FESA4 - Ferbasa

Espaço pra cair ainda tem, mas acho difícil ir abaixo dos 17. Essa região, entre 17 e 18 tem se mostrado uma região de alto interesse de compra. Sempre q bate nela, volta.

3 curtidas

Esse preço se firmou após o último resultado! Da outra vez seguiu caindo dos 22 até os 17. Não sei se esse patamar é seguro tendo em vista a porrada que o mercado mandou! Mas é um bom preço para o ativo.

4 curtidas

Olha o gráfico! Caiu muito no primeiro dia (de 22 até os 19 no primeiro dia) e depois seguiu caindo até abaixo dos 17. Lutou muito e nis últimos tempos estava chegando bem nos 20. Caiu para 18… vamos ver se repete o movimento contínuo de queda do resultado passado ou se retoma rápido. Torço para retomar logo, pois gosto do ativo e vejo potencial.

imagem

7 curtidas

Quase 99% das ações ON da Ferbasa pertencem a esta fundação, criada há 44 anos, para a educação de crianças e jovens carentes no interior da Bahia.
Pessoalmente, me dá um estímulo a mais para seguir investindo na empresa.
http://www.fjc.org.br/acoes.php

8 curtidas

Acho que não tem tanto espaço para seguir caindo. Antes do resultado do 4 tri (que será ainda pior do que esse), teremos 2 eventos importantes:

  1. Novo anúncio de dividendos (acho que em dezembro)
  2. Anúncio do novo preço do ferrocromo para 1 tri de 2020 (acredito que voltaremos à uma apreciação do valor de referência)

Para quem está montando posição para LP, ótimo ponto de compra. Com empresas de Commodities, como essa, melhor coisa é comprar no momento do ciclo de baixa, como agora.

7 curtidas

Resultado bem fraco mesmo. A receita liquida segue em queda, mas o pior é que os custos seguem aumentando, especialmente em termos de energia, e da liga de sicílio. Este efeito jogo o lucro bruto lá pra baixo. E não vejo a rentabilidade melhorando no CP. Como já estou muito posicionado no setor, com Tupy, Gerdau e Vale, que por sinal se saíram bem nos resultados, minha tendência seria vender a posição aqui, seja com a cotação batendo em 19, ou para aportar em alguma das outras 3 citadas. Se voltar próxima de 16 penso em novas compras.

Retirando o efeito do ganho não recorrente do resultado, temos:

Empresa FESA4
Cotação atual 18,20
Preço alvo pelo PSBe esta em 39,56 com potencial de crescimento de 117%
Pelo FCD, utilizando uma taxa de crescimento de 2% ano, p/ os próximos 5 anos,
com 8% de taxa de desconto, chego a um valor de 20,72
Na cotação atual, e considerando uma perpetuidade de 0, o mercado esta precificando pelo
FCD um crescimento anual de 8% p/ os próximos 5 anos.

Indicadores Anual Ultimo tri anualizado
P/L 17,31 -7,82
P/VP 0,86
ROE 5,0% -11,1%
DY 7,40%
Margem Operacional 11,4% 30,3%
12 curtidas

Cadu, qual LPA e qual taxa de desconto você considerou para chegar nesse crescimento de 8% para os próximos 5 anos com perpetuidade de 0?

1 curtida

1,05 e 8%

2 curtidas

Pessoal. Quais as commodities que mais impactam no lucro da Ferbasa? Cotação de ferro cromo e silício? Onde podemos encontrar essas cotações?

1 curtida

Energia elétrica (insumo), ferrocromo alto carbono e ferrocromo baixo carbono, demanda mundial, a maior parte dos produtos são feitos na china e exportados para o mundo… A guerra comercial eua x china atrapalha bastante.

5 curtidas

Ferrocromo é o mais importante. Sua cotação é definida trimestralmente (agora em Dezembro devemos ter a cotação do 1 tri de 2020). A empresa é bem integrada e já possui boa parte da energia contratada. Até o dólar é hedgeado (boa parte já até final de 2020).
A questão da energia, pelo que entendo, é a seguinte: ela tem uma parte já contratado de forma bem subsidiada com a Chesf e outra parte também já contratada como Energia Livre. De acordo com as cotações, ela toma a decisão de produzir mais ou menos ferrosilício (se a energia subir muito, vale mais a pena revender essa energia já contratada do que produzir ferrocilício. De resto, trata-se de uma empresa bem verticalizada: possui as minas, biomassa, siderurgia e terá até parte da energia no futuro (comprou uma empresa eólica, mas que no momento já tem a energia vendida - no futuro, deverá usar para consumo próprio). Uma das poucas materias-primas que não possui é o coque, mas que está buscando resolver (via contrato de curto-prazo na Colômbia, provavelmente).

16 curtidas
Resumo

Este texto ficará oculto.

Vendeu fesa4?

1 curtida

Vendi já, a 18,30.

2 curtidas

Muito boa análise. Deve ser afetada pela desaceleração chinesa.

1 curtida

CIA. DE FERRO LIGAS DA BAHIA - FERBASA SOCIEDADE ANÔNIMA ABERTA CNPJ 15.141.799/0001-03 NIRE 29 3 0000439-1 AVISO AOS ACIONISTAS Comunicamos aos Senhores Acionistas que o Conselho de Administração da Ferbasa, conforme deliberação tomada em reunião realizada no dia 26/11/2019, aprovou o creditamento e pagamento de Juros sobre Capital Próprio no valor global de R$ 35.778.751,61 (trinta e cinco milhões, setecentos e setenta e oito mil, setecentos e cinquenta e um reais e sessenta e um centavos). Os juros sobre Capital Próprio serão imputados ao dividendo mínimo obrigatório relativo ao exercício social de 2019 e o crédito individualizado terá como base as posições acionárias existentes no fechamento do pregão da Bolsa de Valores de São Paulo do dia 06/12/2019. 1. Os valores brutos a serem creditados e pagos a título de Juros sobre Capital Próprio serão, respectivamente, de R$ 0,39461987514 para cada ação ordinária e de R$ 0,43408186265 para cada ação preferencial; 2. Os valores a serem creditados a título de Juros sobre Capital Próprio terá a incidência de Imposto de Renda Retido na Fonte - IRRF, à alíquota de 15%, resultando em valor líquido de R$ 0,33542689387 para cada ação ordinária e valor líquido de R$ 0,36896958325 para cada ação preferencial; 3. As ações da Companhia serão negociadas “ex-Juros sobre Capital Próprio” a partir de 09/12/2019; 4. Os acionistas que gozem de isenção ou imunidade, bem como os acionistas isentos de IRRF, por força do art. 5º da Lei nº 11.053/04 e que por ventura ainda não tenham informado tal fato à empresa, deverão apresentar a documentação comprobatória de sua natureza jurídica e fiscal até o dia 13/12/2019, em qualquer das agências do Banco Bradesco descritas no item 6 deste comunicado, para que não haja incidência de retenção de IRRF; 5. O pagamento dos Juros sobre Capital Próprio se dará sem correção monetária e será efetuado a partir do dia 20/12/2019

9 curtidas

Excelente!!! Mais $$$ pingando

6 curtidas

Foi muito bom ter aproveitado a promoção nos 18,20. Já estou com minha meta comprada para LP. Ainda devemos ter queda após resultado do 4 tri, a não ser que em Dezembro já seja anunciado um belo reajuste do ferrocromo (acho que virá entre 5% e 10% (puro chute).

2 curtidas

O tal choque da energia barata do Guedes está no radar também.

2 curtidas

Na Apresentação de Resultados 3T19 - Teleconferência de Resultados 3T19/9M19, tem informações sobre a expectativa dos preços do FeCr e FeSi, os quais, poderão subir 20% ou 25% até Maio/20.

8 curtidas

Alguém aqui está em algum grupo de whatsapp só de ferbasa?