Entrevista @cadu

Foristas, conversei com o Cadu sobre criar um tópico sobre entrevistas. O legal seria ter sempre votação pra escolha e estimular a interação com todos. Mas nessa 1a entrevista sugiro, e acredito que ninguem irá ir contra kkk, o CADU. Pq alguns podem perguntar? Pra homenagear o cara que criou a CAFI e Penserico junto com outros foristas.

Perguntas padrões legais pra responder:
Estado/cidade que mora.
Idade.
Atividades de lazer.
Profissão.
Pratica esportes? quais?
Filmes e livros preferidos.
Filhos? quantos?
Perspectiva de vida?
Carteira de investimentos.
Autodefinição de escolha partidaria: direita, centro, esquerda tudo misturado kkk.

Acredito que a ideia agora seja esperar as perguntas dos foristas por uns 20 dias né pessoal. Dai o entrevistado tem um tempo pra responder tb. E o restante vamos conversando.
Já tenho minhas perguntas estilo “Provocação” do Abujamra que agora o Tas apresenta.
Vamos perguntar galera.

18 curtidas

Boa! Cheguei a pensar em montar um questionário no Google pra apurar o perfil dos floristas, mas sendo orientado/entrevista é legal tbm segue algumas sugestões de pergunta pro cadu:

  • o que o motivou a realizar investimentos em bolsa e quando começou a fazer aportes de forma consistente?

  • como é feito seu planejamento familiar/distribuição de despesas da casa?

  • a covid afetou seu consultório? Qual sua perspectiva pro setor de saúde nos próximos anos, tem notado aumento de público?

  • se pudesse deixar de presente 1 ação para seu(s) filho(s) qual seria?

7 curtidas

Entrevista é legal, já foi feito no antigo Infomoney, mas se me permitem uma sugestão, porque não realizar um censo? Assim ao invés de saber especificamente sobre cada um, o que acabamos já pescando na troca de mensagens, conhecemos o perfil de todos os foristas de maneira estatística. Seria só elaborar as perguntas e lançar um tópico com várias enquetes.

12 curtidas

Até concordo com você @sr_fouquet, mas para um geral.
Já a ideia da entrevista individual, que nosso colega @adamsmith propôs ao fórum acho fantástica, este é realmente um fórum diferenciado, amigável na maioria das vezes e muito didático. Temos aqui figuras que se destacam de uma forma ou outra e é ai que entra a entrevista pessoal, inclusive você é um deles…
Não irei citar outros nomes pois posso acabar tendo ideia divergente e acabar esquecendo alguém, mas por admiração, são vários os foristas que gostaria de ler a entrevista.

4 curtidas

Acho as 2 ideias ótimas! O censo / questionário tem que sair também, heheh

4 curtidas

me lembro de um video do Cadu com o cara do viverderenda (ou algo assim)… assisti mas só me lembro que ele estava ficando careca… :stuck_out_tongue:

2 curtidas

Tinham que perguntar isso pra todo candidato a presidência… ehhehe

3 curtidas

qual foi a maior burrada que o Cadu cometeu e teve insonia nos investimentos ? hehehheh

7 curtidas

Grande Cadu, minhas curiosidades,

A quantos anos investe?
Está última crise você considera a pior de todos os tempos para a bolsa?
Percebo que você além de investidor tem muita paixão por este mundo dos investimentos, correto? Comente por gentileza.
O que teria feito de diferente nos investimentos?

6 curtidas

Qual é a estratégia que considera superior em todos esses anos de aprendizagem? comprar nas grandes baixas, buy&hold, opções, etc…

7 curtidas

Você acredita que a maior disponibilidade de informações sobre investimentos/empresas irá reduzir as falhas na precificação de ativos? Teremos menos oportunidades de comprar “barbadas”.

4 curtidas

@cadu,

  1. Você já mencionou que gosta de cinema, poderia mencionar alguns filmes que te marcaram?
  2. Você acha que séries são uma evolução ou uma disrupção do cinema?
  3. Qual sua opinião sobre Netflix, parece que existe um flood de mau conteúdo e orçamentos menores, acha que isso é uma tendência que exigirá maior criatividade dos diretores e produtores ou pensa que isso não anula a existência de grandes produções?
  4. Como vê o futuro da ótica de quem cresceu num cenário tão diferente?
4 curtidas

Estimado Cadu,

i) qual sua grande meta ou quais seus maiores objetivos ao investir seu dinheiro?

ii) você já cogitou que o Pense Rico pode vir a ser sua maior fonte de renda (superando sua profissão e seus investimentos em ações e FII’s)? Vê essa realidade ainda distante?

3 curtidas

Investimentos - Quick questions:

  • Biggest win
  • Maior perda
  • Maior arrependimento de algum investimento que não entrou
  • Um livro de investimentos
  • Investidores nos quais te espelha
  • Investidores que vê como mal exemplos:
  • Assina alguma research?
3 curtidas

Ray Dalio fala que Impérios Financeiros nascem e morram. Foi assim com Holanda e Inglaterra e será assim com EUA com a China se transformando no centro financeiro global. O que acha dessa teoria? Que setores seriam impactados positiva e negativamente com essa mudança?

2 curtidas

Muito legal as perguntas.

Vou respondendo aqui aos poucos. Se alguém mais quiser perguntar algo na sequência, fique a vontade. A principal ideia deste forum é sem dúvida estimular o debate saudável.

12 curtidas

Estado/cidade que mora: rio de Janeiro/RJ

Idade. 39 anos

Atividades de lazer. Filmes/séries e clube com a crianças

Música: em geral rock, banda que curto muito é o Metallica. Mas gosto de música clássica tb. Por exemplo, tenho feito os treinos de musculação atualmente ao som do compositor Ludovico Einaudi.

Pratica esportes? quais? Atualmente só musculação. Mas já fiz diversos outros esportes chegando a competir, como kickboxing, tênis e remo. Depois dos 35 o corpo vai dando sinais de deterioração rs, e sem fazer musculação, fica inviável fazer qualquer outro esporte a nível competitivo.

Filmes e livros preferidos. Filme sem dúvida Pulp Fiction do Tarantino, e de livro não tenho um preferido. Em investimentos certamente O investidor Inteligente do Graham, mas em geral, hoje citaria Dom Casmurro do Machado de Assis.

Profissão. Dentista

Filhos? quantos? 2

Perspectiva de vida? Dar uma boa condição de vida aos meus filhos, tanto no sentido financeiro quanto de valores.

Carteira de investimentos. 100% em renda variável, hoje algo entre 60% em ações e 40% em FIIs.

Autodefinição de escolha partidaria: direita.

23 curtidas

Foi tipo amor a primeira vista rs. Primeiro fui apresentado logo cedo por um colega do meu pai, ao mundo do empreendedorismo, e também pelo livro Pai rico Pai pobre. Me abriu um universo de opções e aquilo tudo fazia muito sentido pra mim. Depois de ver como o mundo do empreendedorismo é cruel com o investidor, descobri a renda variável, onde eu poderia ser sócio das melhores empresas, mas tb sair facilmente delas ao primeiro sinal de problema. E tb logo me identifiquei com a AF, e somado ao livro o homem mais rico da Babilônia, percebi a importância de se realizar aportes regulares para crescimento do capital.

Inicialmente era feito tudo em uma única conta. Toda a entrada de capital minha e da esposa iam pra esta conta, e tratávamos todas as despesas tb desta forma unificada. Mas com o tempo foi surgindo a necessidade de separar as contas, e hoje fazemos uma divisão, onde ela paga algumas contas, e eu as outras. Como a renda dela é fixa, geralmente não sobra muito capital. Já a minha parte por ser autônomo, tenho a renda bem variável, então nem sempre consigo fazer aporte na bolsa.

Eu sempre tento tirar proveito de situações ruins. Gosto do ditado de crise = oportunidade. Faço isso em ações, quando temos quedas muito fortes, e vou as compras, e no trabalho tb não poderia ser diferente. Nos ultimos anos eu tinha me acomodado um pouco, estava ganhando um valor razoável com um esforço mediano. Aí veio a crise e vi minha renda mensal indo praticamente a zero rs. Então decidi mudar de patamar, aproveitei o maior tempo ocioso e comecei a estudar fotografia, e comprei uma camera profissional. Além disso estudei novas técnicas dentro da odontologia. E comecei a fazer divulgação dos trabalhos na internet. Resultado, em junho já tinha voltado ao patamar pré epidemia de receita mensal, em agosto bati meu recorde de receita/mês, em setembro superei este valor, e agora em outubro tudo se encaminha para superar novamente. Estou com perspectivas bem positivas para os próximos anos.

Gozado que venho pensando exatamente nisso nas últimas semanas, em abrir uma conta na corretora no nome deles, e comprar uma ação pra deixar lá. No começo pensei em BBAS3. Mas depois pensando melhor, acho que neste caso poderia ser uma ação mais voltada para o “ataque”, como LOGG3.

27 curtidas

Parabéns :clap:t2::clap:t2::clap:t2::clap:t2:

Se tivesse que montar uma carteira que não pudesse fazer nenhum movimento nos próximos 10 anos, como seria essa carteira?

6 curtidas

Provavelmente não lembro pormenores de cabeça sobre alguns ptos dos governos anteriores, mas vou citar o que tenho em mente. No caso do Lula 1 o governo teve um viés de programa de assistência interessante, ampliando o bolsa familia, o que realmente ajuda muitas famílias que vivem na miséria. Mas talvez o mérito maior tenha sido abandonar as ideias econômicas de forte viés socialista (pelo menos no primeiro mandato), e mantido o tripé macroeconômico montado por FHC.

No caso da Dilma não me recordo de nada positivo, vejo como um dos piores governos de todos os tempos. Este pto que vc levantou do teto do INSS não me recordava, e é sim um fator positivo. A ideia dela de realizar o marco no setor de energia talvez tenha sido positiva em algum momento, mas a execução da coisa foi uma tragédia. Tiveram de fazer tantas emendas que criaram um verdadeiro Frankenstein, e o resultado foi o inverso do desejado, criaram insegurança jurídica no setor, além dos aumentos de preços.

Sobre o governo atual, fica difícil avaliar pois ainda nem chegamos no meio do mandato. Mas de positivo ele montou uma boa equipe de ministros, e tivemos a aprovação da reforma da previdência. De negativo temos o fato do Bolsonaro ser uma pessoa limitada intelectualmente, que fala besteiras em momentos indevidos, mas ao meu ver o erro mais grave tem sido da indicação do Kássio pro STF. Era uma grande chance de começar uma renovação, mas pelo pouco que li sobre o indicado, não gostei nem um pouco.

Sou contra o sistema de cotas. Tentar reparar falhas no sistema educacional adicionando cotas para determinadas raças, ao meu ver no fim das contas só acaba ampliando este distanciamento educacional ainda mais. Tem de ser melhorado a qualidade do ensino nas escolas públicas. Ao meu ver o problema não é mais capital, e sim a forma como é gasta este dinheiro. Isso sem nem levar em conta que somos um país com muita miscigenação, fica difícil ficar taxando quem é branco ou preto.

Vejo este viés muito assistencialista no estado do Nordeste. E isso tem explicação, décadas de governo de esquerda, geraram pouco atratividade industrial, e muita “proteção ao trabalhador”. Tratar os donos de empresas como exploradores de trabalhadores, certamente não ajuda no desenvolvimento da região.

A estagnação do PIB tem muitas causas. Ao meu ver os maiores entraves são a alta burocracia e altos impostos. A taxa selic nas alturas tb corroborava com isso, e a sua queda já pode ser um indicador de destravamento. Mas ao meu ver, enquanto não fizemos uma reforma para diminuir a burocracia, além de mais cortes de impostos, dificilmente o país terá um crescimento de PIB elevado.

Sobre como reduzir a carga tributária, temos de adotar um viés de redução do Estado e aumento da iniciativa privada. Difícil citar exemplos com detalhes, mas o Estado é muito inchado, temos muita burocracia, e por consequência um grande aparato estatal garantindo o funcionamento deste grande processo burocrático. Com isso, reduzindo impostos, reduzindo a burocracia, levando a redução do aparato estatal, e aumentando o incentivo a iniciativa privada, esta seria a solução.

No momento está difícil traçar as perspectivas econômicas dos países pois estamos saindo agora de uma crise gerada pela epidemia. Mas creio que caso o Trump se reeleja, que a China perca força neste avanço econômico, e a guerra comercial entre eles aumente. Talvez ano que vem o cenário já fique mais claro para traçarmos um viés em termos de perspectivas.

A queda de Eletropaulo certamente teve início com o marco do setor elétrico feito pela Dilma. Com o desequilíbrio gerado na tarifa, somado a queda no consumo, a empresa entrou em um déficit grande.
Já Eternit sempre teve a questão complicada do amianto. Mas ao meu ver, o que realmente teve inicio no declínio da empresa foi a morte do seu presidente Élio. Eu tive o prazer de conhece-lo em uma Apimec, e o cara era realmente fantástico. Depois da morte dele a empresa adotou a postura de aumentar a diversificação do seu portfolio, e com isso fez altos investimentos em áreas pouco rentáveis. Por conta disso se alavancou demais, e no meio disso veio uma crise econômica, o que pegou a empresa com as calças arriadas.

O maior sucesso nas minhas aplicações foram as compras que fiz nas fortes quedas da bolsa, especialmente em 2007 e neste ano. Consegui fazer ótimas compras, e aumentar bem minha exposição em ações no meio do desespero do mercado. Os maiores fracassos fica difícil dizer, mas acho que um deles foi em UGPA. Relembrando, Ultrapar era uma empresa que vinha há 13 trimestres consecutivos apresentando crescimento na rentabilidade. Tem uma boa diversificação, embora o negócio principal seja o Ipiranga. Tive a ação há muitos anos atrás, e vendi na casa dos 65, e ela chegou a bater uns 80 depois disso. Mas aí entrou em queda forte, e a primeira compra que fiz foi nos 40, achando que a reversão do cenário seria mais rápida. Neste casso errei, a situação foi piorando, a empresa tb fez investimentos equivocados como na rede de farmácias. A cotação foi caindo e eu fui aumentando posição. Mas chegou num pto que percebi que a reversão dos números não viria de forma rápida, e resolvi vender no prejuízo, na casa dos 20 (tinha reduzido meu PM de compra para uns 25). Sobre arrependimentos não tenho nenhum, as empresas que tive prejuízo no investimento me serviram de aprendizado para chegar onde estou hoje. Sobre apostas, acho que a principal tem sido LOGG e TRIS, desde o começo do ano passado.

Sobre o que é a vida (não vi o que o Taz disse a respeito), vou deixar aqui um poema de reflexão:

“Nossas dúvidas são traidoras e nos fazem perder o que, com frequência, poderíamos ganhar, por simples medo de arriscar.”
William Shakespeare

23 curtidas