ENBR3 - EDP Energias do Brasil

Mas o valor da OPA ainda não está 100% decidido, né? Pelo que sei, ainda tem uma assembléia para ver isso.

1 curtida

Qual elétrica indicam alocar o valor a ser recebido?

3 curtidas

Vou deixar R$20.000 da posição esperando a OPA. O restante vou alienar este mês, a cotação já está no preço maior do que vou ter líquido se pagar imposto.

Acabei comprando CPFE3, só achei estranho que o papel tem pouca cobertura para uma das maiores empresas do setor elétrico.

1 curtida

A OPA foi aprovada para o dia 11 de julho de 2023.

3 curtidas

Tava pensando nisso tbm… quem tá com preço médio abaixo de R$ 20 acredito q vale a pena vender antes da OPA (desconsiderando possível aumento de preço)

1 curtida

É o preço que está no resumo do edital, não li o edital todo pra saber se tem variáveis que podem afetar esse preço…
image

2 curtidas

Nunca passei por um OPA antes. Alguém sabe dizer como vai acontecer na prática por favor?

No dia 11 de Julho minhas ações serão automaticamente liquidadas pelo valor de R$ 23,73 cada? Ou preciso manifestar meu interesse com a corretora de alguma forma?

1 curtida

Geralmente, tem de manifestar o interesse com a corretora.

2 curtidas

@cadu lembro que o da Multiplus se não me falhe a memória foi colocado uma ordem no book no preço da OPA e quem quisesse colocava uma ordem de venda, não é assim não?

1 curtida

Pra ajudar a quem está com dúvidas, na recente OPA de BRPR3 eu me ferrei, pois recebi o fato relevante de que seria feito a OPA, mas eu achava que tinha uma assembleia antes pra decidir isso, ledo engano. Antes disso, todas as empresas que tive que fecharam capital foram adquiridas por outra e isso foi automático na B3, a posição era encerrada e recebia as ações convertidas e o dinheiro de volta quando havia diferença ou bonificação. Dessa vez fiquei esperando um novo comunicado da empresa BR Properties que nunca veio, um belo dia fui surpreendido que o leilão da OPA já tinha acontecido e tive que vender por um preço abaixo do ofertado. Me lasquei.

Então aprendi que se deve demonstrar interesse junto a corretora em aderir a OPA. Cada corretora tem um procedimento diferente, mas em geral é semelhante à subscrição ou oferta pública. No dia do leilão suas ações vão ser vendidas automaticamente pelo preço ofertado. Se não aderir, as ações serão mantidas, os dividendos continuarão a ser pagos, mas quando quiser vender as ações vai depender da boa vontade do controlador sacana em recomprar pelo preço que ele quiser.

Eu odiei essa OPA, me lembra muito a UNIP e acho que estão vendendo a empresa de graça, mas por ser minha segunda maior posição acionária resolvi aderir, é um valor muito alto pra eu bancar o herói. Se fosse uma posição menos relevante eu não venderia.

E pra mim, essa OPA foi a gota d’água pra não continuar aportando no mercado acionário brasileiro. Depois de sofrer com fraudes, controladores sacanas, vários fechamentos de capital que tomei na cabeça e que ainda virão, falta de governança e muito mais, a partir de agora todos os aportes e reinvestimento de dividendos e JCPs serão feitos lá fora. Aqui na Bruzundanga somente TD e renda fixa. Espero ter ajudado.

5 curtidas

Não me recordo se OPA de multiplus foi assim.
Mas geralmente é feito diretamente com a corretora.
Tem casos tb que a recompra é automática, ou seja, vc nem precisa fazer nada.
Quando estiver mais próxima da data vou ver melhor como vai ser o processo. Porém pra garantir, o ideal é sempre ver com a corretora.

Lá fora tem tantos casos, senão mais, de esquemas de fraudes e sacanagem com minoritários do que aqui…

Além disso, acho dificil alguem ter saído no prejuizo com o investimento em ENBR3. Não foi o preço alvo que eu tinha em mente, mas deu um lucro razoável.

6 curtidas

Lá fora só invisto em ETFs como VT ou índices amplos. Não me preocupo com isso nem um pouco. No Brasil ainda não conheci ETF que valha o risco x retorno comparado a TD por exemplo. Tenho ETF de Small caps apenas, mas também não voltarei a aportar. Quem sabe no futuro melhore a oferta de ETFs.

Quanto a ENBR3 estou com um lucro de mais de 80% contando os dividendos, mas nem por isso fico satisfeito com a venda. Já ganhei mais que isso com o tesouro, risco soberano. Não estou na Bolsa pra me contentar com isso, estou na filosofia de virar sócio e colher frutos de forma longeva.

2 curtidas

Tinha marcado a resposta acima como Responder, não sei o que houve. Se puder linkar com sua resposta agradeço.

O procedimento já está publicado no edital da OPA, disponível aqui: https://api.mziq.com/mzfilemanager/v2/d/fdc31e8d-cd08-47c5-8b5c-3f120d561d2b/8f38b1b3-1132-71ba-f8ca-9e7dee6415b1?origin=1

Na verdade, são 2 ofertas simultâneas: para cancelamento do registro e para saída do Novo Mercado.

Se você aderir à OPA junto da sua corretora, você automaticamente está concordando com os dois movimentos. Existe a possibilidade de concordar, mas não vender suas ações no leilão. Nesse caso, você tem que assinar formulários de concordância. Os procedimentos estão nos itens 5.11.2 e 5.12.2.

Caso você não venda, mas o quórum exigido sim, e a OPA se concretize, o controlador tem a obrigação de comprar as suas ações pelo preço da OPA corrigido pela SELIC por 90 dias, no caso de cancelamento, ou por 30 dias, no caso de apenas a saída do Novo Mercado. Para isso, você precisará acionar o Itaú, escriturador da ENBR, conforme procedimentos previstos no item 8.

Por fim, depois disso tudo, caso restem menos de 5% de ações em circulação, uma AGE poderá ser convocada para deliberar sobre o resgate compulsório das ações, novamente pelo preço da OPA corrigido pela SELIC. Isso está no item 9.1.1.

8 curtidas

Muito obrigado por compartilhar aqui. Deveras útil.

Então é isso mesmo, acaba sendo meio que no padrão das OPAs.
Eu não vou vender as minhas, mas se for aprovada pela maioria a venda, a empresa faz a recompra das suas ações corrigido pela selic neste período.

1 curtida

Você já fez esse procedimento? No caso de BRPR3 tentei fazer e fiquei no vácuo, não tinha nenhuma informação detalhada de como proceder. Vários e-mails e nenhum retorno. Vi alguém comentando que tinha que ser via Correios, acebei tendo que vender via B3 com deságio pra acabar com a dor de cabeça.

Negócio é que mesmo que o fechamento de capital não se concretize por depender de 2/3, precisa de apenas um terço pra ser aprovada a saída do Novo Mercado e pelo que entendi não será mais negociada eletronicamente via B3.

Não. Se o cancelamento do registro não for aprovado, ela só migra para o segmento comum de listagem, em que o minoritário perde algumas proteções.

"Em tal hipótese, a Companhia permaneceria registrada
perante a CVM como sociedade por ações de capital aberto, com suas ações sendo
negociadas na B3, mas a partir do primeiro dia útil após o Leilão, as ações deixarão de ser
negociadas no Novo Mercado e serão negociadas no segmento básico, sendo que a
Companhia deixará, portanto, de estar obrigada a observar determinadas regras específicas
de governança corporativa exigidas pelo Regulamento do Novo Mercado, com exceção do
disposto nos artigos 82 e 83 do Regulamento do Novo Mercado. "

As ações só deixam de ser negociadas via B3 se for aprovado o cancelamento de registro. Nesse cenário, das duas uma: ou você continua acionista de uma companhia fechada ou a companhia te força o resgate, em ambas, fora do ambiente B3.

2 curtidas

Entendi, muito obrigado. Você já fez esse procedimento de solicitar ao escriturador a venda das ações após o leilão da OPA? Está me batendo um sentimento de pagar pra ver e não aceitar a OPA, não me importaria dela sair do novo mercado, desde que ela permanecesse listada.