Resolver a educação no Brasil é um baita de um problema. Mas parto do seguinte princípio, o governo não consegue fornecer um bom serviço. Logicamente temos algumas poucas exceções, mas a maioria das escolas publicas possuem um ensino ruim, e não conseguem formar um bom aluno. Some a isso a quantidade de capital que os pagadores de impostos gastam com o custeio deste ensino público, é um total desperdício. Dito isso eu só vejo como resolver o problema acabando com as escolas públicas, e deixando a iniciativa privada ocupar este espaço.
Acho interessante sim o colégio militar, e pelo pouco que conheço, me parecem ser os melhores dentre o universo de escolas publicas. Mas ao meu ver não seria a solução.
Onde cortar gastos é complicado, mas acabei de dar um exemplo acima. Cortando as escolas públicas, já abriria espaço para cortes de gastos, e por consequência cortes de impostos. Mas imagina a gritaria que a mídia faria com uma medida destas! Seria um escândalo, teríamos a mídia nacional e internacional batendo na tecla que o presidente acabou com a educação no país, que é um tirano, e quer matar as crianças! Infelizmente ainda existe um abismo em termos de elucidação popular sobre o tema.
Sou contra universidade publica, deixaria para o livre mercado ocupar este espaço. Estamos vendo a precariedade que as universidades publicas estão se tornando. Temos tb raras exceções, mas a maioria está com infra estrutura precária, muito por conta da gestão ruim, e do viés de esquerda que ainda domina este meio.
Voucher pra educação e saúde é uma ideia interessante, semelhante ao que foi implementado no Chile. Pode ser uma boa solução sim, especialmente em um período inicial de transição.
Se a educação já é difícil, a saúde seria o dobro rs. Nos EUA o sistema de saúde é muito caro. O que joga muitas pessoas para uma marginalidade neste aspecto. Assisti há pouco tempo atrás um documentário muito bom na Netflix, Tiger King. Nele mostra uma dono de um zoologico privado nos EUA. E as pessoas que trabalham lá são muito humildes. Em um dado momento um tigre morde o braço de uma funcionária, e ela vai pro hospital. Lá o médico avisa o seguinte: é possível salvar seu braço com algumas cirurgias, e depois alguns meses de fisioterapia; ou então podemos amputar. Ela sem pensar duas vezes opta por amputar. No começo vc acha bizarro aquilo, mas pensando melhor vc entende o pq, se ela opta por manter o braço, teria de pagar uma pequena fortuna para isso, algo que não teria condições. Dito isso, o pouco que conheço do SUS acho ele um sistema fraco, mas ao mesmo tempo, me parece ser melhor que o sistema americano. No fim das contas, acho os dois sistemas de saúde destes dois países ruins, e não creio que a solução seja se espelhar no sistema americano.
Sobre a aposentadoria mais cedo das mulheres, não teria uma opinião bem formada sobre o assunto. Entendo que a mulher de uma forma geral tem uma característica física mais frágil. Mas por outro lado, a maioria dos trabalhos que exigem muito do físico, como construção, são dominados por homens, o que por consequência poderia justificar eles aposentarem mais cedo que as mulheres. No fim das contas, acho que seria mais justo a aposentadoria igual para os dois.
Sobre a segurança, creio que a resolução tem sido aplicada de uma forma efetiva. Temos visto os números de homicídios em queda nos últimos anos. E a solução passa por aumento do efetivo policial, penas mais duras, e a luta contra a vitimização do bandido que a esquerda, especialmente o PSOL da vida, adora fazer. Outro fator importante que tem contribuído para a queda na criminalidade, o aumento no porte de armas. Uma população mais armada tem uma ligação direta com queda na criminalidade, isto é um fato. Creio que o viés de continuidade da redução da criminalidade esteja na continuidade e ampliação destas medidas.