ETFs no Exterior

Bom se tivesse algum etf global de valor. E tbm mais focado em Smallcap. Teria que comprar VT e mais alguma coisa então. Podem mandar os melhores sites pra aprender mais sobre etfs? Agradeço

Da uma lida nesse tópico tudo, pois reúne várias ideias e sugestões de ETFs pra você estudar.
Sobre um site, eu recomendo o etf.com pra você ver mais detalhes de um ETF específico.

Não existe um VT de valor, mas dá pra você juntar o VT com o ETFs de valor dos EUA, países desenvolvidos e emergentes.

Da uma olhada no site Portfolio Visualizer que você pode testar configurações de carteiras. Ver como cada conjunto de ETFs se dá e a rentabilidade passada se tivesse investido (não garante rentabilidade futura, mas pode dar um norte).

3 curtidas

Screenshot_20211208-091734-937
Esse seria o melhor portfólio? Vi algo sobre conseguir simplificar mas não entendi direito.

1 curtida

Além do etf.com, tem alguns livros que gostei muito, mas só tem em inglês

Esse trata um pouco de tudo, como alocações, etc etc…

Esse mais focado em fatores, vai a fundo em todos e porque eles fazem sentido.

1 curtida

Você poderia comprar o VT (que já é um “blend”) e só so marcados como Value.
Não imagino que deva ter um desempenho tão diferente.

Ou mesmo só comprar VT e os de Valor Small Caps.
Teoricamente é onde o fator valor é mais forte.

Dito isso, difícil definir um “melhor portifólio” pra todo mundo.
É bom você ir lendo e definindo os que parecem fazer mais sentido pra você.

2 curtidas

Obrigado. Qual site que posso usar pra comparar carteiras de etf? Desculpe ficar incomodando. :sweat_smile:

Depois de um tempo, voltei a pesquisar sobre a Etoro, e descobri qual o problema de lá. O foco deles é proporcionar um “ambiente virtual” onde você não interage com as bolsas diretamente. Isso permite uma série de flexibilidades e alavancagem, mas obviamente não é muito legal. Eles alegam que toda posição long tem um lastro real, mas na prática você não tem como saber, e as ações/ETFs não são seus de verdade (ou talvez nem existam, ou talvez eles mantenham algum grau de alavancagem para ganho próprio, várias maneiras de se ferrar aqui)

The eToro investment platform is not an exchange or a market. This means that you can BUY or SELL stocks within the eToro investment platform, but it is not possible to move open positions out of your eToro account to another broker or to another person. You can, however, close positions and withdraw your funds should you choose to. If you open a stock position on the eToro investment platform, eToro will hold the stocks on your behalf in a segregated omnibus account.

https://www.etoro.com/customer-service/help/1281273772/what-do-i-purchase-when-i-buy-stocks-on-etoro/

Resolvi fazer um pequeno ajuste na carteira internacional hoje:

  • IBUY: 2,5% (da carteira) > 0%
  • PBD: 2,5% > 0%
  • QQQ: 10% > 15%

O objetivo foi simplificar o portfolio um pouco e tirar coisas que perderam o sentido pra mim.
O movimento reduz o risco da carteira e aumenta o “estrutural das Big Techs”.

IBUY: -38% em 11 meses.

  • Muito pulverizado
  • Algumas empresas que não estavam fazendo muito sentido no escopo (pelo menos na minha visão).

PBD: -25% em 11 meses.

  • Muito pulverizado (maior ativo não tem nem 1% do portfolio)
  • Setor depende muito de estímulos dos governos pra ser sustentável.

Carteira ficou assim:

image

  • Verde: Reserva de oportunidade e/ou “alocação tática” em ETFs de títulos do governo americano.
  • Amarelo: Estrutural US (metade Tech + metade Value). PAVE provisório enquanto achar que o plano de infra do Biden possa trazer algum lucro extra.
  • Cinza: Ações defensivas como Hedge. As 3 são líderes de mercado, boas pagadoras de dividendos e historicamente com boa descorrelação do S&P em momentos de crise.
  • Laranja: “Time de ataque”. Algumas líderes de mercado, um pouco de EM e alguns ETFs temáticos. Ordenados por um misto de risco e preferência. VISA e Mastercard considero “uma coisa só”.

Comecei a carteira em fevereiro do ano passado e me rendeu (sem contar dividendos) até o final de 2021:

  • USD: +2,31%
  • BRL: +4,33%

Um “macro” do mercado americano no período da minha carteira pra ver como fiquei pra trás:

Os fundos temáticos mais “moderninhos”, mesmo representando só 10% da carteira, caíram tanto que comeram boa parte do lucro do restante.
Some a isso o fato de que comecei por essa parte e só depois fui adicionar a parte mais defensiva.

Mercados Emergentes também não ajudaram:

Adendo a título de “dor de corno”: PLD
Ia colocar na carteira, com 5% de peso, e desisti.

Vamos ver o que 2022 me reserva :blush:

9 curtidas

Boa!
Comecei lá fora em setembro e pretendo investir muito mais em 2022.

A minha ideia está sendo ter 80% no exterior com ETFs e deixar 20% aqui com ações e FIIs (e uma renda fixa pra metas de curto e médio prazo).

Vendo cada vez mais sentido em te ruma carreira global, investindo no mundo todo, em moeda forte.
É menos sentido em ter parcela grande aqui no BR.

1 curtida

https://twitter.com/lynaldencontact/status/1482025064459653124?s=21

Por não querer adivinhar a hora de chavear entre um e outro, divido a carteira entre os dois.

1 curtida

Eu só tenho os de mercado e os de valor que são os que estatisticamente performaram melhor no longo prazo.

Agora, o que mais gosto dessa parte da minha carteira é a pouca manutenção que ela exige.

3 curtidas

Dei uma simplificada aqui. Finalizei minha posição no Brasil e vou deixar tudo em VT. Sem stress. Agora é só aportar mensalmente e focar em aumentar a renda.

8 curtidas

Alguém investe em cripto através de etf?

Estou pensando em começar a comprar algo de cripto e andei olhando os etf BITO e BTCR.

Pessoal que comprou etf irlandes de acumulação, foram de iwda ou swrd? o iwda é mais antigao porém o swrd tem menos taxas.

Que eu saiba o mais famoso é o VWRA, da Vanguard

Os seus fundos investem em países desenvolvidos, enquanto o VWRA tem também uma parcela de emergentes

Olhei aqui e não vi nenhuma diferença entre o IWDA e SWRD, ambos seguem o mesmo índice, e dizem ser de acumulação. Eu iria no mais barato, a menos que a liquidez seja muito ruim e você acabe pagando um spread alto

Vou finalmente internacionalizar metade do patrimônio, mas começando por renda fixa esperando mais quedas.

Talvez compre um terço de etfs de Europa e emergentes, pois têm apanhado muito nos últimos meses. Comecei a salivar.

EUA quero mais queda (arriscado apostar contra os EUA nos últimos treze anos, mas vamos lá…) pra iniciar.

Pior das hipóteses tentarei não perder muita grana.

Estou entre passfolio e IB e à procura do spread cambial perfeito.

6 curtidas

@ravenx lembro de vc falando que estava interessado em entrar em ETFs mais exóticos… Chegou a investir em Urânio? Tenho me estudado a tese recentemente e me interessado pelo URNM.

opa…
Não tenho nada de urânio.

Acabei me livrando de quase todos os ativos “exóticos” que tinha.
Fiquei só com o HERO que investe em “games”.

Minha carteira no exterior está assim:
image

Desde que montei, sai de:

  • ARKK
  • PBD
  • IBUY
  • XSOE
  • PAVE

As novidades mais recentes foram:

  • PLD
  • NKE
5 curtidas

Não curti a Passfolio quando abri a conta no início do ano passado.
Migrei pro TD Ameritrade e estou satisfeito.
Faço envios pelo Remessa Online, fácil achar um cupom de desconto de 15% por aí. (canaldoholder por exemplo).

2 curtidas

Legal! Muito obrigado por compartilhar.
Poderia comentar sobre o motivo de ter saído de XSOE?

1 curtida