Dólar

A lógica do indicador em uma primeira vista é simples: se o preço médio de um Big Mac nos EUA é de 3 dólares e no Brasil é de 18 reais, então 1 dólar é equivalente a 6 reais.

2 curtidas

Oi, @heitorod, desculpe a demora na resposta, já havia lido seu comentário e o texto da infomoney. Eu tenho uma visão bem simples e quantitativa sobre o câmbio, de que este em última instância é determinado pela quantidade de moeda em cada país, podendo apesar disso apresentar fortes variações em razão do fluxos dessas moedas.

Eu discordo um pouco dessa teoria do PPP (Purchasing power parity) pois a metodologia envolve algumas comparações difíceis de engolir: por exemplo, qual o preço do táxi, por km rodado, desde o aeroporto ao centro administrativo da capital de determinado país e de outro a ser comparado? É uma análise muita objetiva e que compara um táxi em NY e um em Nova Delhi. Mas não contextualiza todos os intangíveis por trás dessas experiência. Resulta que o custo de vida em países emergentes é inferior e de maneira crônica e assim deve ser.

Sobre o período Pré-Real, ouço apenas histórias, pois não vivi essa época. Mas tive a oportunidade de analisar alguns relatórios gerenciais de empresas à época e o que percebi é que todas as contas estão em dólares. Dívida também, apenas em dólar. Mais ou menos o que deve acontecer na Argentina hoje, se não proibiram também o dólar.

Acho que o futuro vai depender muito das reformas que visam cortes de gastos pelo Estado,. O nível máximo aceitável de endividamento para um país de terceiro mundo é 90% do PIB, estamos indo para 95%-100% este ano. Se as reformas e privatizações não saírem e o governo quiser segurar os gastos na taxa de juros ou ir apenas rolando dívida, vai ser um estrago na inflação e o dólar iria subir bastante. O mercado pode até antecipar estas mudanças, mas elas demoram para acontecer. Por isso preferi delimitar essa onda do dólar ao Covid, mesmo que se sigam outras de caráter mais permanente, acho que ainda não é o timing, até porque estão sendo feitas lambanças em boa parte do mundo desenvolvido. Mas, resumindo, diria que na mesma medida que estou cético de que tudo o que tem ser feito venha a ser feito, estou cético também quanto a dizer que nada será feito. Em 12 meses, com a poeira mais baixa, seria interessante analisar a “nova ordem mundial”.

2 curtidas

@cadu, olá! Quando opera com o dólar qual caminho você faz? Recorre a algum fundo cambial, minicontratos, dolfut?

1 curtida

Futuros.

2 curtidas

O BC descontinuou nos indicadores selecionados as tabelas do governo Dilma, que havia descontinuado as tabelas do governo Lula ou FHC. Os dados demoram um pouco mais para sair agora, mas vi que foi atualizada a série de meios de pagamento referentes ao mês de abril, que já incluía o primeiro coronavoucher. O que mais puxou foram os títulos bancários, basicamente o CDB, andaram bem também, um pouco mais devagar, o dinheiro vivo, provavelmente impulsionado pelos saques do benefício e o depósito em poupança.

image

Também acertei a relação com a M2 dos EUA. É cedo para tirar qualquer conclusão, já que o Covid acertou lá primeiro e portanto o socorro veio primeiro. Mas que a gastança dos EUA vai deixar suas pegadas, com certeza vai.

A variação é de um período para o outro e não acumulada.

image

3 curtidas

venda do meu segundo wdon20 5,390,50… Tenho só 1 agora

1 curtida

@fortaleza Usa qual corretora? E qual é a margem?

Xp

Se não me engano é algo em torno de R$6 mil, tenho renda fixa na XP, aí pode ser utilizada.

O título wdon20 já foi encerrado hoje ou ontem?Preço final foi esse 5.476,00? @cadu

http://www2.bmf.com.br/pages/portal/bmfbovespa/boletim1/Ajustes1.asp

1 curtida

Na Easy tá 5476,50, encerrou ontem

A sensação é que o dólar está repetindo o mesmo padrão 2008, mas com menos força, possível que já tenha entrado fortalecido mesmo considerando o câmbio de R$4,06 para o 2S como inicial. Se colocar a R$3,79 que havia colocado como um câmbio teórico justo, os números ficam redondos, mas isso não seria mais do que coincidência e tentativa e erro. Se for para seguir a risca, Julho e Agosto teremos lateralização neste patamar de 5,00 - 5,50.

7 curtidas

Eu andei analisando o comportamento do câmbio nestes períodos de crises e também cheguei a mesma conclusão.

Parece que quando estoura a crise há uma subida acentuada e depois vai regredindo mais lentamente até um patamar “ideal”. Após esta “correção” há tendências curtas de altas e baixas (muitas vezes lateralizando) até chegar um novo estopim que desvaloriza o real novamente…

2 curtidas

Eu estudei um livro que ensina como calcular o dólar futuro através da taxa de juros. Vou procurar e postar aqui, pois dá uma noção de como ele irá se comportar no futuro. Senão me engano, esse cálculo leva em consideração a taxa de juros futura do país e a do FED.

3 curtidas

A relação é bem direta, especialmente em países emergentes como o Brasil!

Uma apuração rápida do preço do dólar 2-4 dias antes da reunião do Copom para 2-4 dias depois nos últimos 6-12 meses mostra como a correlação é forte. Como as expectativas têm sido sempre de queda na taxa de juros (o que efetivamente aconteceu, vide Selic 2,25%), o dólar todas as vezes sobe em relação ao Real.

Geralmente, ocorre assim: o dólar tá em um preço X dias antes da reunião; durante os dois de da reunião, ele começa a subir um pouco ou oscila entre altos e baixos (mercado começa a precificar); após, é definida a baixa na Selic e a moeda sobe para um preço Y maior que X.

E esse é um movimento bem natural, né…

3 curtidas

Segue modelo de cálculo:

Descrição 2021 2022 2023 2024 2025
Juros Futuros Brasil 2,06% 2,88% 3,98% 4,92% 5,55%
Juros Futuros EUA 0,16% 0,16% 0,19% 0,24% 0,31%
Fator A/B 1,0190 1,0272 1,0378 1,0467 1,0523
Dólar Hoje 5,32 5,32 5,32 5,32 5,32
Dólar Futuro 5,42 5,46 5,52 5,57 5,60

Fator A/B - é a divisão dos Juros Futuros Brasil pelo Juros Futuros EUA.
Dólar Hoje - é a cotação atual do dólar.
Dólar Futuro - é a multiplicação do Fator A/B pelo Dólar Hoje.

Observação: a) o valor do dólar precificado sofre variação contínua, devido a variação do dólar e das taxas de juros; b) Eu usei os juros futuros apurados pelo setor privado, devido a manipulação pelo governos.

Fonte - Página 351:

2 curtidas

Legal, mas por que vc assumiu esses juros futuros Brasil? Achei bem altos…

1 curtida

Eu considero uma previsão mais segura e realista. Já os dados do governo tem sempre uma manipulação forçada etc. Outro fato é que no geral o mercado que precifica o dólar e o governo só faz intervenção para manter dentro da banda cambial.

2 curtidas

O fator A/B não está batendo.
Por exemplo, para 2021: 2,06/0,16 = 12,875 . Estou fazendo algo errado?

2 curtidas

Se não me engano é uma taxa menos a outra elevada ao número de períodos. Isso é usado para calcular o contrato futuro de uma moeda, é o custo de financiamento. Por isso os futuros de dólar, por exemplo, são sempre um pouco maiores quanto maior é o prazo. Mas o que manda sempre é o preço a vista, a ptax do BC, pois estes contratos são todos calculados em cima dela.

2 curtidas

A fórmula é Fator = (1+JFBR)/(1+JFEUA).

1 curtida