Diversificação

2 curtidas

Tem uma falha ai na minha visão, a alta porcentagem em algumas empresas ocorreu pois são carteiras maduras, onde algumas empresas valorizaram muito mais do que outras (convexidade) , afinal são holders, e não por que eles concentraram nelas.

3 curtidas

Esse tema de diversificação sempre vai gerar polêmicas.

Atualmente tenho 8 empresas na minha carteira: SANB3, BRSR6, BBDC3, TAEE3, TRPL4, CPLE6, EGIE3, BBSE3.

No final do ano, provavelmente estarei reduzindo para 6 empresas, pois como meu foco é dividendos, não faz sentido ter muitas empresas porém poucas ações de cada. Depois de bater a meta em número de ações, aí sim pensarei se expando o portifólio para outras empresas, FIIs ou até TD com JS.

3 curtidas

Não vejo diferença nisso… Você pode ter X reais em AAAA3, que paga 8% de dy ou X/2 reais em AAAA3 + X/2 reais em BBBB3 (que também paga 8% de dy).

No fim seu DY será o mesmo e a diversificação não terá atrapalhado isso.

A única coisa que vejo de ruim em ter muita empresa é que pode ficar mais difícil acompanhar, talvez tendo menos vc vai saber mais sobre cada uma, etc.

Por outro lado, seu risco provavelmente será reduzido (mas a chance de ter algum problema é maior, já que há mais empresas). Ou seja, vc troca uma chance pequena de ter problema grande por uma chance um pouco maior de ter algum problema menor.

4 curtidas

Eu não vi o vídeo porque não tenho paciência pra essas regras.

Eu acho que diversificação é interessante em dois casos:

  1. você não tem muita confiança no que está comprando e diversifica para minimizar o risco de as empresas que escolheu não serem tão boas assim. Nesse caso, pra mim, a melhor forma de diversificar é comprar ETF e relaxar. Não vejo sentido em ter 30~40 empresas se você tem pouca grana. É melhor comprar logo BOVA11, IVVB11, WRLD11 etc.

  2. especialmente no Brasil, a diverisificação em SETORES, te protege contra CANETADAS. O @tfreitas88 por exemplo, corre um risco altíssimo de duas canetadas no setor elétrico e bancário ferrarem de maneira irreversível a carteira dele. Ele tem 8 empresas, mas que, em certo sentido contam como 2 ou 3 (se você separar seguradora do setor financeiro).

4 curtidas

Pra mim, quanto menos tempo vc tiver para acompanhar, mais empresas deve ter, para diluir o risco.

Ai vai entrar diversas variaveis… Um cara novo de 20 e poucos anos, que não tem patrimonio, mas consegue juntar 1/2 do salario… Pode, se quiser, correr mais risco, e concentrar em uma ou poucas empresas que acredite que possa se valorizar muito, e esta ate 100% na RV

Diferente de uma cara de 40 e poucos anos, que tem um pequeno patrimonio, mas não esta conseguindo juntar nada, e tem é que resgatar dinheiro alguns meses, nesse caso acho imprudente esta concentrado em poucos ativos, bom ter renda fixa e variavel, e na variavel não esta muito concentrado…

Os bancos e grandes fundos utilizam análises bem sofisticadas para determinar esse tipo de coisa. Uma coisa simples é determinar o beta da sua carteira. E nisso por recomendação eu utilizaria o número de um mercado maduro como os EUA. Uma ação de baixo beta pode dar menos risco do que 5 ações em setores mais cíclicos. No Brasil, adiciono o que foi dito, além de tudo, é importante analisar se um viés político pode interferir nos negócios. Na China estatizaram o setor de educação. Provavelmente um chinês evitaria isso desde o início, então é sempre bom ter algum conhecimento de causa.

4 curtidas