Dúvidas sobre a plataforma

Cadu, hoje a parte de açoes e Fiis do Brasil é toda gratuita, certo? Ou tem algo pago?

Vc já investe em açoes do USA?

Toda gratuita mesmo. Só a parte voltada p/ os EUA, com a parceria do Viver de Dividendos, que é paga.
Invisto sim. Inclusive estou aproveitando a queda do dolar + alta do IBOV, e aos poucos diminuindo algumas posições, e enviando lá p; a conta da Drive Wealth p/ comprar ações americanas.

Isso que pensei. O legal de ter uma conta lá, é aumentar a gama de possibilidades para comprar e principalmente aportes, Pois vai ter mais opções de achar brechas para comprar algo mais “barato”.

O ranking da plataforma é esse mesmo? Um monte de banco pequeno, Nadir Figueiredo, Lupatech, etc…?

É sim, o ranking faz um pré filtro, mostrando empresas baratas do pto de vista de valor. Com isso, cabe ao investidor estudar estas p/ fazer o investimento. Algumas ali estão com resultados inflados por conta de fatores não recorrentes, como são o caso de BNBR, PRIO, LUPA (escrevi melhor sobre elas em seus respectivos tópicos), outras tem a liquidez muito baixa, e outras apresentam um maior risco por serem estatais.

Como o IBOV subiu muito, as ações mais baratas hoje são as que apresentam um maior risco. Pegando as 10 mais atrativas do ranking por exemplo, a única com pouco risco no LP seria ABCB4.

Outro pto importante é que o ranking capta muitas small caps, pois estas apresentam um maior desconto do mercado, por terem uma liquidez menor. Para nós pequenos investidores pessoa física, isto é uma baita vantagem, pois podemos montar posição nelas (a não ser que vc seja um Barsi da vida, hehe).

Porém, cabe lembrar que risco x retorno é uma medida que varia conforme o perfil de cada investidor. Quem comprou BNBR3 por exemplo, quando entrou como a primeira do ranking, teve desde então uma rentabilidade de aproximadamente 60% em 6 meses. Mas o risco também era maior.

Perfeito.

Cara, vc está por dentro de tudo, sempre!!!

Há quase dez anos no mercado, posso dizer, poucos tem seu entendimento, sua percepção.

Realmente, parabéns pelo trabalho e dedicação durante todos esses anos, de forma gratuita.

Se eu não tivesse deixado de acompanhar a CAFI e seu trabalho , que melhorou e se aprimorou muito nos últimos anos, certamente hoje estaria muito melhor , em termos financeiros, e também em termos de cultura financeira.

Bola fora essa minha. Mas algumas questões e uma carga muito grande de trabalho, acabei ficando de fora, aproveitando a alta da renda fixa.

Há dois/três meses falei para um colega de trabalho que não ia mais investir em bolsa, que aos 45 anos ia querer mais ficar sossegado e tal, mas foi só tirar umas ferias no fim do ano, conhecer os FIIS, voltar para esse forum, conhecer a plataforma., o Express, o Mascarado, que a coisa aflorou.

Não da para ficar longe disso tudo não. Ta no sangue!

Obrigado pelos elogios @pelicano

hehe realmente isso aqui vicia. Se eu fosse me aposentar hoje, com o cenário atual, eu colocaria quase tudo em FIIs, que tem menos volatilidade e me rendem um dividendo mensal (que seria o valor da minha aposentadoria), e deixaria uma pequena parcela para ficar brincando com ações. Porém se me fizesse esta mesma pergunta há uns 2 anos atrás, provável que eu dissesse que deixaria metade em renda fixa e a outra metade em FIIs. O ponto principal é que o mercado é muito dinâmico e temos de ir acompanhando isso, e nos moldando conforme as oportunidades forem surgindo, e de acordo com nosso perfil de investimento.

Este ano vai ser de muita volatilidade, por conta das eleições presidenciais, e toda a dúvida em torno da candidatura do Lula. Estava escrevendo muito sobre este assunto, mas como estava fora do tema do tópico, vou continuar este desenrolar no topico: Mercado e projeções

Prezado Cadu,

Na plataforma, do lado esquerdo, tem um item errado nos filtros:
image

Obrigado pela mensagem @mocosta
Já tínhamos detectado este erro, e a correção já foi feita para a próxima versão.
Abs Cadu

Na plataforma não tem Div Liq x Ebitda, né?

Não sei se é o melhor modo de avaliar o endividamento, mas acostumei a olhar.

Ainda não, na próxima versão vai ter.

Primeiramente, gostaria de parabenizar os responsáveis pela plataforma. O ambiente é bem intuitivo, o layout é convidativo e fato de ser gratuito, com essa qualidade, é quase inacreditável hahah.

Eu estou começando agora a investir em renda variável e minha maior dificuldade tem sido interpretar e filtrar as informações presentes nos gigantescos demonstrativos financeiros de cada empresa.

Nessa questão, eu queria entender um pouco mais de como funciona a coleta dos dados. Vocês tem alguma espécie de automação para validar esses dados ou é feito de forma manual periodicamente?

Eu tenho muita vontade (e esperança) de poder usar prioritariamente o serviço de vocês para as minhas análises, e apesar de até agora só me mostrarem qualidade, ainda fico cético sobre a precisão dos dados apresentados.

Obrigado pelos elogios @pesoares
Os dados são coletados automaticamente por um robô, todo dia a noite, diretamente da bovespa.
Posso te dizer que a plataforma já está rodando bem, fato que já me leva a só utilizar esta nas análises e tomadas de decisões de investimentos em ações.

UNIP6 atualizando? Cotação parece ser do dia 2/2.

Obrigado @jcmoraisjr, vou checar!

Quanto ao P/L da HGTX 13,49 será que está certo?

No site fundamentus está 12,12

E mesmo aqui, fazendo a conta do preço da ação pelo LPA da 12,20.

O valor do LPA da plataforma, de 1,64, está correto sim.

Do balanço anual de 2017 de HGTX:

hgtx

Acredito que a diferença no P/L esteja por conta do preço usado no período.

Bom dia, queria fazer uma pequena sugestão, no forum a barra superior onde ficam os links da plataforma, express, portal, forum, etc; poderia ser fixa, pois para ela aparecer tem que voltar no começo do tópico, assim como ela é fixa na página da plataforma onde ficam as empresas poderia ser fixa nas demais seções da PenseRico.

A meu ver é uma coisa simples mas que facilita bastante.

Olá @spaaaace, realmente é um ponto a se considerar. Obrigado pela sugestão.