Dúvidas sobre a plataforma

Parabéns pela plataforma, excelente qualidade na apresentação dos dados.

Sugestões:

A ferramenta de busca poderia possibilitar busca por categorias/filtros como Índices a qual pertence (IBOV, IDIV, etc) e também filtrar por valores (P/L abaixo de X).

Seria interessante também alguma funcionalidade para exportar dados, para quem é apegado a suas planilhas desenvolvidas com suor no excel

Como os dados são recolhidos? É um processo automatizado ou manual, a cada relatório divulgado no Bovespa?

Grato,

Felipe

1 curtida

Olá @camburizinho, obrigado pelas sugestões. em breve sairá uma versão Premium com novas funcionalidades e muita coisa será facilitada… suas sugestões são boas e estamos analisando a possibilidade de integrações com planilhas excel.

Quanto a coleta dos dados, é um processo automático realizado diretamente do site da Bovespa após a plicação dos mesmos pelas empresas.

Abraços,

1 curtida

Gostaria de reforçar os parabéns pela plataforma absolutamente brilhante e intuitiva, sempre tive dúvida sobre o histórico de p/l, pvpa, dy, etc das empresas e vocês foram exatos e fizeram ainda ainda mais!

Em relação ao DY do BBAS3: estive somando os proventos no site da bmfbovespa e no 1o. Trimestre/18 está resultando distribuição de R$0,89/ação e a plataforma apresenta DPA de R$1,17/ação. Fiquei na dúvida de onde seria essa diferença de R$0,28?

Percebi que o DY de anos passados aponta sempre o DY do último trimestre daquele ano: por exemplo, o DY do BBAS3 em 2017 aponta 2,67% que, na verdade, refere-se ao DY do 4o. Trimestre/2017, dando a impressão que se distribuiu apenas isso naquele ano. Acho boa a idéia do DY do ano corrente ser o acumulado dos últimos 12 meses mas, gostaria de sugerir que no histórico, o DY em destaque (ano a ano) seja referente aos 12 meses do respectivo ano.

abç,
Denis Y.

2 curtidas

Obrigado pelos elogios.
Vou averiguar isso e te dou um retorno.
Abs Cadu

Oi @denis01
Dei uma olhada nos números, e o seu cálculo está correto sim. A plataforma ela usa dados anuais, então este valor do DPA e do DY se referem aos últimos 12 meses. O problema é que provavelmente BBAS fez alguma mudança contábil, que está alterando a captura dos dados do balanço pelo robô, deixando o valor do DPA bem inferior.

Calculei aqui o DPA anual, e levando em conta do 2T 17 até o 1T 18 - período de 1 ano - daria 2,977, o que ao preço de fechamento hoje de BBAS daria um DY de 11,20%.

Vou pesquisar melhor aqui o porque deste erro, e em breve corrigimos isso.
Abs Cadu

EDIT - expliquei melhor no post sequinte, os dados da plataforma estão corretos e batendo com o que a própria empresa divulga pro mercado.

2 curtidas

Esse erro está acontecendo em outras fontes tbm. Muitas ações com dy bem mais alto q o normal.

1 curtida

Dando um feedback. Conferi os cálculos e estão coretos. Conferi se tinha alterado algo no balanço dela, mas não teve alteração. Conferi outras empresas do mesmo setor de forma aleatória, e tb não achei erros no DPA. A questão parece ser em BBAS3. E não consigo achar no balanço da empresa nada que aponte para o valor dos proventos distribuidos por ela.

Vou usar como exemplo o balanço anual de 2017 para facilitar. DF individual, DVA:

Capturar

Este valor é em milhares, tem de multiplicar por 1.000. Então para a DPA temos 3.228.953.000 / 2.865.417.020 (número ações) = 1,1269. A plataforma PenseRico usa este valor, mas na exibição arredonda para ficar mais fácil de visualizar, e exibe 1,13.

Capturar2

Referentes ao lucro de 2017 BBAS, olhando a tabela no site da bovespa, informa que distribuiu 2,4963 por ação no total. Multiplicado pelo número de ações teríamos R$ 7.152.940.507. Ou seja, um pouco mais que o dobro do valor do que informam no balanço. Olhei em outras rúbricas no balanço mas não achei nada neste valor.

Olhando o release de BB, um pto curioso é que os dados que eles divulgam estão batendo com o nosso da plataforma.

Capturar3

Concluindo, pode ser algum erro na bovespa na tabela de proventos da empresa, ou algum outro fator que não estou conseguindo visualizar. Mas a princípio o valor do DPA, e por consequência do DY, informados na plataforma estão corretos.

Vou enviar um email p/ o RI questionando isso, quando tiver uma resposta coloco aqui.

2 curtidas

tinham umas 6 ou 7 empresas com dy bem mais altos. ficou assim por uma semana mais ou menos. com ctza foi algum problema na bovespa. quem puxou os dados puxou certo. não sei se alguém se deparou com isso. enfim, tudo certo.

1 curtida

@cadu aqui vai mais como sugestao. Existe a possibilidade de voces colocarem na area de indicadores qualitativos os valores medios? Por exemplo, no P/L, temos os valores historicos e o grafico tanto anual quanto trimestral (o que eh otimo), mas seria legal ter um campo que mostrasse o valor medio desse indicador para aquela empresa.
Abx

2 curtidas

O valor médio que propôs seria a média histórica?

Isso mesmo, media historica. Existe uma tendencia de pensamento (Kahneman) que fala que tudo tende a retornar a media.

2 curtidas

Excelente sugestão

1 curtida

No livro do lynch ele fala pra olhar o p/l histórico para evitar comprar no pico. Ou seja num p/l atual bem maior que a média. É útil.

2 curtidas

Refleti a respeito do p/l médio e digo q não funciona em alguns casos. Afirmo isso com exemplos: setor educacional caiu muito o p/l do setor por causa do risco fies. Então é um falso indicativo comprar abaixo da média nesse caso. Outro exemplo vem das elétricas depois da canetada da Dilma.
No mais eu acho q funciona relativamente bem.

1 curtida

De acordo! Nenhum indicador vai funcionar 100% do tempo. Eh apenas mais uma forma pra auxiliar a analise.

3 curtidas

Certamente! Não digo q é ruim, muito pelo contrário, gosto desse tipo de indicador pela sua simplicidade.

1 curtida

Amigos, comecei a estudar os principais indicadores da AF que tem nesse link Principais Indicadores Análise Fundamentalista - Parte 1 - Portal PenseRico e fiquei na dúvida entre o EBIT e o Resultado Operacional. Olhei a ação para estudo do texto e vi que o valor do EBIT não bate com o valor do resultado operacional do exemplo:

Sled4 em 2015 (utilizada como exemplo no texto):

EBIT 2015 no gráfico = 85M
Resulttado operacional 2015 = -100M (conforme está no texto)

os outros anos também não batem, o que me fez ficar em dúvida se o texto quis dizer EBIT ou Resultado Operacional pra utilizar os -100M na análise ou se os valores do gráfico que estão com problema.

Desculpem pela minha dúvida, provavelmente deve ser muito simples, se não estivesse começando os estudos agora pelo site e já tivesse mais experiência com AF, talvez não perguntaria isso… rs.
OBS: estou utilizando o gráfico anual para olhar o valor do EBIT.

Att,

2 curtidas

Sua colocação está correta sim.
Tem alguma distorção no grafico do Ebit da empresa. Vou analisar depois e corrigir.
Tanto que olhando nos indicadores financeiros da plataforma o valor aparece com os - 100M.

É possível incluir na área de gráficos da plataforma o Lucro Líquido x LPA num mesmo gráfico? Esta informação está disponível, mas em gráficos separados.

Olá amigo,
estamos programando para uma próxima versão a possibilidade de que o usuário crie seus próprios gráficos.

2 curtidas