Dólar

Conclui para este ano a transferência de investimentos para o exterior e consegui um câmbio médio de R$6,12. Estranhamente, a sensação de ter feito um negócio justo, R$0,03 acima do câmbio neutro, constrasta bastante com a visão geral do de que estamos operando em um patamar excêntrico, ou de que o mercado está punindo o governo ou que uma correção fiscal regularizaria o dólar para um valor mais amigável entre 4 ou 5 reais.

Decidi trazer o histórico da evolução anual da M2 em uma média suavizada de 2 anos:

Não pude resistir em calcular médias históricas e suavizar o cenário futuro para convergência dessas médias:

Mais irresistível ainda projetar a evolução do câmbio justo dentro dessas premissas. Fiquei apenas com o mandato deste governo, pois é mais previsível e seria muita especulação olhar além disso:

Apenas o disclaimer de que valendo R$7,28, se os dados se concretizarem, o dólar pode estar a 5 ou 10. Apenas serviu de respaldo para mim para não me prender à ilusão comum de que existe uma zona de conforto para o câmbio, apenas porque estamos acostumados a determinado patamar. Para bem ou para mal, 6 is the new black.

6 curtidas