Dúvidas com day trade

Galera, umas dúvidas sobre day trade:

  1. A quantidade de venda que eu fizer durante o day trade conta para aquele limite de R$ 20.000,00 que posso fazer durante o mês para que eu não pague IR sobre o lucro?

  2. Imagine que eu tenha uma ação na minha carteira. (XPTO3). Fiz day trade com a XPTO3. Para eu calcular o lucro do day trade, eu devo considerar os preços da XPTO3 somente do day trade, correto?

Sei que fiz confusão na hora de perguntar e para descomplicar, queria propor uns exemplos.

Com relação à dúvida 1: Imagine que o mês começou e eu não tenha feito nenhuma venda nele. Meu limite de 20.000,00 mensal não foi usado ainda. Comprei 100 XPTO3 a 10,00 e vendi as 100 XPTO3 a 10,10. Continuo com o limite de 20.000,00 mensal sem ter usado ainda?

Com relação à dúvida 2: Imagine que eu já tenha XPTO3 a um preço médio de 9,90. Fiz um day trade comprando 100 XPTO3 a 10,00 e vendendo as 100 XPTO3 a 10,10. Considero, como lucro bruto (ignore as taxas), o valor de 10 reais? Isto é, ignoro totalmente o meu preço médio anterior?

20% sempre no daytrade. Bem simples: tudo que comprar e vender no dia: 20%. Se comprar e vender no outro dia e não for ações 15%, se for ações limite de 20k sobre o bruto.

1 curtida
  1. Não. Operações de Day Trade você contabiliza em separado.
    Você deve pagar 20% de imposto em cima dos R$10,00 de lucro (na prática, você desconta os custos de corretagem). Se tiver prejuízos de Day Trade acumulados, pode abater do valor a pagar. A DARF vc paga no próximo mês, mas apenas quando acumular valores maiores que R$10,00.

  2. Sim. Vc continua na sua carteira com as 100 XPTO3 a preço médio de 9,90 (mais custos de corretagem). O seu lucro bruto é de R$10,00 do Day Trade.

1 curtida

Muito obrigado pelas respostas!

1 curtida

Mais uma dúvida (na verdade, confirmação): imagina que eu já tenha 100 XPTO3 a 9,90. Em um determinado dia, eu compro 100 XPTO3 a 10, compro 100 XPTO3 a 10,10 e vendo 100 XPTO3 a 10,20 (nessa ordem). Qual ordem de compra que eu considero para o daytrade? Eu pego o preço médio do dia para considerar como compra, já que não fiz a mesma quantidade de venda? Como eu processo essa situação?

As suas dúvidas têm resposta no tópico “Imposto de Renda”

Respondi exatamente essa sua dúvida esses dias:

2 curtidas

@rogerup Muito obrigado pela resposta.

Pessoal, vocês que operam com day trade, que corretora/plataforma vocês usam?
Fiz uma pesquisa rápida e fiquei entre Rico e Clear, ambas com o Profit.
Rico: mesalidade 9,90 (zero operando 200 minicontratos), corretagem zero com RLP ativado.
Clear: mensalidade 9,90 (zero operando 1 minicontrato), corretagem zero com RLP ativado.
Comentem aí se tiverem experiência com estas, ou sugiram outras.
Valeu.