Entrevista @cadu

Previdência é um problema grave no mundo inteiro, especialmente em países onde a população já esta com uma expectativa de vida bem mais elevada, como na Europa.

Eu parto sempre do princípio de redução do Estado, logo vejo estes deficits como exemplos de onde se cortar gastos. A solução é fácil na teoria, fazer novas reformas, diminuindo os benefícios, e aumentando o tempo de serviço. O problema é fazer isso na prática, ainda mais em classes que detém muita força, o que dificulta a margem de cortes.

Dito isso, agora queria fazer uma observação bem pessoal, quase uma nota de rodapé rs.
Pessoas com um viés mais a direita, tendem uma forma geral a ter uma visão muito negativa de servidores públicos. Já pessoas com viés de esquerda, tendem a ter esta mesma visão negativa mais voltada aos militares. No meu circulo de vida, a maioria das pessoas que conheci, tanto como servidores e militares, eram pessoas com uma capacidade intelectual acima da média, e que nutriam um forte patriotismo ou eram ótimos trabalhadores. Sei que existem péssimos exemplos em ambas as áreas, mas o que notei no meu círculo social foi muito mais positivo. Logicamente que as reformas tem de pesar para todos de forma igual, não é justo só uma classe se sacrificar, enquanto a outra se mantém com maior privilégios. Mas acredito que o peso do corte de cada reforma, deveria estar atrelado ao retorno a sociedade que aquela classe gera. O que na prática é muito difícil de se mensurar.

12 curtidas

Cadu, qual seu plano previdênciario de vida? Eu tenho só um ano de bolsa, então defini como meta um valor, estratégia e idade base, sei que mudará com o passar do tempo, qual a sua e está conseguindo manter a base?

3 curtidas

Tenho uma ideia de chegar por volta dos 65 anos com dividendos/mês na renda variável próximos à minha fonte de renda principal no trabalho.

Não tenho nenhuma previdência privada, e só pago o mínimo na pública pq sou obrigado.

O que ajuda muito nisso são aportes regulares. Depois que tive o segundo filho fiquei um tempo sem fazer aportes regulares, virou algo mais esporádico. A cada filho o custo aumenta de forma exponencial rs. Se tem alguém solteiro aqui que não está conseguindo poupar dinheiro ainda, cuidado. Com o passar do tempo a sua receita pode até aumentar, mas geralmente a cada 1x que aumenta, com um filho seus gastos crescem em 2x.

14 curtidas

Um filho e vasectomia feita! Não só pelo contexto dos gastos, mas porque numa separação, não se iludam, papai em vara de família leva mais na cabeça do que prego. Pior, se a ex-mulher praticar alienação parental. Essa dica deixo a todos e de graça.

7 curtidas

Cadu,

Acho que vc já respondeu em algum canto, mas não lembro. A pergunta não é relevante, tem mais um “Q” de curiosidade. Falando em aposentadoria, se tivesse que investir toda a sua grana, p/ nunca mais mexer, somente em 03 ações. Quais seriam?

5 curtidas

Nunca mais é uma palavra forte, mas digamos que fosse algo em que não me preocuparia muito a LP. Pensaria em ITSA, TAEE e SAPR.

11 curtidas
  1. Qual característica mais admira na Sra. Cadu?

2. Se tivesse que escolher outra profissão hoje, qual seria?

4 curtidas

Sra Cadu é uma excelente mãe. Nós pais geralmente somos mais despreocupados, mas a mãe tem um instinto materno muito sinistro, algo que a faz pensar em diversos perigos pra criança que eu nem sequer tinha imaginado. Tem o problema tb que existe uma linha tênue entre uma mãe protetora e mãe neurótica rs.

Seria gamer rs.
Não consigo pensar em nada que fosse diferente do que faço, pois gosto muito. Mas é provável que eu fosse para alguma área na Economia ou Administração.

9 curtidas

Você joga alguma coisa Cadu ?

2 curtidas

Quanto você acha que é uma taxa de dividendos realista para o longo prazo em uma carteira previdenciária?

2 curtidas

Gosto de RPG, como Fallout 3 e XCOM2, e tb de simuladores de construção, como Cities Skyline.

5 curtidas

Algo em torno de 0.5% liquido mês.

6 curtidas

Cadu

Vc faz uso de stop na sua carteira de ações? Um crash te assusta e/ou enquanto a carteira “derrete” vc só aproveita p/ aportar?

1 curtida

Não faço uso de nenhum stop.
O que faço é quando detecto que o IBOV entrou em viés de baixa, eu já reduzo a posição em ações logo no início.

3 curtidas

@cadu, quando você mudou a abordagem de seleção de ativos baseado no ranking da plataforma? Poderia explicar os motivos?

1 curtida

Na verdade o ranking da plataforma sempre foi este mesmo. Me inspirei na formula mágica do Greenblatt, fazendo alguns ajustes. Ao invés de só classificar usando o P/L e o ROE, adicionei tb o P/VP, pois temos empresas que possuem um ROE inflado por conta de um PL pequeno, e adicionando o P/VP equilibramos isso, além do DY, que com a selic nas alturas fazia muito sentido. A ideia é fazer uma pré filtragem nas ações com base em valor, e muitas vezes nos deparamos com empresas que não estávamos acompanhando.

Este é um pto que posso rever no futuro, especialmente quando os dividendos vierem a ser taxados + selic baixa, acredito que o peso no indicador DY diminua.

5 curtidas

Me referia à seleção de ativos do pense rico express.
Que me lembre antes existia uma aderência boa entre os dois, hoje não mais.

Ah sim, ainda utilizo a plataforma como pré filtragem pra seleção. A questão é que muitas empresas ficaram com indicadores menos atrativos por conta dos últimos resultados, resultado da epidemia. Tanto que olhando o ranking agora, a maior parte é composta por small caps, e que estão com alguma dificuldade financeira. Em épocas que o IBOV cai muito forte, a formula mágica sofre um descolamento. Pois agora vc passar a a ter muitas empresas atrativas. Acredito que o grande mérito dela é no sentido oposto, quando o IBOV já subiu muito, e a seleção de ações com base em valor fica mais difícil.

Com a forte queda no IBOV na epidemia, tinham outras empresas que ficaram mais atrativas para compra, com maior potencial. TAEE e SAPR são empresas que tendem a ter uma menor volatilidade, gosto de ter empresas assim quando o IBOV já está com uma valorização maior, pois tendem a sofrer menos com uma possível realização da bolsa, e mesmo que fiquem andando de lado por um tempo, o DY tende a compensar.

Bons ptos entrada:
TAEE11 24,80
SAPR11 23,65

8 curtidas

Cadu ainda tem a mesma tese para Tupy? Te agrada a Minerva e o setor de proteínas?

2 curtidas