores que podem impactar a economia, mas se as empresas que possuo continuarem no ritmo atual e as cotações continuarem assim, a tendência é eu ir aportando todos os meses porque acredito que risco sempre vai ter, mas a relação risco X retorno atual parece atrativa.

Uma observação importante é que apesar de ter quase 100% investido, os montantes que pretendo investir até 2023 representam um percentual bem alto em relação ao meu patrimônio atual, sendo assim, quedas acentuadas prejudicam minha rentabilidade atual mas também podem gerar oportunidades de compras mais baratas. Eu não quero acertar a venda na máxima e nem muito menos a compra na mínima, meu foco é ter rentabilidade no longo prazo comprando o que no momento acredito que vá gerar mais valor para minha carteira.

7 curtidas

acho q a tributação n passa, felizmente, criaram um monstro tao feio, q nenhuma parte ta confortavel com oq pode sair , é muita incompetência…

5 curtidas

Alguns aspectos da minha situação atual.

  1. Sou aposentado e não dependo de RV para tocar a minha vida e de meus familiares.
  2. Como já contei em outros posts fiz uma última construção totalmente alavancado. Estou pagando/rolando a alavancagem. No último julho acabei de pagar o terreno, assim, liquidei uma despesa mensal que naturalmente vai me aliviando. No momento não estou mais rolando a alavancagem, apenas reestruturando, trocando alavancagens mais caras por mais baratas. A partir de janeiro/22 entrarei numa fase ainda mais amena. Até o final de 22 terei liquidado toda a alavancagem atual.

Isto posto estou fazendo aportes mensais em RV desde janeiro/21. Devo ter uns 55% em ações e uns 45% em FIIS.
Tudo que investi até o momento se enquadra, em minha visão, em dividendos/proventos/value investing.
Minhas reservas de emergência/oportunidade no momento são nulas, embora eu tenha capacidade de alavancagem se surgir algum imprevisto.
Pretendo num futuro próximo, alguns meses, expandir RV para Swing Trade e na sequência para opções.
Para isto terei que tomar algumas providências a mais do que vinha fazendo. Por exemplo ter algum para reserva de emergência/oportunidade.
Em tempo, até o momento tenho apenas comprado.
Vejo que subindo ou descendo sempre tem boas oportunidades.
Ano de eleições nacionais sempre é mais agitado, e a campanha de certa forma já começou e será bem polarizada, então imagino que 22 será bem volátil.

8 curtidas

Eu estive 100% em ações BR no meio da pandemia. Aí vim deixando de aportar. Esse ano eu só comprei empresas novas girando a carteira antiga ou usando dividendos/ rendimento com opções. Ao mesmo tempo, esse ano eu fiz a minha primeira retirada de dinheiro da corretora EVER. Foi 1% do patrimônio, mas ainda assim.

Eu continuo planejando uma redução gradual da minha carteira de ações, mas o mercado resolveu fazer isso por mim. Hoje estou 80% ações e 20% renda fixa. O problema é que quando surgem oportunidades muito claras eu não resisto.

Estou tentando me segurar e manter a ideia de apenas trocar o que eu tenho em carteira por coisas mais baratas. Ex: troquei taesa por alupar e itaúsa por bbas.

Preciso também guardar algum dinheiro para o caso de precisar honrar as puts que eu lancei e estou tomando calor (especialmente b3).

FII (que normalmente eu não gosto), começou a se tornar uma alternativa interessante de novo. Se a bolsa der um repique e voltar para os patamres de 130k, quero ter a disciplina de reduzir ainda mais o percentual de ações e talvez inicar posição em alguns FIIs.

Fora isso, eu continuo uma jornada de olhar BDRs e ETFs do exterior (vendidos aqui). Eu continuo achando alguns ETFs lançados relativamente recentemente pelo Itaú bastante interessantes. Eu apenas não tive ânimo pra analisar com calma.

Eu não considero investir no exterior diretamente nas minhas condições atuais.

5 curtidas

Aproximadamente

Exterior 50% (incluindo criptomoedas)
Ações 25%
FII 12,5%
Renda fixa 12,5%

2 curtidas

Atualmente estou posicionado da seguinte forma:

Ações 31,56%
FIIs 8,55%
Exterior 3,35%
Cripto 2,15%
Res Oportunidade 19,70%
Renda Fixa 29,26%
Res. Emergência 5,43%

Obs1: A ideia é aumentar consideravelmente os valores no exterior, porém, estou fazendo este movimento aos poucos.
Obs2: Aumentarei minha posição em FIIs
Obs3: desconsiderem a reserva de emergência.

2 curtidas

aproximadamente 20% em RF, dividido em tesouro direto, fiis de papel e Fi Infras.
15% em ações individuais (pensando em zerar e mover 5% pra RF e 10% pro exterior)
25% FIIS de Tijolo
40% no exterior

3 curtidas

Aqui está assim:

45% ações
35% Fiis
10% exterior (é o que tem segurado a carteira)
10% reserva de oportunidade

1 curtida

100% em ações brasileiras.

Sem reserva de oportunidade, pois todo mês tenho ações atrativas para aportar.

6 curtidas

To assim hoje (vermelho atual - verde planejado)

image

RF é quase tudo em Tesouro Selic a título de reserva de emergência. O resto é um “tico” em LCI IPCA+.

Fundos:
image

  • Se nada de extraordinário acontecer até o final do ano, resgato tudo do HIX (vai virar FII e/ou RF IPCA+)

FIIs:
image

  • HCTR11: em emissão (vai repor o % equivalente aos demais)
  • IRDM11: comecei a montar posição agora

Exterior:
image

  • RF vai migrar pra TLT e/ou IEF assim que as taxas de juros lá começarem a subir (ou os futuros subirem o suficiente antes)
4 curtidas

60% ações brasileiras
40% NTBN45-ipca +6,5 e uma cdb-ipca+6,5

2 curtidas

Por aqui está assim:
63% (Ações BR, IVVB11, GOLD11 e HASH11)
36% (FII)
1% (Saldo em corretora)

Fora isso tenho uns 5% do patrimônio em Tesouro Selic

8 curtidas

Minha carteira está assim atualmente, a Taesa está com boa valorização e por isso bem acima dos demais, uma carteira nova e está ainda em crescimento, tanto de valores quanto de conhecimento.

TAEE11 14,77%
ITSA4 10,46%
HGRU11 8,18%
ENBR3 8,11%
HCTR11 7,33%
DEVA11 7,16%
IVVB11 6,00%
BBAS3 5,53%
PETZ3 4,83%
LOGG3 3,76%
IRDM11 3,67%
RZTR11 3,60%
BTLG11 3,55%
RECR11 3,36%
VGHF11 3,02%
BERK34 2,52%
BTC 2,38%
SAPR4 1,79%

e RE liq.imediata no Banco Inter

5 curtidas
% Classe
10% RF BRL
30% AÇÃO BRL
15% ETF GLOBAL
25% FII
10% REIT
3% GOLD
7% CRYPTO
3 curtidas

Tinha muito tempo que não fazia esse tipo de levantamento, mas grosso modo a carteira de investimento está assim hoje:

59% imóveis (excluindo a minha residência)

25% ações

15% fundos renda fixa/multimercados conservadores

1% criptos

4 curtidas

50% imóveis físicos

46% ações voltadas a proventos

4% FIIs

5 curtidas

35% Ações BR
35% FIIs
25% Selic
5% IPCA45

3 curtidas

Meta é deixar 15% RF e 15% exterior (etf), já em fiis e ações tenho uma certa flexibilidade nos percentuais.

3 curtidas

3 curtidas

Achei a carteira bem equilibrada.
Com esta queda do Ibov as ações estão ficando atrativas para compra. Nestes momentos ter caixa, ou uma carteira bem diversificada, ajudam muito a aproveitar oportunidades.

3 curtidas