DOHL4 - Dohler

Döhler S/A elabora produtos que mesclam tendências e preferências do consumidor, entregando qualidade para cama, mesa, banho e decoração.

A empresa tem mais de 139 anos de história, 100% nacional, e conta com aproximadamente 3.000 colaboradores, fabricando diariamente artigos variados para o lar e tecidos para as indústrias moveleiras e de colchões, além de enxovais corporativos e soluções para o setor hoteleiro e hospitalar.

  • 200 mil m² de parque fabril, na cidade de Joinville
  • 1.400 toneladas de tecidos produzidas por mês
  • 858 milhões de metros de fios todos os dias
  • 12 mil artigos com características próprias

A empresa teve uma grande mudança nas vendas, pré crise de 2008 as exportações respondiam por 60% da receita. Hoje as exportações tem uma participação muito pequena na receita.

image

A sua principal matéria prima é o algodão, que apresentou fortes altas até 2018, e depois recuou. Ano passado o preço caiu bastante, o que levou agricultores a darem preferência pela soja. Como o preço do algodão já mostrou recuperação, as safras para este ano tendem a ganhar terreno.

image

Na DR temos afetando positivamente a ação judicial referente a exclusão do ICMS na base de cálculo do PIS/COFINS, impactando em torno de 50M em Outras receitas, e em torno de 30M no resultado financeiro deste último trimestre.

Por outro lado, tivemos afetando negativamente em torno de 40M de aumentos de tributos a pagar.

Excluindo estes efeitos, a empresa teve um lucro liquido ajustado no 4T 20 em torno de 36.2M

Os dois primeiros trimestres de 2020 foram bem impactados negativamente pela epidemia. Já nos 2 trimestres seguintes, ficou nítida a recuperação da empresa. Fazendo um ajuste no lucro liquido anual, temos um valor em torno de 58M, o que daria 0,77 de lucro por ação.

Neste valor ajustado, temos como preço alvo:

Empresa DOHL4

Cotação atual 5,60

Preço alvo pelo PSBe está em 19,80 com potencial de crescimento de 254%

Pelo FCD, utilizando uma taxa de crescimento de médio de 12% ano, p/ os próximos 5 anos, com 9% de taxa de desconto, chego a um valor de 19,24

Na cotação atual, e considerando uma perpetuidade de 0, o mercado está precificando pelo FCD um crescimento anual de -10% p/ os próximos 5 anos.

Indicadores Anual Ultimo tri anualizado
P/L 7,30 2,93
P/VP 0,65
ROE 8,8% 22,1%
DY 8,11%
Margem Operacional 8,1% 16,1%

Outro cenário, já pensando no pós epidemia, creio que o resultado do 3T 20 seja um bom guia, um lucro liquido em torno de 20M. Anualizando este temos 80M, e projetando o crescimento de 8% ano, que daria um P/L de 5, e chego a estes valores de preço alvo (que deram valores bem próximos a cotação ON hoje):

Empresa DOHL4

Cotação atual 5,60

Preço alvo pelo PSBe está em 23,48 com potencial de crescimento de 319%

Pelo FCD, utilizando uma taxa de crescimento de médio de 8% ano, p/ os próximos 5 anos, com 9% de taxa de desconto, chego a um valor de 22,48

Na cotação atual, e considerando uma perpetuidade de 0, o mercado está precificando pelo FCD um crescimento anual de -17% p/ os próximos 5 anos.

Resumindo, Dohler é uma empresa com uma estrutura financeira tranquila (baixo endividamento e alta liquidez corrente), que mesmo com um payout baixo (mínimo de 25%) está gerando um elevado DY, e tem um grande potencial de valor e de crescimento.

  • Observações importantes sobre fatores de risco:

Estou considerando no preço alvo tag along de 100%. Porém a empresa não tem tag along diferenciado para as ações PN. E somado ao fato de ser um small cap, isto gera um maior risco ao ativo. Por outro lado, os acionistas controladores da empresa também possuem uma grande quantidade de ações PN, o que gera um certo “conforto” para investir.

Olhando a diferença de preço nas cotações ON x PN fica claro que a PN pode ficar anos com a cotação “parada”. Pela falta de governança e baixa liquidez, dificilmente um institucional entraria em peso, deixando a possível tarefa de valorização para investidores menores. Com um DY elevado, este fator tempo é minimizado.

A liquidez da empresa é baixa. O volume financeiro médio diário negociado é de 60k. E tem uma ordem de venda de 100K de ações do Credit Suisse no book a 6,00.

Se a epidemia gerar novas ondas, e a crise no país se agravar, é provável que o lucro anual volte a cair para algo entre 35M a 25M.

Outro fator de risco é o preço do algodão apresentar uma forte alta no curto prazo, pressionando os custos da empresa. A empresa já faz opções de compras com preços pré estabelecidos para o ano, visando diminuir este impacto no curto prazo.

Montando agora um cenário pessimista, estimando um lucro liquido anual de 30M, com isso temos no preço alvo:

Empresa DOHL4

Cotação atual 5,60

Preço alvo pelo PSBe está em 16,82 com potencial de crescimento de 200%

Pelo FCD, utilizando uma taxa de crescimento de médio de 8% ano, p/ os próximos 5 anos, com 9% de taxa de desconto, chego a um valor de 8,43

Na cotação atual, e considerando uma perpetuidade de 0, o mercado está precificando pelo FCD um crescimento anual de 6% p/ os próximos 5 anos.

  • Outros fatores que poderiam impulsionar o preço da ação:

A empresa pode aumentar o seu payout, visto que tem bastante espaço para isso, e o que geraria um DY ainda mais elevado.

Mudança na governança, aderindo a melhores níveis de governança corporativa, e resultando em um tag along diferenciado p/ a PN.

20 curtidas

Show de bola, cadu! Já tinha lido algo sobre o ativo. Gosto desses cases de crescimento mesmo com baixa liquidez e ainda ñ descobertas pelo mercado. Com o seu parecer vou considerar uma entrada. Vlw pela dica!

3 curtidas

Que baita diferença de preço da ON para PN

2 curtidas

Duas curiosidades:

  1. O dono é o prefeito da cidade.
  2. Está sendo negociada abaixo do ativo líquido conforme a fórmula de Graham. É uma guimba de charuto.
Dohler Valor
Ativo Circulante 374.088
Passivo Exigível 163.140
Ativo Circulante Líquido 210.948
Ativos Fixos (25%) 149.504
Terrenos 104.656
Ativo Líquido 465.108
Valor de Mercado 427.394
Desconto 8,8%
8 curtidas

Ex prefeito na verdade, saiu ano passado após 2 mandatos.

3 curtidas

Maior participação é do filho do Udo.

2 curtidas

Como fica a concorrência dessa empresa com produtos da China? Ela tem algum diferencial de qualidade? Com o dólar alto ainda há um risco favorável de aumentarem as exportações.

3 curtidas

Competir com os produtos chineses é tarefa impossível mesmo, e a Dohler percebeu isso logo de cara.
Os produtos chineses tendem a principio a serem produtos básicos, com qualidade inferior, e preços baixos.
A Dohler resolveu se diferenciar, com em serviços, onde a reposição de qualquer produto acontece em até 72hs. Além disso investiu em produtos nichos de mercado, como produtos licenciados, e também em produtos mais premium.

5 curtidas

Fica a menos de um km de casa.

1 curtida

Por favor, elabore sobre.

1 curtida

Rompeu os 6,00 hoje.

3 curtidas

DOHL4 - 1T 21

Ótimo resultado, empresa evoluiu em todas as linhas do balanço.

dohl4

dohl44

10 curtidas

Bateu na casa dos 7 hoje!

6 curtidas

Qual seu preço alvo @cadu

2 curtidas

No primeiro post montei o preço alvo em 3 cenários diferentes.
Mas este seria o mais realista:

6 curtidas

Show, Cadu. Estudando uma pequena entrada nela… Mas esse site de RI deles e os relatórios trimestrais são tristes kkkkkkk, os caras não são muito fãs de transparência não kkkkkk.

4 curtidas

Este é um dos riscos que levantei na análise, uma small cap sem governança corporativa.

2 curtidas

Curioso que a Irani era bem semelhante, até pior. Na Dohler o dono é político, na Irani um dos caras tinha um processo criminal barra pesada no passado. Mas aí fizeram uma verdadeira revolução e boom. É um risco, mas pode também ser um dos upsides da empresa.

2 curtidas

DOHL4 - 2T 21

Mais um bom resultado.

Capturar

OBS: LL ajustado, excluindo não recorrentes

9 curtidas

poderia fazer analise da ctsa4 e cedo4, sao do mesmo setor
rcsl3 melhorou os resultados-implementos rodoviarios
alem da DOHL4 qual vc arriscaria das citadas acima