Dólar

Mas creio que nossa taxa de juros também caiu mais que a de outros emergentes.

1 curtida

Dólar eu só vou comprar no fim do ano.

1 curtida

Exato, até meados de junho devemos estar falando em câmbio de R$6,50, daria um upside de menos de 8% para uma eventual máxima de R$7,00 e um longo caminho de 30% até um retorno a normalidade em R$4,50.

5 curtidas

Depois que o dólar chegar a 7 deveríamos começar a fazer memes agradecendo aos jogadores da copa de 2014.

2 curtidas

Abri o topico em março pensando em entrar pesado em dolar, colocar uns 30% de todo meu patrimonio… Acabei “amarelando” cheguei a comprar 3 contrados mini dolar, mas vendi com lucro relativamente pequeno, pensando em comprar mais, mais barato, mas aí disparou… E coloquei apenas 3% em um fundo cambial do banco do brasil…

Agora perto dos R$6 ja não e sinto confortavel em comprar mais dolar…

2 curtidas

Eu também acho que o dólar vai ficar entre 6 e 7. Mas acho que deve estabilizar nisso. Não acho que 4,50 seja a normalidade.
Acho que Brasil é bem similar ao México, corrupção, bandidagem, política instável. Temos que ver que o EMBI+ em muitos períodos pode estar maquiado por medidas intervencionistas do governo. Mas ele sempre tende a volta para o seu valor “normal”. Eu acho que EMBI+ na faixa de 400 seria o normal para o Brasil. Acho que descreve melhor o risco Brasil, similar ao do Mexico.

2 curtidas

Excelente analise sr_fouquet. Obrigado por compartilhar.
Voce pega essas informacoes da tabela de onde?

1 curtida

http://ipeadata.gov.br/Default.aspx

Em
Macroeconômico > Séries mais Usadas

1 curtida

3 curtidas

Pensando em comprar mini dolar agora, 5.589,000 alguem esta comprando dolar?

Dolar não. Mas to comprando ivvb11

Já tive, primeira compra em R$80… Mas já vendi tudo que tinha…

Tenho hoje, com a cotação atual do dólar, cerca de 30% do meu patrimônio nos EUA, 85% em ações e REITS e 15% caixa…

Comprei ontem Wdom20, vamos vê se o dólar sobe, como eu acho que vai…

2 curtidas

Tambem acho que vai subir, mas nunca operei mini dolar. Fico um pouco receoso.
Vc comprou a quanto e pretende vender a quanto? Vc fica de olho todo dia pra ver se vende ou pode deixar uma ordem De venda valida ate cancelar?

Quando eu coloco WDOM20 no meu HB aparecem vários…

Já comprei algumas vezes esses ano, e vendi com lucros pequenos…

A última compra foi ontem em 5,575 se não me engano.

Não tenho um preço certo para vender ainda, mas acho que o dólar pode voltar acima dos R$5,75, então provavel que só venda por aí, mas esse título vence, se não me engano no dia 1/6, então talvez tenha que rolar o título.

O título é só wdom20

É difícil criar cenários e tentar espelhar situações distintas, tentei fazer algumas alterações para “ver se cabe”. Os números parecem apontar para uma situação um pouco mais amena da que havia pensado, seja por mérito do real ou fraqueza do dólar. Analisando um pouco o comportamento do câmbio e revendo a situação da época, parece correto dizer que o mercado subestimou o impacto do Covid, pois os indicadores de risco não se moveram em fevereiro, por outro lado, a moeda que parecia estável a R$4,00 pulou silenciosamente para R$4,30. Decidi incorporar este movimento ao período de crise e tentar um cenário que se mostrou mais conservador. No mês de janeiro estão representados os dados dos 6 meses que antecederam tanto a crise de 2008 quando o momento atual, a partir de então são apenas os dados coletados.

Alguns pontos que tenho notado:

  • EMBI+ em patamares inferiores aos de 2008, isso tanto pode significar, contraditoriamente ao sendo geral, um melhor posicionamento do país na visão dos estrangeiros quanto uma visão do mercado mais leve em relação ao covid.

  • O fechamento de Maio próximo da mínima mensal corta um pouco o timing para o dólar chegar ao nível de R$6,50. Isso pode significar que este movimento de alta pode já iniciar um período de lateralização, apenas eventualmente indo acima de R$6,00, conforme gráfico.

  • O gráfico indica um fechamento anual abaixo dos R$5,00, que é a atual expectativa do mercado. Penso que por um lado há uma visão firme de que haverá uma desvalorização cambial ainda maior, que justifique fechar o ano ainda em R$5,00. Por outro, essa alta do dólar não está se mostrando tão agressiva para sustentar este patamar por mais 7 meses.

Junho ainda é mais um mês para observar e anotar os números, acredito que deva haver uma lateralização, mas tudo é possível.

6 curtidas

Respeito suas análises, mas achei bem simplória para algo que envolve um conjunto enorme de variáveis.
Eu acho que o dolar esta barato, ainda mais depois dessa queda de maio. O Brasil está falido, não tem mais caixa. Não tem mais fôlego para medidas intervencionistas para controlar o dólar. Eu ainda acho que o dolar eventualmente vai se estabilizar entre 6 e 7 reais.

2 curtidas

Concordo plenamente com você, @heitorod, meu objetivo aqui é quase uma análise técnica, as variáveis que determinam o câmbio no curto prazo são muitas e não vou nem me atrever a analisar. A única abordagem mais estrutural que tenho é a monetarista, do aumento dos meios de pagamento, mas que precisa de tempo para mostrar os valores finais. No momento, com base nessa análise, o real ainda estaria próximo desse valor justo de R$4,00. Mas isso ignora completamente as perspectivas futuras.

2 curtidas

Obrigado Sr. Fouquet. Análise técnica, apesar de simplória, é valido para agregar na decisão. Levo muito em conta suas análises para tomar minha decisões. Eu estava “muito confiante” que o dólar eventualmente vai subir acima de 6, mas com sua análise passo a estar apenas “confiante” hehehe…
Quando digo eventualmente, pode ser no curto, médio ou longo prazo. Não sei dizer quando. Mas acho que, desde o plano Real, o valor do dólar tem sido fictício. Não condiz com a realidade econômica Brasil vs. EUA. E desde que eu comecei a comprar dólar e euro (desde 2014) e IVVB11 (desde 2018) minha meta sempre foi dólar a 6-7 e euro a 7-8. E até agora não mudou.

Uma análise interessante, que eu pensei mas ainda não tive tempo de fazer, é comparar o poder de compra em dólar do brasileiro em momentos antes do plano Real vs. poder de compra em dolar agora. Isso pode dar uma ideia do valor justo do dólar. Pois, na minha percepção, pouco mudou no Brasil.
Eu acho que o poder de compra do brasileiro em dólar, na realidade, se não houvessem intervenções governamentais (plano real, mexer na inflação, imprimir dinheiro, etc), não deveria ter mudado muito desde o cruzeiro. Então, com o Brasil falido e sem fôlego para invervenções, a tendência é voltar ao poder de compra (em dolar) antes do plano Real.

De forma mais simples, o Big Mac em dólar deveria custar o mesmo hoje do que custava a 20 anos atrás. Acho que assim dá para ter uma boa ideia do valor justo do dólar. Quando tiver um tempo, vou pesquisar e ver se existem dados para fazer essa comparação.

1 curtida
1 curtida