Entrevista @cadu

bacana… nossa lista de cinema é mais parecida do que nossa carteira de ações!! :sweat_smile::sweat_smile::sweat_smile:

Acho que dos que tu citaste eu só não colocaria Vinterberg. Adicionaria Danny Boyle, Fincher, Polansky, Costa Gavras, Dario Argento, Luc Besson, Almodovar… aí fechou 15 já…

Mas o top4 ia ser da tua lista… tarantino, lars von trier, kubrick e irmaos coen.

5 curtidas

Todos excelentes mesmo.
Um que ainda não entraria nesta lista por ser iniciante, mas diria que em breve deve entrar, é o Damien Chazelle. Ele tem um filme muito foda, o Whiplash. E outros filmes muito bons, como La La Land e First Man.

La La Land por sinal é um filme que quando saiu no cinema, eu não queria ver. Achei que seria mais um musical água com açúcar. Mas minha esposa me perturbou pra ir com ela ver o filme, e acabei indo. No final, eu saí do cinema achando um excelente filme, e ela não gostou, especialmente por conta do final rs.

Outra história engraçada, na época quando ainda namorávamos, eu não tinha ideia que ela não gostava de filmes violentos. Lógico que partia de um principio que mulheres geralmente não gostam de filmes assim, mas no caso dela é horror mesmo rs. E acabei levando ela pra ver o filme os Infiltrados do Scorsese, que é um filme onde todo mundo praticamente morre assassinado rs. Acho que foi um teste pra ver se ela aguentaria se casar comigo rs.

9 curtidas

Ele trata qualquer um como iniciante, e parte do pressuposto que TODOS permanecerão nesta condição indefinidamente. Muito limitado infelizmente.

2 curtidas

Uma frase de Warren Buffett

“Então eu leio e penso mais, e tomo menos decisões por impulso do que a maioria das pessoas no ramo dos negócios. Faço isso porque eu gosto deste tipo de vida.”

E você Cadu, já passou por alguma situação em que se estivesse realizado uma determinada operação, teria ocasionado em algo trágico e irrecuperável? porem num momento de indecisão você parau para pensar, fazendo-o tomar uma decisão melhor ?

2 curtidas

Cadu,

  1. Na sua opinião uma pessoa não muito ligada ao mercado financeiro a ponto de conseguir estudar balanços e acompanhar o mercado deveria investir diretamente na bolsa? ou só via fundos?

  2. Pergunta mais aberta, qual o mínimo que você consideraria que uma pessoa precisa saber para investir em ações?

2 curtidas

Já consegui escapar de algumas enrascadas…
Acho que uma das habilidades que consegui desenvolver bem foi perceber os primeiros sinais de declínio de LP na rentabilidade da empresa. Alguns exemplos, já consegui sair de ativos antes do resultado piorar de vez, como fiz em Pine, Frio, Idvl, Eter, Elpl, e mais recentemente em Grnd. Lógico que não acerto 100% das vezes (UGPA foi uma prova disso).

Por isso é muito importante acompanhar o fluxo de caixa da empresa. Tem ativos que do pto de vista de AF já estão atrativos há anos, como CIEL, mas é o tipo de negócio que eu já tinha notado que o buraco era mais embaixo. Nestes casos o ideal é ficar de fora, e esperar um sinal de reversão nos números. Mesmo que isso te faça perder a alta inicial, na maioria das vezes te salva de um prejuízo grande.

6 curtidas

Deveria investir diretamente sim. Com base em AF, não vejo necessidade de ter um tempo grande disponível para acompanhamento do mercado. Eu mesmo as vezes passo semanas sem nem abrir o HB. O problema dos fundos é que vc paga taxas, e está dependente de um gestor, que muitas vezes pode errar a mão (como o Bredda na queda do IBOV, com um dos fundos do Alaska).

Difícil dizer. Eu comecei investindo sem ter praticamente noção nenhuma da coisa rs. Só tinha uma ideia muito básica de AT, e as primeiras compras que fiz eram quase que apostando em cavalos rs. Acredito que quem já faz um acompanhamento do forum, e já leu o livro o Investidor Inteligente do Graham, já deve ter uma noção mínima pra investir. Além disso temos tópicos aqui pra debates de carteira, além da CAFI e do indice PenseRico, que podem ajudar a dar um norte ao investidor. Outro fator fundamental é o equilíbrio emocional, este aí é mais complicado, e demora mais para desenvolver.

5 curtidas

Cadu, lá vão alguma curiosidades.

  1. Tem alguma empresa ou setor que você não invista por causa de alguma restrição pessoal, ou separa os investimentos das demais opiniões?

  2. Qual o maior mito sobre investimentos que você vê que as pessoas no fórum ainda acreditam?

  3. Qual empresa não listada que você mais gostaria que abrisse o capital?

  4. Acredita que o investimento em empresas com ESG que começa a tomar forma fora do Brasil é somente uma moda, ou algo que veio para ficar?

  5. Você faz alguma separação de empresas em categorias, como crescimento e valor, ou então cíclicas e não cíclicas?

4 curtidas

Tento separar as coisas. Talvez a única que pese um pouco nisso seja ODPV, mas acredito que de qualquer forma eu não investiria nela por achar cara.

Aqui não vejo isso, mas em outros fóruns é comum ver o famoso preço não importa, que é pura balela. Talvez outro seja viver de day trade. Não que seja um mito, acredito até que deve ter gente assim, mas é uma imensa minoria, e vendem isso como se fosse algo comum.

PenseRico! rs
Falando sério, acho que a SmartFit. O negócio em sim é imbatível, oferecem uma academia com infraestrutura top de linha, por um preço baixo. Quebrou a maioria das outras redes, e só devem sobrevier as bodytechs da vida, que se diferenciaram e mais se assemelham a um clube. Mas lógico que só compraria dependendo do quão cara viesse, e tb não tenho a menor ideia de como está o fluxo de caixa da empresa.

Discurso: Acho importante uma empresa ter este viés de preocupação ambiental e pensar no retorno a sociedade. A empresa pode ter lucro ao mesmo tempo que tem outros cuidados sociais e ambientais.
Realidade: acho uma babaquice rs.

Gosto de separar em categorias de valor e crescimento. Empresas mais voltadas a valor, geralmente pagam um maior DY, e tem um fluxo de caixa mais estável. Seriam as empresas para se ter na defesa da carteira/time. Já empresas mais voltadas a crescimento apresentam uma estrutura financeira mais agressiva, geralmente alavancadas, fluxo de caixa mais volátil, e dependem mais do cenário macro. Seriam as empresas para se ter no ataque da carteira/time. Dependendo do momento ou cenário econômico/político, vc pode colocar o seu time de forma mais ofensiva ou defensiva.

10 curtidas

Cadu

Caso queira compartilhar.

Em anos de bolsa qual a sua estimativa de ganho (%) num compartivo com o CDI e/ou poupança? A ideia não é saber valores $$$, mas apenas entender qual a expectiva (%) real de lucro daqueles que estudam o mercado e aprendem a investir. No mais, fugir dos “loroteiros” que andam assolando a internet (youtubers, gurus da bola de cristal, etc).

4 curtidas

Apenas por curiosidade, @cadu, a Smartfit é listada no segmento Bovespa+ foram criadas mais classes de ações do que alguém possa imaginar e 100% rateado para institucionais. Se ficou 0,1% para PF, é aquele cara que não vende.

2 curtidas

Sim, Em breve devem fazer um IPO pra abrir capital pra valer. Ia fazer total sentido pra estratégia de expansão agressiva que eles realizam.

4 curtidas

Pegando desde o período que comecei a contabilizar, julho 2009, até o final do mês passado: 576,25%

11 curtidas

@cadu o que usa para acompanhar os investimentos? Planilha, software, site? Qual?

3 curtidas

Planilha no Excel que eu montei.

3 curtidas

@cadu,

  • investidores do Brasil que se espelha?
  • se tivesse que investir em apenas um setor agora, qual seria?
  • qual ação vc considera a mais defensiva da bolsa?
  • vc estabelece meta quantitativa em termos de patrimônio e/ou renda? por exemplo, patrimôno de X milhões aos XX anos? renda de XXXXX por mês aos XX anos? se sim, quais suas metas?
  • eu vi que vc prefere os FIIs como renda para aposentadoria? por que prefere renda de dividendos de FIIs ao invés de dividendos de ações?
4 curtidas

Não teria nenhum, talvez o Barsi seja quem mais se aproxime.

Logística sem dúvida.

TAEE11

Não estabeleço. Mas tenho um norte, que é superar o CDI e o IBOV na rentabilidade anual.

É que pensando em aposentadoria, estamos falando de ativos com menos volatilidade, e foco em dividendos. Neste caso os FIIs de uma maneira geral se enquadram melhor. Mas existem ações com este perfil tb, como TAEE, VIVT, SAPR, ITSA,…
Provavelmente se estivesse aposentado hoje, e com um PL elevado, iria ter uma carteira com uns 15 ativos, sendo uns 10 FIIs e umas 5 ações neste perfil acima.

7 curtidas

Uma segunda e última pergunta, aproveitando que fizemos Censo.

Hoje o fórum é composto basicamente por jovens adultos (30 a 39 anos) e metade conseguiu amealhar uma quantia que vai de R$1.000 a R$300.000. No entanto, vimos que uma boa parte precisa arcar com aluguel, trabalha na iniciativa privada, precisa dividir a casa com três, quatro ou cinco pessoas e possui menos de 3h30 semanais para estudos e análises. Deste contingente, 2/3 tem até 3 anos de experiência no mercado e uma fração ainda, de 10%, menos de 1 ano.

As casas de análises parecem vender mais do que nunca.
O Youtube está mais aquecido que o mercado de IPO’s.
Até amigos, super conservadores, hoje em dia vêm me perguntar o que acho deste ou daquele investimento.

As pessoas não tem tempo.
O dinheiro é suado.
A margem de erro é pequena.

Como você orientaria estas pessoas de uma maneira objetiva e eficiente para que possam se tornar tomadoras de decisões ao invés de simples seguidores, levando em conta tantas limitações? Um livro? Um hábito? Uma rotina? Como fazer?

9 curtidas

CADU: O que vc acha do Nassim Taleb. Estou lendo um livro dele e achei bem interessante. Ele utiliza opções para ganhos de assimetria favorável. Comprar opções baratas com chances de explosão. Uma estratégia interessante, se combinada com a do buy and hold, pois além do ganho em eventual alta da volatilidade, vc pode rentabilizar a carteira. Vi que vc mencionou o limite dos ganhos nas altas, mas existem travas que podem minimizar esse risco. Também somos do Rio, mas querendo mudar para um lugar mais calmo. Abração

2 curtidas

Realmente tivemos um boom de serviços voltados a RV para investidores PF. Eu acompanho praticamente nada neste meio, conheço pouco sobre o conteúdo das casas de análises, e muito menos sei algo sobre os youtubers. Acho que para o investidor que tem pouco tempo disponível, e ainda pouca experiência no mercado, o ideal é seguir a análise fundamentalista, que não demanda este acompanhamento de perto do mercado + participação aqui no forum.

Somado a isso, o que o investidor tem de desenvolver uma habilidade de filtrar informações úteis. Hoje somos cercados por todo tipo de informação possível, mas a maioria é de baixa qualidade. Saber diferenciar o que é relevante para os investimentos é crucial, e isso só vem com treino e experiência. Um bom exemplo disso que tivemos recentemente foi o boato que um dos conselheiros de IRB espalhou sobre a empresa do Buffett estar comprando ações da IRB. E isso foi divulgado por uma fonte do Estadão senão me engano, e diversas outras foram replicando, e criou um oba oba na cotação da empresa. Na hora achei aquilo estranho, e escrevi aqui que tinha pinta de boato. O investidor tem de ficar atento e saber filtrar estes tipo de ruído que o mercado gera.

9 curtidas