CAFI - Carteira de Análise Fundamentalista de Investimentos

Segue meus votos, troquei GMAT e BRSR por CVCB e ALSO:

IRBR3 - anunciou follow on e venda de imovéis para melhorar a estrutura de capital, expectativa de lucros apenas em 2023.

CVCB3 - a empresa fez o dever de casa na pandemia e agora com a demanda voltando deve ser uma empresa ainda mais forte.

COGN3 - desconto generoso, demanda voltando em breve deve voltar a apresentar lucros.

DMVF3 - empresa bem abaixo do valor patrimonial. Saí mais barato comprar a empresa toda do que montar a mesma operação do zero.

LWSA3 - empresa asset light, com muito potencial de crescimento. Embora não esteja em minha carteira, tenho uma empresa no mesmo segmento, a Umbler, investi através da CapTable.

TRIS3 - setor penalizado pelo aumento da taxa de juros, a empresa entregou um resultado razoável no 2T, acredito que o pior momento já passou.

SULA11 - Não sei se a fusão com a rede d’or sairá ou não, mas nesse patamar de preço voltaria a investir.

ALSO3 - vai ter muita sinergia com a fusão, setor está indo bem e está com desconto patrimonial. Assim que o juros começar a cair deve beneficiar bastante esse case.

Todas, exceto LWSA, SULA e ALSO (uma das possíveis adesões), estão na minha carteira.

4 curtidas

Votação encerrada!

Captura de tela 2022-09-01 102223

19 curtidas

Olhando aqui o tradeview me mostra que a rentabilidade do ibov foi de 6,16% em agosto. Os outros meses bateram certinho, poderia confirmar se está errado esses 6,60%?

5 curtidas

Vixe tem razão, errei na digitação.
Valeu pelo aviso!

7 curtidas

Cadu, poderia justificar o voto na Dohler? O que te faz investir nela?

1 curtida

Alto potencial de valor. É uma small cap com maior risco, mas em uma carteira bem diversificada vale o investimento. O último trimestre veio com um resultado mais fraco, com queda na receita, mas minha visão de LP na empresa continua a mesma - leia aqui

3 curtidas

votos pra CAFI:

CSAN3
TASA4
FESA4
GOAU4
ALUP11
NTCO3
WIZS3
BBAS3

7 curtidas

Bbas3
Sapr4
Movi3
Enbr3
Logg3
Vale3
Tris3
Pcar3

5 curtidas

**[quote=“cadu, post:1, topic:93, full:true”]
Tópico voltado p/ o índice da CAFI, que é composto por 8 ações escolhidas todo mês pelos foristas, com foco em Análise Fundamentalista.

[Posts anteriores estão no antigo fórum do Infomoney, neste link. - Infomoney tirou o forum do ar]

===========================================================================

Captura de tela 2022-09-01 102223

→ Resultados:

cafi tabela

===========================================================================

Regras da votação:

Prezados Colegas, visando demonstrar que a AF pode gerar uma boa rentabilidade no longo prazo, resolvemos selecionar ações para montagem de uma carteira virtual, que terá a funcionalidade de um índice, com revisão mensal e baseada em fundamentos, objetivando rentabilidades superior ao IBOV e ao Indice de Small Caps. As escolhas das empresas serão por votação. Seguem abaixo as regras:

  1. A votação com os ativos para a carteira é feita durante todo o mês, sendo mais recomendado fazer próximo do final do mês. Na abertura do pregão do primeiro dia útil do mês a votação é encerrada. Os votos são computados, e no decorrer da semana eu trago a nova composição da CAFI daquele mês.

  2. Cada usuário pode votar no mínimo em 1 ação e no máximo em 8 ações, fazendo uma justificativa geral ou individual.

  3. Para o voto ser computado, deve ser identificado a classe do ativo. Ou seja, ao invés de votar em SAPR, colocar o voto como {S-A-P-R-4, editado} por exemplo.

  4. Em caso de empate, entre a 8 e 9 colocada por exemplo, a empresa escolhida será aquela com maior números de votos no histórico.

  5. Peso da carteira: Peso por votação dos papeis
    Peso papel 1 = (votos no papel 1)/(total de votos das 8 empresas da carteira)

  6. Lembrando que por se tratar de ações com bons fundamentos e alto potencial de valorização, empresas indicadas que possuírem indicadores ruins (seguindo critérios explicados mais abaixo) serão excluídas.

  7. Em caso de votações na mesma empresa, porém no tipo de classe diferente (ON ou PN), será considerado e adicionado o voto a aquela classe que esta com maior numero de votos no total.

  8. O valor usado para o resultado final do mês da CAFI é a soma da rentabilidade de cada ativo no decorrer do mês.

Seguimos como base alguns indicadores para exclusão de votos, identificando empresas chamadas de mico ou com dificuldades financeiras, assim como empresas pré-operacionais.

Seguem abaixo os critérios utilizados pela CAFI p/ exclusão de votos de empresas:

  • Patrimônio Liquido negativo;

  • Fazer parte de uma das listas abaixo:

  1. Relação de empresas com o registro cancelado pela CVM,
  2. Lista de empresas com registro suspenso,
  3. Lista de companhias inadimplentes há mais de 3 meses,
  4. Atraso na entrega dos balanços acima de 2 trimestres;
  • Apresentar dois ou mais dos critérios abaixo:
  1. Liquidez Corrente < 1,
  2. DB / PL > 2 (esta regra não vale p/ empresas do setor financeiro),
  3. Margem líquida 12m < 0 (ou apresentar resultados não operacionais inflando o balanço, sendo que sem este o resultado anual seria de prejuízo);

===========================================================================

Link úteis

Lembrando que todas estas ferramentas e informações servem para agregar valor aos estudos fundamentalistas, e que por si só não indicam compra ou venda de ativos. O mesmo vale p/ qualquer coisa que for escrita neste tópico.
[/quote]

**

Votos da CAFI, ações que já estão baratas e com boas perspectivas para longo prazo, mas que provavelmente vão cair um pouco mais:

  • MRFG3
  • MYPK3
  • EUCA4
  • KLBN4
  • DEXP4
10 curtidas

Na primeira semana do próximo mês, provavelmente, vou aportar em:

VALE3
USIM5
GGBR4
CPLE3

12 curtidas

ENBR3
JALL3
SAPR4
SIMH3
TASA4
RANI3

11 curtidas

EGIE3
SAPR4
ENBR3
TRIS3
BBSE3
PETZ3

13 curtidas

egie3
klbn11
bbas3
brkm5
vale3

11 curtidas

EGIE3
KLBN4
ENBR3
SAPR4
ITSA4
BBAS3
VALE3

13 curtidas

VALE3
KLBN4
EGIE3
RAIZ4
SAPR4
UGPA3

11 curtidas

CPLE6
TRPL4
VALE3
CMIN3
CSNA3
USIM5

10 curtidas

Meus votos esse mês, sem mudanças:
GOAU4
PETR3
MRFG3
MOVI3
BBAS3
MYPK3
SAPR4
JHSF3

11 curtidas

ALLD3
DEXP3
JBSS3
MDNE3
MYPK3
PRIO3
SUZB3
TASA4

10 curtidas

BBAS3
ITSA4
LOGG3
PSSA3
SAPR4
USIM5
KLBN4
ENBR3

8 curtidas