Se alguém souber como vai funcionar esse processo na Clear, peço a gentileza de informar aqui…
Nunca fiz, mas no caso da Getnet, publicaram um aviso com as instruções:
Em resumo, baixar as ações para o ambiente escritural e solicitar a venda por e-mail. Obviamente, para dar trabalho ao acionista minoritário, pediram reconhecimento de firma e de autenticidade na documentação.
Mas se todas empresas que derem certo resolverem fazer OPA não vai valer a pena investir e correr risco, pois quando algo da certo e promete gerar lucros futuros os minoritários são expulsos do negócio…
Entendi, acho que confundi mesmo, resgatando o tópico foi uma ordem no Credit Suisse disso que me lembrava.
Seria uma boa ter mais essa alternativa em vez de ficar enviando e-mail pra corretora, ou os perrengues que os foristas descreveram acima em OPAs passadas.
Uma dúvida, os acionistas que não participarem da assemblei e considerado voto contra ou a favor da OPA?
Ué, se é tão boa a empresa não adere à OPA, simples assim. Continua sócio. Buy And Hold de verdade.
Se participar da OPA e suas ações forem vendidas automaticamente, não tem a isenção de venda dos 20k, certo? É obrigatório pagar os 15% de lucro sobre o rendimento, né?
Eu imaginava que teria isenção até 20k… se tiver mais, Vale a pena ir vendendo abaixo de 20k até a data da opa
Não tem assembleia. A oferta é feita por um terceiro e cada acionista decide individualmente se concorda com ela ou não, aderindo ou não.
A única oferta que acontecerá é caso restem menos de 5% de ações em circulação depois da OPA, para decidir sobre o resgate compulsório dessas ações.
Mais eu li em algum lugar que a OPA só acontece se 2/3 do FREE FLOAT aceitar a OPA.
Estou confundindo alguma coisa???
Dei uma lida hj pra entender melhor como será a OPA:
- Quem aceitar vender ao preço original da OPA, pode entrar em contato com a corretora manifestando interesse.
- Caso vc queira vender, mas só aceite um valor superior (por exemplo, 27,00), vc pode informar a corretora que não aceita a oferta, mas que aceita participar do leilão ao preço de 27,00 por exemplo
- Caso não queira vender, é só não se manifestar
- Caso os acionistas que aceitaram o preço da oferta ou o fechamento do capital tenham mais de 2/3 das ações em circulação (os que se abstiveram, os controladores e a tesouraria são desconsiderados nesse cálculo), a OPA é bem sucedida. Se você optou por não vender as ações, se tornará sócio de uma empresa fechada (sem ações negociadas na bolsa) ou poderá vendê-las pelo preço do OPA.
- Caso as ações que sobraram no mercado sejam correspondentes a menos de 5% das emitidas pela companhia, ela pode decidir resgatar essas ações, pagando o preço do OPA por elas.
- Caso não se atinja o quórum para o fechamento de capital, a EDP Portugal desistirá da OPA para mudança de Registro, mas prosseguirá com a OPA para a Saída do Novo Mercado, com a consequente migração para o segmento básico de listagem de ações da B3.
Eu acreditava que essa isenção seria válida. No regulamento do IR, de certa forma , ele generaliza as vendas de ações. Alguém que já participou de um OPA , poderia elucidar essa questão para nós?
Queria que tivesse um “termômetro” pra saber da adesão da galera a OPA. Eu não estou querendo aderir , torcendo pra fracassar.
Caso venda suas ações na Opa, é considerada para fins de imposto como sendo uma venda normal.
Eu não vou aderir.
Mas talvez participe do leilão com um preço maior, algo em torno de 30.
Também não vou aderir.
Não entendi essa parte. Mesmo após confirmado o sucesso da OPA, ainda vai ter um dia de venda das acoes na B3 e vc fica torcendo para o preço chegar aos 30 reais? Seria isso? E quem compraria sua ação? Qualquer um ou obrigatoriamente a propria empresa, para ter a totalidade das ações?
Nunca participei de algo parecido e estou com muitas dúvidas.
Na minha corretora fui orientado a vender parte agora , ate 20 mil , e parte mes que vem antes do ultimo dia.
Obrigado pelos esclarecimentos
Não é torcida. Se o OPA não tiver a adesão necessária para ser realizada no preço ofertado, mas tendo adesão necessária a um preço mais elevado, a controladora pode oferecer um preço superior para fechamento de capital (como já aconteceu outras vezes).
Acabei preferindo vender abaixo de 20k ao longo dos últimos meses. Pode ser que venha um preço superior, mas teria que considerar tb a incidência de IR, e meu PM tava baixo.
E você acha que chega ao valor de 30?
Bem acima do valor atual de 23,73.
Mas depois dessas suas explicações, tomei a decisão de vender uma parte agora e o restante deixar para vender a leilão, nao esperança de um valor maior. E para seguir essa opcao so acionar a corretora, ne isso?
Valeu