Dicas para economizar

Tenho tentado economizar e tem coisas que sei onde economizar e por preguiça acabo não fazendo, mas vou tentar fazer mais isso, vou colocar aqui algumas dicas que comecei a fazer recentemente, e outras que sei, mas não faço, mas vou ver se tento fazer esse mês. E depois gostaria que vcs compartilhassem dicas que vcs fazem.

1- Rappi - comecei a usar esse aplicativo poucos dias atrás, fiz uma assinatura de R$19 por mês, e estou gostando muito. As entregas são gratuitas a partir de R$ 20, com isso posso pesquisar a feira em 2 supermercados e comprar os itens mais baratos de cada um, deu para economizar um pouquinho essa semana. Ontem ia comprar uma fralda por R$43 e no app achei por R$30, no final do mês da uma diferença grande…

2- Ifood plus - O ideal seria pedir pouca comida fora, mas peço demais, quase todo dia, com ele pago R$29,90 e as entregas são gratuitas, pra mim compensa, às vezes até para pedir pão queijo e presunto peço no ifood.

3- Banco inter - Não faço muitas transferência, em média umas 2 por mês, no Banco do Brasil, sairia R$10 cada, no banco inter é gratuita, estou usando também o HB deles.

4- Ligar para operadora de telefonia, para pedir desconto, diz que a conta está alta e que se eles não derem desconto, vai olhar outra, e se tiver mais barato, já vai transferir, fiz isso um tempo atrás e deu certo.

5- anuidade cartão de crédito - Você liga para o banco e dependendo de quanto vc gasta, eles te dão de graça, infelizmente nos últimos anos não liguei para o banco e acabei pagando, acabo esquecendo, vê se lembro esse mês de fazer isso.

6- Vender coisas que não usa mais -OLX - Vendi algumas coisas, mas ainda tenho muita coisa para anunciar que não uso.

5 curtidas

Tem o nubank, que não paga anuidade. Eu já até cancelei o meu do Itau, e agora estou só com ele.

2 curtidas

Como é a questão do limite? Eu tenho do Banco Inter, que não paga anuidade também, mas o limite é muito baixo, por isso que não cancelei o meu do BB…

Tem a vantagem que eu só saio com o do Banco Inter, se roubarem ou fizerem um sequestro relâmpago em mim o limite é mais baixo…

Quando fiz o meu Nubank, pude ajustar este limite às minhas necessidades. No próprio App do Nubank vc pode ajustar, mas acredito que a aprovação deste limite dependa das informacões que vc forneceu no cadastro, como o valor da sua receita (o quanto vc recebe em média). Enfim, acredito que seja isso. Na minha opinião vale muito à pena.

Paguei 6 parcelas de R$84 no cartão de crédito :rage:

Vou ver se ligo para não pagar-se novo esse ano…

Olá, xxxxxx .

Infelizmente não podemos liberar um convite para você nesse momento.
Nós estamos sempre nos desenvolvendo com o objetivo de, no futuro, poder oferecer nossos serviços e produtos para mais pessoas. No entanto, entendemos que agora isso pode ser frustrante e gostaríamos de lembrar que isso não significa que seu nome esteja sujo .
Nesse momento sugerimos que, caso você ainda queira um cartão, espere ao menos 6 meses para pedir outra vez.
Obrigada pela compreensão,
Equipe Nubank

No começo era parecido com o meu do Itau. Depois de alguns meses aumentaram, e depois foram aumentando rs. Hj já umas 5x superior ao que eu tinha antes no Itau.

Vc precisa de uma indicação? É isso?

Não sei, parece que tem lista de espera…

De qualquer forma eu tenho o do Banco Inter, e da vez que eu liguei para o BB consegui de graça a anuidade, vou ver se ligo depois para tentar de novo.

Se quizer posso te indicar. É só me passar o seu email.

Uma dica que eu sigo, mas que hoje em dia é cada vez mais difícil de colocar em prática, é a de comprar produtos de qualidade com maior durabilidade, além é claro de ter cuidado no uso. Digo é cada vez mais difícil porque a tal obsolescência planejada aparentemente veio pra ficar.

Por exemplo, meu notebook é de meados de 2012 e meu celular já tem 3 anos, os dois funcionam perfeitamente, rodam todos os programas e APPs de que preciso. Por outro lado, tenho amigos que trocam de celular todo ano, ou para ter o modelo mias atual ou por mau uso ou descuido mesmo.

No geral, na minha experiência, a questão de se buscar um consumo mais racional, sempre fazendo uma boa análise custo/benefício é o que vai melhorar sua taxa de poupança.

4 curtidas

Esse Rappi vale a pena mesmo ? Vc terá custo de R$ 240,00 por ano só com a assinatura, será se não compensaria procurar um atacadão e comprar os mantimentos mais em conta ? É só uma sugestão.

Você tem animais ? Reduzi muito o meu gasto com ração pro meu cachorro , comprei um saco de 15 kg de ração que sai muito mais barato que comprar as embalagens de 3 kg.

Também tento fazer isso

Carro o meu é 14/15 e não pretendo trocar tão cedo.

Celular tenho trocado em média 2-3 anos.

Notebook acabei sendo roubado um com poucos meses de uso…

1 curtida

Pra mim vale, tem o pacote anual de 150 reais que estou pensando em assinar.

Vc pode pedir farmácia (pague menos e Drogasil), supermercado (Carrefour e São Luiz) além de outras coisas…

So uma fralda que sempre que falta a gente liga para farmácia para pedir, liguei para as 3 que conheço que entregam (não costumo fazer isso geralmente ligo para a primeira e compro) e a mais barata que era a pague menos estava R$43, no app da Rappi comprei na Drogasil por R$30. Só aí quase já pagou o mês.

Além disso tem a comodidade de pedir pelo aplicativo e não ter que ir no supermercado.

Pra mim fale muito a pena… Conhecia há muito tempo, mas nunca tinha usado até poucos dias atrás.

1 curtida
  1. Cartão de Crédito
    Tenho o cartão de crédito Santander Free. Quando lançaram este cartão realmente não tinha anuidade, bastava fazer uma compra mensal de qualquer valor que era isento. Porém, há alguns anos alteraram a política de isenção de anuidade. Agora é necessário fazer uma compra mensal de no mínimo R$ 100,00 para ser isento. Pra mim ainda compensa pois só tenho este cartão de crédito e sempre gasto acima do valor mínimo e ainda acumulo alguns pontinhos no Santander Esfera para trocar por produtos depois.
    Pelo menos no Santander Free não tem fila de espera e nem precisa de convite.

  2. Conta Bancária
    Quando os bancos grandes (BB, Itaú e Bradesco) lançaram o pacote de serviços “Digital” acabei aderindo. Basicamente era para usar somente nos caixas eletrônicos e pelo desktop. Aí mais pra frente veio os smartphones e aplicativos e facilitou muito. Acho que já faz quase 10 anos que tenho esse pacote digital e não pago um centavo de tarifa, inclusive para fazer TED/DOC pra conta da corretora. Então, já consigo economizar uma graninha com taxas e cartão de banco.

  3. Despesas carro
    Despesa com combustível, seguro e manutenção do carro é a que mais pesa final do mês. Transporte público não presta, então sou obrigada a usar o carro no dia a dia para deslocamento. Manutenção do carro só faço na concessionária. Sei que é bem mais caro, entretanto não tive boas experiências levando o carro em outras mecânicas. Carro está com 3 anos de uso e não penso em trocar antes de completar 5 anos. Por enquanto é apenas manutenção preventiva.

  4. Mercado
    Pelo menos na cidade onde moro, compensa muito fazer compra nos “Atacarejos”. Também sempre procuro pela marca número 2 dos produtos, o que já ajuda economizar mais. Exemplo: dificilmente compro sabão em pó Omo ou amaciante Fofo/Comfort, prefiro comprar Brilhante ou Ype. Pra mim é tão bom quanto à marca mais famosa, porém é mais barato rs.

4 curtidas

Tesouro Selic pode render menos que a poupança, em prazos curtos.

1 curtida

Uma das formas que pensei aqui em economizar e ao mesmo tempo investir foi a seguinte: Semana passada ia almoçar num restaurante que vi sairia por R$ 33,00 o almoço, no meio do caminho recebi um panfleto com a propaganda de um almoço sem balança por R$ 11,00, acabei indo lá verificar e o almoço estava bom, nisso eu contabilizei R$22,00 que eu iria gastar a mais no primeiro restaurante e esse valor eu me comprometi a ulilizar em investimentos (provavelmente compra de ações) e faço isso com outras coisas do dia a dia quando iria fazer uma compra e acabo por não fazer ou compro algo mais em conta, como iniciei isso há pouco tempo depois eu informo o quanto é possível. Só tem que ter cuidado pra não exagerar e ficar muito sovina. Obs. Moro em João Pessoa.

5 curtidas

Ótimo post, tenho tentado levar uma vida frugal para aportar o máximo possível kk, algumas dicas para economizar:

1- Amazon Prime: pra quem compra com frequencia pelo site, vale a pena a assinatura de R$ 9,90, assim terá frete grátis e entrega super rápida.

2- Renegociar plano de Internet: fiz isso nesse mês e consegui reduzir 40% o valor da mensalidade. Quem não chora não mama kk

3- Pra quem gosta de cerveja: comprar em distribuidoras e beber em casa, muito mais econômico do que beber em barzinhos, pubs e etc.

4- Atividade física ao ar livre: troquei academia por corrida ao ar livre e calistenia que faço em casa ou na praça, tudo gratuito e sem a necessidade de ficar naquele ambiente tóxico de academia.

5- Fazer sua própria marmita: vou ao mercado dia de promoção de hortifruti, compro o que preciso e no fim de semana preparo as marmitas (5) para o restante da semana. Elas ficam no congelador e levo todo dia pro trabalho. Comer fora de casa é um absurdo e com essa prática tenho me alimentado de modo mais saúdável, ou seja, marmita low carb, preferência por verduras, legumes e ovo.

6- Meio controverso, mas se planejar direito ao longo do ano dá pra aproveitar a Black Friday ou Black Fraude, principalmente com roupas e eletrônicos. Esse mês mesmo comprei um conjunto de 5 camisas básicas (preto,branco e cinza) por 50 reais, conjunto de bermudas de moletom pra usar em casa também por 50, pares de meias invisíveis da Puma por R$ 7. Enfim, itens básicos que você de fato irá usar ao longo do ano e por preço baixo. Ficar atento também à mudança de estação, onde as lojas fazem queimam de estoque kkk.

7- Faça você mesmo: já fiz mesa, suporte para livros, estante tudo com pallet que consigo de graça no trabalho. Com criatividade e boa vontade, dá pra decorar quarto, sala sem necessidade de comprar algo já pronto.

Os aportes agradecem pela frugalidade :joy::crazy_face:

11 curtidas

Algo que considero importante é fazer o controle do orçamento de modo contínuo, pois assim você identifica as “torneirinhas” que estão consumindo seu dinheiro. Depois que passei a fazer isso de forma contínua identifiquei que estava gastando muito com “alimentação”. Então, procurei travar os gastos nessa área.

Outro ponto interessante é estabelecer limites de gastos para tudo, por exemplo, limite máximo da fatura do cartão de crédito.

6 curtidas

Tirando boleto que precisaria ir no banco, o resto pago em dinheiro, vejo que muita gente se surpreende ou têm até vergonha hoje em dia, acabo sendo temido e odiado por muitos caixas que não sabem mais o que é troco. Mas nem ligo, moeda pequena as vezes jogo até fora (não custa contribuir com a meta de inflação) o que importa mesmo é a noção de que o que você está comprando tem um valor real.

5 curtidas