Pior é que o dolar vem caindo em comparação com outras moedas, e o real caindo em rela~]ao ao dolar…
Dedo já está coçando, já baixou dos R$5,35 ![]()
Comprei hoje 1 wdov20 a 5350,00
Não sou de comentar o diário, mas hoje foi um dia interessante. Dólar caindo 0,8% em relação ao real. Enquanto isso:
O dólar sobe em relação ao:
Euro - 0,7%
Libra - 0,5%
Iene - 0,3%
Franco Suiço - 0,3%
Peso Mexicano - 0,1%
Rupia - 0,4%
Rublo - 2,2%
E todas as outras demais. Foi a moeda que mais se valorizou no mundo hoje.
O real? Mas pega o ano, é uma das que mais desvalorizou…
Igual aquele mico que subiu 300%, mas nos ultimos 5 anos esta -96%…
Pode ser um momento de inflexão este, mas é difícil dizer. Não há motivo sólido para termos performado tão pior do que Índia, África do Sul e outros comparáveis.
Com o Bolsonaro quietinho por causa da Covid e do Queiroz o dólar começou a cair, ai ele vem e fica falando em programa social, dinheiro para obra e furar o teto, devolveu tudo de novo. Mas se o dólar realmente se enfraquecer nós poderemos ver uma disparada de commodities, já há muito tempo depreciadas.
estou até torcendo para isso, mesmo meus investimentos estando quase 40% dolarizado, para aumentar ainda mais…
edit: enfraquecer em relação ao real, não em relação as outras moedas, que vou torcer
A curto prazo sim, mas neste desempenho no ano e entre comparáveis, como @fortaleza colocou, é difícil achar uma explicação, pois nossa situação é igual ou mais confortável que a dos outros países.
Na realidade há, a divida pública brasileira estourou… entre os emergentes estamos numa situação bem pior neste aspecto, mas havendo reformas e contenção desta questão ou até mesmo sinalização neste sentido os juros longos abaixam e até mesmo o real se valoriza…
Temos reservas cambiais na america latina e damos show neste aspecto, mas somos um fiasco em divida publica…
A questão da dívida bruta tem sido recorrente, mas isso não analisa todo o cardápio de piruetas dos governos. Se pegar a dívida líquida, andamos lado a lado com África do Sul, Índia, Uruguai e outros países. Mas para isso acontecer, temos que possuir mais reservas internacionais, o que no final agrega solidez ao pacote. Compare com a Lira Turca, esse ano teve desempenho comparável ao real, só que lá a inflação corre a 12% a.a., suas reservas montam a 6% do PIB (só esse ano venderam quase 1/2), enquanto aqui é 19%. A dívida da África do Sul, por exemplo, é na maior parte dívida externa. A dívida isoladamente não representa muito. Na Turquia, p.e., é baixa, mas é porque ela é monetizada pelo governo. Nossa moeda conseguiu performar pior do que muita tranqueira mundo afora.
Sem duvida noso perfil é melhor que muitos paises…, mas o brasil antes (2013) era precificado como asiáticos e os gringos só levam fumo desde então… Para o dolar voltar a menos de 5 reais acredito só em duas hipoteses ou o brasil se afasta da trajetória venezuelização ou os EUA pioram bastante para o dolar ser depreciado…
dedo voltando a coçar para comprar wdov20 5.322
comprei 1 contrato em 5,300… Queria segurar mais para tentar comprar em R$5,200, mas não deu…
@fortaleza, também tenho 1 contrato WDOV20, mas comprado a 5,35. Vc vai esperar pra vender mais caro ou pretende vender hoje?
Não sei, acho que vou segurar, mas batendo R$ 5,50 é tentador…
Tinha ordem em R$5,200 que não pegou, se tivesse pego, teria vendido 1, mas como só tenho 1 devo segurar um pouco, mas não sei, pode ser que venda…
Acabei de vender…
Pode ser que suba mais, mas como tenho cerca de 40% do meu patrimonio dolarizado, se subir ok, se cair recompro…
me coçando pra vender hoje