Dúvidas sobre a plataforma

Vou dar uma olhada e depois retorno.

Os dados estão corretos. Isto pq na aba Indicadores Informativos temos os valores dos dados da empresa no ano. Ou seja, em 2018, se refere a soma dos 3 primeiros trimestres (o 4T ainda não foi divulgado). Já na aba Indicadores Qualitativos, temos o resultado dos ultimos 4 trimestres. Como TPIS teve um resultado muito forte no 4T 17 (provavelmente algum evento não recorrente), os dados dos ultimos 4T ficaram inflados por conta deste.

@spaaaace ABCB deu algum erro que a cotação nos indicadores não estava sendo atualizada, e ficou “travada” na cotação da divulgação do ultimo balanço. Mas já corrigimos este.

Bom dia, estou reparando que em alguns casos quando clico em responder uma resposta ele não está aparecendo o usuário a qual respondi no canto direito.

Não consegui entender muito bem o erro.

Conforme destaque na imagem abaixo as vezes esse link aparece e as vezes não, quando você edita a mensagem está lá que é uma resposta para tal pessoa mas esse icone não aparece.

1 curtida

Entendi, vou passar isso pra pessoa responsável dar uma olhada.

1 curtida

Fala @spaaaace, já reparei isso e percebi que quando respondemos na sequência da mensagem original o “ícone” não aparece. Agora quando a mesma é respondia após algumas outras mensagem postadas no tópico… ai sim ele faz a referência com o “ícone”.

Acredito que a plataforma entende que não vê necessidade de referência quando a resposta vem logo na sequencia.

2 curtidas

Entendi @rafael, então nem era um problema hahaha, e até faz sentido o jeito que tava tmb, mas como sempre uso esse recurso senti falta quando não aparecia e nem associei que só acontecia com respostas na sequência. Essa funcionalidade é uma mão na roda melhorou muito o forum, parabéns e valeu pela atenção @rafael e @cadu.

1 curtida

Dúvida sobre a classificação das empresas na plataforma:

existem muitas empresas com “nota” 0%. Queria entender melhor como funciona essa classificação. Ex: empresas que há uns meses atrás estavam até que razoavelmente bem colocadas, como General Shopping (GSHP3) e Encorpar (ECPR4) foram em pouco tempo levadas a 0. Poderia esclarecer quais as regras que jogam a empresa pra 0%, @cadu ?

Aproveito para dar parabéns pelo trabalho, este é um site que me ajuda muito nas decisões de investimento fundamentalista.

Abraços!

1 curtida

O ranking da plataforma usa alguns indicadores para classificar as empresas. Por conta disso, as empresas que apresentam algum destes indicadores anuais no negativo, são excluídas do ranking.

estou vendo uma divergência nos Lucros Líquidos divulgados pela plataforma PENSERICO, com os LL’s oficiais da empresa (no padrão IFRS),

no caso, percebi tais divergências de 2011 a 2018 na empresa CCPR3 - Cyrela

as fontes:
http://ri.ccpsa.com.br/pt-br/noticias/

queria saber porque tais divergências

Olhei o LL dos últimos três anos, e os dados informados da plataforma estão iguais aos divulgados pela empresa:

ccpr2

2 curtidas

ok, aí onde mora minha dúvida, agora entendi melhor… me deixe refazer a questão:

eu utilizo outros sites de análise fundamentalista que se baseiam no
“LL Atribuído a Sócios NÃO CONTROLADORES”,
no caso esse postado pela PenseRico é baseado na Empresa Controladora,

pode me explicar melhor qual a diferença da origem de cada um, e qual é a importância de cada um?

Se utilize algum site que usa esta rubrica do lucro p/ calcular os indicadores da empresa, então estes sites estão errados, e os indicadores demonstrativos estão distorcidos.

LL atribuido a sócios é o valor do lucro que a empresa gera de retorno de volta p/ seus investidores. A parte do LL atribuída a não controladores é um dinheiro que o investidor não recebe, e nem tem retorno pra empresa. Pra especificar melhor o pq de todo o lucro liquido anual desta empresa ter ido p/ um acionista não controlador, teria de acompanhar melhor a empresa, ou ler o relatório detalhado, p/ saber o pq disso (eu não acompanho). Provavelmente é uma holding e tem algum acordo com uma das subsidiárias (mero palpite).

2 curtidas

muito obrigado pela resposta !

no caso, o site do Eduardo Cavalcanti e do Bastter, se baseiam no LL dos Não-Controladores,

vi uns debates lá no forum dele e o pessoal caiu em cima sobre isso, e ele realmente argumentou muito mal a favor do indicador que utiliza…
falando que “tem muitas dúvidas sobre isso” e também falou que em “99% dos casos não muda nada” (posts de 2016), li isso lá dia 25/03/2019 (pelo google o cara encontra tbm)

fiquei estudando isso sem parar, lendo tudo que é fonte, pois depois que percebi essa divergência de informações, fiquei com uma pulga atrás da orelha, e sempre usei o site do Eduardo para muitos indicadores, é um ótimo site, mas essa do LL me assustei até, no início até achei que estava errado mas agora aprendi a diferença,

no caso, oque você chamou de “rubrica do lucro” seria este Lucro dos Não-Controladores, correto??

1 curtida

Exato.
Na maior parte das vezes não vai fazer diferença. Mas aí vc pega uma empresa como a que citou, e se não usar o lucro da controladora vc distorce toda a análise.

1 curtida

sim, principalmente o Preço / Lucro, e não são poucas empresas que mudam bastante os dois resultados, tem várias que pula de lucro para prejuízo !

valeu !

1 curtida

mais uma dúvida, se não for muito encômodo haha

os proventos que a empresa decide pagar, são baseados no lucro Não-Controlados, ou no dos Controladores?

1 curtida

O lucro distribuído é aquele que é atribuído aos controladores.

1 curtida

Fala @cadu, estou avaliando algumas empresas pela plataforma e notei que em pelo menos algumas delas o gráfico do EBIT está superior ao da Receita Líquida.

Pegando dois exemplos, GUAR e SAPR, notei que ao utilizar o Trimestre Isolado, o valor do gráfico da Receita Líquida bate certo com o balanço e com a Receita na aba Indicadores Informativos. O gráfico das duas margens também bate com o balanço e com o Resultado Operacional da mesma aba Indicadores Informativos.

Por outro lado, ainda usando o Trimestre Isolado, o gráfico de barras do EBIT parece somar os 4 trimestres anteriores, ou seja, as barras refletem o Trimestre Anualizado ao invés de refletir o Trimestre Isolado. Ao trocar para Trimestral, a Receita Líquida se comporta como esperado mas o EBIT parece fazer a soma da soma, continuando distorcido.

2 curtidas